O que fazer em Itacaré na Bahia

Sim, este é um destino de praia. Mas, o que mais a gente quer da vida? Sol, sombra, água fresca, boa gastronomia e dias de férias. Por isso o Viajar é Vida mostra hoje o que fazer em Itacaré na Bahia. Cidade do litoral baiano, com uma singularidade em sua paisagem, possui uma orla bem diferenciada e com muitas alternativas para viajantes das mais variadas idades e gostos.

Com menos de 30 mil habitantes e localizada no litoral central do Estado (250 quilômetros de Salvador e 70 quilômetros de Ilhéus), a cidade tem uma formação geológica única no Nordeste brasileiro, com uma faixa costeira dotada de solo fértil e falésias rochosas, e por isso a Mata Atlântica avança até o mar.

Historicamente, a cultura agrícola predominante em Itacaré foi o cacau em sistema de cabruca que é ecológico e necessita da sombra da Mata Atlântica para ser plantado. Com isso, criou-se a cultura da preservação. E desde 1993 existe a Área de Proteção Ambiental que traz regramento para as construções e crescimento da cidade. Essa área de preservação estimulou o desenvolvimento de Itacaré como destino de ecoturismo e não de turismo de massa. A atividade ecoturística corresponde a 90% da economia local.

O que fazer em Itacaré na Bahia
Foto: Google Maps
Muitas dicas sobre o que fazer em Itacaré na Bahia
Foto: Google Maps

Visitar praias urbanas ou agrestes está na lista sobre o que fazer em Itacaré na Bahia

Existem praias urbanas e outras mais agrestes. Todas lindas e cada uma delas com sua peculiaridade. Você vai conhecer praia com muito agito, outras bem desertas e tem até praia específica com formação ideal para a prática de surfe. Algumas das praias só se chega de barco ou trilha, então, prepare-se para esta aventura.

Nas praias mais próximas das áreas urbanizadas, você verá que a infraestrutura é bem adequada para momentos de lazer e descanso. As mais preservadas são as praias do Resende, da Tiririca, do Costa e da Ribeira. Elas ficam no chamado Caminho das Praias. Nesta região central também fica a Praia da Concha, repleta de pousadas, restaurantes e muita popularidade. Aqui é o point dos visitantes.

Para chegar às praias rurais, o acesso de carro é pela rodovia BA-001. Obviamente que são as praias mais tranquilas e preservadas. Ficam nesta área as praias de Itacarezinho, da Engenhoca, Havaizinho e Praia Gamboa. Uma trilha leva a todas estas maravilhas de Itacaré.

Também com acesso por trilha, a Praia de Jeribucaçu é outra que chama muito a atenção dos viajantes. Mas ela é bem preservada, sem infraestrutura e boa parte deserta. Seguindo por ela, chega-se também à Praia do Arruda, esta bem pequena, mas com corais e piscinas naturais.

Visitar praias urbanas ou agrestes está na lista sobre o que fazer em Itacaré na Bahia
Foto: Itacare.com

Leia também

Prainha e pôr-do-sol magnífico

A Prainha merece um espaço à parte. Considerada o cartão postal de Itacaré é também uma das mais lindas do Brasil. A enseada tem uma forma muito simétrica, com dois morros verdejantes ao Norte e ao Sul da praia. A infraestrutura é bem fraca, apenas uma barraca vende água de coco e alguns lanches. Mas ao menos há banheiros e duchas. O acesso é por trilha de 40 minutos. Ideal é fazer com guias, porque há bifurcações nas trilhas que podem confundir os viajantes. Outra possibilidade de chegar à Prainha é se hospedar na luxuosa Praia de São José, com seus hotéis e casas de alto padrão. Entre uma outra é uma pequena caminhada.

Já que estamos falando de peculiaridade, coloque na agenda ver o sol se pôr na Ponta do Xaréu. Este é o programa que é a cara de Itacaré. Com vista para as praias da Concha, Pontal e Coroinha além da barra do Rio de Contas, você vai se encantar.

Prainha e pôr-do-sol magnífico
Foto: Google Maps

Onde se hospedar no guia sobre o que fazer em Itacaré na Bahia

Itacaré vive do turismo e tem uma boa infraestrutura neste sentido. São 34 hotéis ou pousadas, 50 casas para temporada, 15 flats, 1 camping, 1 hostel e 3 hospedagens rurais. Ou seja, uma grande variedade para os mais diferentes portes e bolsos. Um dos bem reconhecidos é o Ecoporan Hotel. Tem ótima localização, próximo à Pituba e as praias. Apartamentos confortáveis, suítes lua de mel e familiares com sala e cozinha. O lugar tem ainda restaurante, spa de relaxamento e salão de eventos. Conta ainda com estacionamento, piscinas, sauna úmida, academia, arvorismo, baby copa e recreadora.

Com 10 apartamentos somente, a Pousada Burundanga tem o seu charme e fica a apenas 200 metros da praia. Os apartamentos de 35 metros quadrados possuem 2 ambientes, varanda, TV, telefone, ar-condicionado, ventilador de teto, frigobar, cafeteira, cofre e cama americana. O espaço tem piscina.

Onde se hospedar no guia sobre o que fazer em Itacaré na Bahia
Foto: Itacare.com

Onde comer

A variedade gastronômica é outro forte atrativo de Itacaré. Tem restaurante, pizzaria, cafés, casa de crepe, hamburgueria, tapiocaria, lanchonetes, comida vegetariana, cozinha internacional, acarajé, bares e até docerias. Ou seja, você será muito bem tratado e comerá como nos melhores lugares do planeta.

Uma boa dica é o Restaurante Manga Rosa com seu estilo de vida saudável e a natureza inspirando a culinária local. O restaurante aproveita que Itacaré tem de melhor como os frutos do mar, vegetais, frutas e hortaliças para compor o cardápio. Destque para o Filé de Peixe com Banana da Terra, Camarão ao mel com Gengibre, Polvo com Vegetais ao Shoyu, Arroz de Camarão com Queijo e Filé Mignon ao Alho Crocante e Mussarela Gratinada.

Onde comer
Foto: Itacare.com

Curtiu estas dicas sobre o que fazer em Itacaré na Bahia? Qual outro local o Viajar é Vida não citou e você recomenda para os nossos leitores? Deixe as dicas nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Um comentário

  1. Pingback: O que fazer em Itacaré na Bahia – Blog do Raimundo Cunha – Jornalismo político com responsabilidade

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*