O que fazer em 1 dia em Porto Belo (SC)

Com a chegada dos cruzeiros que ficam apenas algumas horas na região, o Viajar é Vida apresenta as dicas sobre o que fazer em 1 dia em Porto Belo (SC). Localizado na Costa Verde & Mar, muito próximo a cidades como Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas e Itajaí, Porto Belo tem um charme todo encantador, que remete a sua história. A cidade preserva sua característica de cidade pequena, litorânea, que mantém seus hábitos ao longo dos anos. São apenas 21 mil habitantes, e paisagens de deixar qualquer um boquiaberto! Se preparando para viajar? Então, cola aqui neste trecho de Santa Catarina.

“O que fazer em 1 dia em Porto Belo (SC)”

Ilha de Porto Belo mescla turismo, sustentabilidade e diversão

Na baía de Porto Belo, a ilha de mesmo nome chama a atenção por suas belezas naturais. E também pela infraestrutura turística e de serviços para atender os visitantes com qualidade. O lugar pode receber no máximo 1.879 por dia, conforme estudo de profissionais especializadas em turismo sustentável. Ela é tão antiga quanto a fundação da cidade e ainda mantém registros históricos em sua geografia, como hieróglifos em algumas rochas. Aqueles que gostam do mar não podem ficar de fora das várias possibilidades oferecidas na Ilha de Porto Belo. E o mesmo vale para quem ações de sustentabilidade. Quando o sol estiver forte para ficar na praia, visite o Ecomuseu Univali, espaço resgata e valoriza os costumes, hábitos e história das comunidades litorâneas de Santa Catarina.

Passeios de escuna e mergulhos são possíveis em “O que fazer em 1 dia em Porto Belo (SC)”

As escunas são passeios interessantes pela baía. E se estiverem personificadas como barcos piratas, o clima é ainda mais divertido. Com duelos, mergulhos, sustos e muita brincadeira, os piratas comandam o percurso com muito bom humor. Além desta atração, que tal exercitar os braços e testar o equilíbrio? O passeio de caiaque é a alternativa ideal para os viajantes mais empolgados. Se curte velocidade e adrenalina, o banana boat é a pedida. Nesta linha do vento no rosto e alta velocidade na água, o esqui-aquático é a modalidade que integra o cronograma de atividades. Tá calor demais e o desejo é estar dentro d´água? As trilhas subaquáticas são garantia de roteiro exclusivo. Ele é oferecido para as diferentes idades, com ou sem experiência em mergulho. Se optar por ficar mais tempo nestas atividades marinhas, talvez seja a única da programação da lista “O que fazer em 1 dia em Porto Belo (SC)”.

Praias de Porto Belo têm características diferentes, ideais para um tour

A Praia Central tem águas calmas e é ideal para famílias com crianças. Por ser abrigada, já que a Ilha de Porto Belo faz barreira para o mar aberto, tem poucas ondas. É por aqui que os passageiros nos cruzeiros desembarcam. Do transatlântico até o píer eles chegam em barcos menores, que conseguem levar os viajantes até a beira da orla. Mais ao Norte está a Praia de Perequê. Seus 2,5km e a diversidade no comércio atraem muitos banhistas. A Praia do Araçá é a legítima colônia de pescadores. As águas são tranquilas e cristalinas. Já na Praia do Caixa D’Aço, principalmente nos finais de semana, a disputa por um lugar ao sol é grande. Em volta dos bares flutuantes, uma grande frota de lanchas e embarcações atracam para curtir a vida em Porto Belo. No Baixio, a praia tem como característica os vários trapiches, pela atividade pesqueira da região e no Estaleiro, a natureza é quase intocada e o acesso é apenas por trilha ou pelo mar.

Foto: Andrey Saeky

Passeio histórico recorda a história de mais de 300 anos

De origem açoriana, com registros iniciais de 1703, Porto Belo logo foi reconhecida como um porto natural e cuja baia abrigada servia de refúgio. O centro histórico do município é composto essencialmente pela Praça da Bandeira, Píer Turístico, Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos e alguns casarios. A Casa Senhor Alferes, por exemplo, foi a primeira de alvenaria construída na cidade. Data de 1799 e pertenceu ao Senhor Alferes José Vieira Rebelo.

Também entre as atrações históricas está o museu, mantido pela Fundação Municipal de Turismo. Com acervo que resgata, valoriza e preserva o patrimônio histórico-cultural do município está aberto gratuitamente ao público. Funciona de terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min. É possível a visita de 15 pessoas simultaneamente.

Próximo do museu está a Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos. Erguida em 1814, foi tombada e é protegida por Lei Estadual desde 1998. Apesar das reformas ao longo dos anos, o altar dos fundos mantém a parede original feita com gordura de baleia, técnica comum entre os colonizadores.

Artesanato + Alambique como atividades culturais aos viajantes de Porto Belo

O “Bazar de Quintal” é um dos lugares para conhecer de perto o artesanato local em Porto Belo. Por aqui é possível entender um pouco da arte cerâmica e contação de história, para citar algumas. Outra grande pedida é conhecer a Arte Cerâmica. O trabalho permanente do artesão está na parede do píer do município, bem como em outros locais da região. Conhecer a cultura de Porto Belo é também “mergulhar” na produção de cachaça, hábito comum dos colonizadores açorianos. O Alambique Pedro Alemão há 48 anos mantém seu caráter artesanal. Além da pinga, possui uma linha de licores, mel e melado. Funciona o ano inteiro, de segunda a sábado das 8h às 18h. A entrada é gratuita. Fica na Rua José Noeli da Cruz, nº 3965, Bairro Alto Perequê. Difícil escolher? A gente dá a dica de “O que fazer em 1 dia em Porto Belo (SC)”, mas se puder, aproveite muito mais por aqui.

Foto: Camila Pazda

A história de Porto Belo com os cruzeiros marítimos

A cidade localizada no litoral de Santa Catarina é reconhecida como capital dos transatlânticos. Isso porque recebe mais cruzeiros de passageiros (e há mais tempo) do que cidades portuárias próximas como Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul.

Desde os anos 1997 a cidade passou a receber de maneira paliativa os navios que chegavam ao porto de Itajaí. Sem condições de atracação devido às marés, os visitantes acabaram desembarcando na cidade próxima, que também integra a chamada Costa Verde & Mar.

Fez tanto sucesso, que as operadoras dos cruzeiros entenderam que poderia ser um bom negócio manter Porto Belo na agenda. E assim foi! A administração pública também percebeu a possiblidade e construiu o píer municipal. Diferentemente de Itajaí, o navio de grande porte atraca atrás da Ilha de Porto Belo e, de lá, os viajantes são transportados em embarcações de menores até o píer, na beira da praia.

Aprendeu o que fazer com este post sobre O que fazer em 1 dia em Porto Belo (SC)? Se já esteve por aqui, qual atração gostou mais? Conte para nós do Viajar é Vida!


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*