As escadarias mais instagramáveis do Brasil

Em tempos de redes sociais, ganha ponto o cenário mais bonito. E se durante uma viagem a gente encontrar esses lugares famosos, torna o passeio ainda mais legal. O Viajar é Vida destaca neste post as escadarias mais instagramáveis do Brasil. De diferentes ângulos, seja por causa do seu entorno ou pela diversidade de cores, cada uma tem um potencial diferenciado para fotos e vídeos criativos.

Entre as escadarias mais instagramáveis do Brasil está o cenário colonial de Serro, MG

Com pouco mais de 20 mil habitantes, Serro é uma cidade localizada na região centro-nordeste de Minas Gerais, onde também fica a Serra do Espinhaço. São mais de 300 quilômetros de distância de Belo Horizonte e é um belo local para se conhecer. A cidade faz parte do Caminho dos Diamantes e da Estrada Real, uma herança das minas que atraíram os bandeirantes paulistas e nordestinos no século 18. Por Serro há serras, morros, rios e cachoeiras, cenários ideais para os viajantes que adoram o turismo histórico e ecológico.

A escadaria da Capela de Santa Rita é a nossa primeira escolha na lista das escadarias mais instagramáveis do Brasil. São 57 degraus largos feitos de pedra para chegar ao alto do morro onde está o templo com sua fachada poligonal inusitada, torre central e um grande relógio que pode ser visto por quase todos os moradores. Acredita-se que a construção é de 1745. A escadaria (também chamada de “escadinha” pelos moradores) transforma esta região como um legítimo cenário do Brasil colonial em pleno século 21. A vista lá de cima também vale muitos bons cliques.

Serro, em Minas Gerais, tem uma das escadarias mais instagramáveis do Brasil
Foto: Cidades Mineiras/Facebook

Escadaria Ranulpho Gianordoli reforça a Consciência Negra no Espírito Santo

No Espírito Santo a Escadaria Ranulpho Gianordoli celebra a Consciência Negra, já que dá acesso ao Morro da Fonte Grande, um dos redutos das raízes africanas em Vitória. A escadaria fica na rua Graciano e recentemente o espaço passou por uma renovação na pintura. De um lado foi pintada com as cores da bandeira africana e o outro, com notas musicais sobre um fundo preto e branco, com a intenção de referenciar e homenagear os compositores da região. A revitalização partiu dos moradores que foram apoiados pela iniciativa governamental. Desde 2013 a prefeitura mantém um projeto de renovação de locais públicos com pintura diferenciada, trazendo também um pouco de arte para as ruas.

Entre as escadarias mais instagramáveis do Brasil, a de Vitória foi renovada
Foto: Prefeitura de Vitória/divulgação

Homenagem profissional na Escadaria das Bailarinas em São Paulo

No bairro de Pinheiros, em São Paulo, a Escadaria das Bailarinas também foi agraciada com uma revitalização feita pelo grafiteiro Eduardo Kobra. O nome do espaço tem essa conexão já que ele desenhou 3 bailarinas do balé de Paraisópolis. É uma homenagem a estes profissionais que enfrentam dores físicas, ensaios com horários rigorosos e disciplina com alimentação balanceada. Alguns enfrentam ainda mais desafios, como Yasmin de Sousa Silva, de 15 anos, que foi retratada sorrindo, apesar das adversidades que passa na vida. Outra imagem que chama a atenção é a de uma bailarina que amarra a sapatilha de ponta numa perna artificial, uma prótese que a inspiração real utiliza e, mesmo com ela, mantém seus ensaios e apresentações.

A escadaria de São Paulo homenageia bailarinas
Foto: Wikipedia

De espaço abandonado à escadaria instagramável: conheça a 24 de maio no Rio Grande do Sul

Porto Alegre também tem sua representante na lista das escadarias mais instagramáveis do Brasil. Em pé desde 1942, para fazer a ligação entre o Centro Histórico e a Cidade Baixa, a Escadaria 24 de Maio ficou por muitos anos abandonada pelo poder público. Até que em 2011, inspirada por outra escadaria famosa (a Selarón, no Rio), a artista Clarissa Motta foi atrás de revitalizar o espaço. Colocou 3.300 peças de azulejos coloridos montando desenhos e frases de moradores conhecidos dos arredores. Também aproveitou e distribui pensamentos e poesias de notáveis da área, como Rita Lee, Paulo Leminski, Carlos Drummond de Andrade e outros.

Por anos esquecida, a de Porto Alegre foi renovada com inspiração na Selarón
Foto: Wikipedia

Tem cenário do Acre entre as escadarias mais instagramáveis do Brasil

No interior do Acre, uma ação entre alunos da Escola São José transformou uma escadaria até então esquecida. Eles recriaram um grande teclado de piano e, além da música, homenagearam professores no muro próximo. A escadaria de Cruzeiro do Sul tem 133 degraus e foi construída para facilitar o acesso dos estudantes à escola.

As escadarias mais instagramáveis do Brasil: a do Acre foi transformada em teclado de piano
Foto: Prefeitura de Cruzeiro do Sul/divulgação

Leia também

Escadaria da Bahia saiu na novela global

Se o povo bahiano não nasce, estreia, não seria diferente com seus cenários. Por ter servido de locação para a novela Segundo Sol, da Rede Globo, a escadaria da 3ª travessa Adelmário Pinheiro virou point para quem ama fazer fotos criativas. A escadaria é um dos principais pontos de acesso do bairro.

Escadaria da Bahia foi destaque em novela global
Foto: Print da abertura da novela Segundo Sol/TV Globo

Escadaria do Morro Santa Terezinha ganhou cores e muitos visitantes

Em Fortaleza, no Ceará, os moradores do bairro Vicente Pinzon também ajudaram a levar cores para um local de utilidade pública e que se transformou também em uma das escadarias mais instagramáveis do Brasil. Estamos falando da escadaria do morro Santa Terezinha, que liga a Avenida da Abolição ao Castelo Encantado. Os artistas plásticos do bairro se uniram aos moradores e pintaram os degraus, formando o desenho de escamas coloridas, em referência a prática pesqueira da região.

Em Fortaleza escadaria foi revitalizada
Foto: Prefeitura de Fortaleza/divulgação

Mais tradicional entre as escadarias mais instagramáveis do Brasil é a Selarón no Rio

Talvez a mais fotografada das escadarias é a Selarón, que fica entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, no Rio de Janeiro. A decoração é obra do artista chileno radicado no Brasil Jorge Selarón. O trabalho foi criado e executado em 1990, para dar melhor qualidade à escada que estava se deteriorando em frente à casa dele. No início, os vizinhos zombavam com as combinações diferenciadas de cores, mas logo caiu nas graças do povo. O equipamento fica distante apenas 5 minutos a pé até os Arcos da Lapa. Na escadaria, há duzentos e quinze degraus medindo 125 metros de comprimento, os quais são cobertos por mais de dois mil azulejos recolhidos entre mais de 60 países espalhados pelo mundo. Em maio de 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura da cidade e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro.

As escadarias mais instagramáveis do Brasil
Foto: Wikipedia

O que achou dessas dicas de lugares instagramáveis? Que outros você já visitou e pode compartilhar com os leitores do Viajar é Vida? Deixe o link das suas fotos no Instagram nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*