O que fazer em Monte Verde MG

Com praticamente 1.600 metros de altitude e muito próxima a Campos do Jordão, a cidade mineira é um refúgio principalmente de quem ama natureza e o frio. Mas o que fazer em Monte Verde MG? O Viajar é Vida mostra algumas sugestões e traz dicas de como curtir a região.

Neste primeiro momento, vale destacar que apesar de próximas, Monte Verde é muito menor do que Campos do Jordão. Distrito da cidade de Camanducaia, Monte Verde tem menos de 4.200 habitantes. Tão pequena assim, claro que tem uma infraestrutura também de acordo. A região vale principalmente para passeios românticos e de aventura. Se você curte aconchego, boa gastronomia e quase nada de badalação, opte por conhecer o distrito de Minas Gerais. Monte Verde integra a Serra da Mantiqueira e fica distante cerca de 490 quilômetros de Belo Horizonte, mas apenas 170 quilômetros de São Paulo.

Pórtico de entrada do distrito
Foto: Wikipedia

Trilhas junto à natureza entre o que fazer em Monte Verde MG

Os recantos naturais combinam com atividades ao ar livre. Que tal então fazer trilhas pela região? A mais famosa é a que leva ao topo da Pedra Redonda. Esta é uma das trilhas mais populares de Monte Verde. Ela é de nível moderado, já que somente no último trecho fica mais íngreme. Além dela, tem a Pedra Partida que fica um pouco mais distante do que a trilha anterior. Dela é possível ver a Pedra do Baú, que está localizada em São Bento do Sapucaí.

Outra boa trilha possível de fazer sem dificuldade é a que leva ao Platô do Monte Verde. Ela fica em sentido contrário à trilha da Pedra Partida. Já o Pico do Selado mantém uma trilha de longa distância que é restrita aos escaladores. Ou seja, nível apenas para profissionais.

Na Serra da Mantiqueira, visitar cumes é uma das atividades em Monte Verde MG
Foto: Rafael Viana Croffi/Flickr

Conhecer um pouco da fauna e flora

Ao visitar Monte Verde, você estará em contato com a natureza. Se quiser aproveitar ao máximo, uma boa dica é visitar o Orquidário MV. São cerca de 1.500 espécies distintas de orquídeas, além de 150 espécies de carnívoras. A coleção tem ainda vários tipos de bromélias, cactos, suculentas e plantas exóticas. Além de aberta para visitação, o espaço também vende flores e mudas.

Revele suas fotos de viagem!

Que tal preservar os registros das suas viagens sem sair de casa? O FotoRegistro é uma loja online que possibilita a preservação de suas memórias de maneira criativa e inovadora. Acesse o link aqui e programe a impressão das suas fotos.  Partiu revelar!

Passear de jipes em contato com a natureza

Com muita estrada de terra em direção aos pontos mais elevados, uma das boas atividades é fazer passeios de carros com tração nas 4 rodas. Há vários veículos desses disponíveis com guias na região. Um dos mais procurados é o city-tour, que leva aos principais pontos turísticos da vila e inclui a visita ao topo da Pedra Redonda. Há também passeios de jipe para outros destinos próximos, como a Cachoeira dos Pretos, São Francisco Xavier, Gonçalves e Campos do Jordão. O bacana é que não tem tempo ruim. Mesmo com chuva é possível realizar os passeios. O único detalhe é que ele ganhará mais emoção!

O que fazer em Monte Verde MG? Ver a região de outro ângulo

A tirolesa de Monte Verde está entre as mais bacanas de todo o país
Foto: divulgação

Nesta mesma vibe de adrenalina, a lista sobre o que fazer em Montes Verdes MG traz ainda visitar a tirolesa do distrito. Você poderá atravessar quase 1 quilômetro de extensão a 70 metros de altura. O cabo de aço com as roldanas que carregam os visitantes ficam acima de uma plantação de eucaliptos. A Mega Tirolesa está entre as melhores do Brasil e fica na Fazenda Radical. O circuito possui duas descidas (uma com 450 metros e a outra com 475), em um percurso total de 925 metros. A travessia proporciona uma incrível vista de 360 graus da região.

Outra sugestão para ver a cidade de cima é visitar o Mirante na Rua do Aeroporto. Ele fica a 1.560 m de altitude e oferece vista panorâmica para a cidade com as montanhas no entorno.

A tirolesa de Monte Verde está entre as mais incríveis do Brasil
Foto: divulgação

Comer e beber bem estão entre o que fazer em Monte Verde MG

A gastronomia e a harmonização com bebidas locais são outro atrativo de Monte Verde. A cidade mantém cervejarias locais que produzem bebidas artesanais, assim como alambiques que garantem cachaças e licores locais. A Fritz Cervejaria, por exemplo, tem um tour cervejeiro que mostra como funciona a fabricação da bebida. O mestre cervejeiro mostra o processo das 6 receitas da empresa e você acaba tendo uma verdadeira aula.

E já que estamos no quesito comida e bebida, vale conhecer as Geleias Edelweiss. Entre as iguarias estão geleia de café, geleia de cachaça e até as mais tradicionais. Quem fabrica é o Dr. Edmundo Garcia Agudo, espanhol naturalizado brasileiro, com PhD em Química Nuclear, que foi Superintendente da CETESB em São Paulo, trabalhou 10 anos na ONU (na Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena, Áustria) e foi professor da Mackenzie e da USP em São Paulo.

Foi em Viena que ele se encantou com a qualidade das geleias austríacas e acabou descobrindo os segredos de preparação para transformar a geleia em algo realmente excepcional, sem excesso de açúcar, mantendo todo o sabor, cor e textura das frutas. Quando se aposentou foi viver no sítio na zona rural mineira e a história, agora, você já sabe. Não dá para perder.

A história das Geleias Edellweiss deixam o doce ainda mais saboroso
Foto: divulgação

Leia também

Quando ir para Monte Verde MG?

O inverno tem o maior charme: frio, paisagens de altitude, boa gastronomia, ótimas pousadas… excelente para passar bons momentos em meio à natureza. Mas vale conhecer Monte Verde durante o ano inteiro, sabendo que até no verão as temperaturas são mais amenas. E que de dezembro a março é muito comum as fortes chuvas.

No verão a média de temperatura gira em torno dos 19,5 graus. No inverno pode chegar a 5 graus com clima úmido, nevoeiros e dias curtos. Por isso, em qualquer época do ano, carregue sempre um casaco, que deve ser bem pesado principalmente em julho. Outra dica é manter uma roupa impermeável.

Vale destacar que não há transporte público em Monte Verde. Para fazer os passeios você precisa estar de carro ou contratar as agências de turismo da cidade. Para ir aos restaurantes você precisa de carro ou táxi que são mais difíceis de encontrar. E não há Uber ou qualquer outra aplicativo de transporte.

O que fazer em Monte Verde MG
Foto: Wikipedia

Quer circular de carro por Monte Verde?

A dica é alugar um carro da Localiza. A empresa especializada em aluguel de carros no Brasil e na América Latina tem 41 anos de experiência em mobilidade. São 540 agências nas principais cidades e aeroportos do Brasil, além da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A frota da Localiza conta com mais de 125 mil carros disponíveis, você escolhe o tipo de veículo que melhor se encaixa à sua necessidade. Clique aqui para alugar o seu carro.

Ver o sol nascer está entre o que fazer em Monte Verde MG
Foto: Wikipedia

Gostou deste conteúdo sobre Monte Verde em Minas Gerais? Você já visitou a região? Conte aos leitores do Viajar é Vida o que achou de lá.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*