Dicas de viagem perto de Ribeirão Preto

A cidade que fica distante 325 quilômetros da capital paulista é uma das mais modernas e ricas do estado. Apesar disso, muita gente quer saber de dicas de viagem perto de Ribeirão Preto. E é o que o Viajar é Vida apresenta neste conteúdo. Antes um destaque para a cidade tão moderna e próspera. Ribeirão Preto tem 711 mil habitantes e atrativos como a Praça Alto do São Bento, localizada no ponto mais elevado do município, onde está a escultura de bronze do Sagrado Coração de Jesus.

Outro local muito bacana para conhecer é o Theatro Pedro II, um dos edifícios históricos mais importantes da cidade. Inclusive, ele está entre os melhores teatros do país em se tratando de acústica. Na região totalmente ligada à produção do café, outro cartão postal é o Museu do Café Francisco Schmidt. Existe de 1957 num prédio de arquitetura colonial e possui grande acervo ligado à atividade cafeeira.

Os mesmos fazendeiros do café doaram terras em adoração a São Sebastião ainda no século 19 para erguer o que hoje é a Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto. O prédio foi reconstruído no século 20 com arquitetura neogótica. Sabendo de alguns dos atrativos da cidade, vamos às dicas de viagem perto de Ribeirão Preto.

Dicas de viagem perto de Ribeirão Preto
Foto: Wikipedia

Siga o Viajar é Vida no Instagram

Dicas de viagem perto de Ribeirão Preto: Cajuru e sua Cachoeira da Serra

Distante cerca de 60 quilômetros de Ribeirão Preto está a cidade de Cajuru e a famosa Cachoeira da Serra. Por aqui os viajantes chegam para fazer turismo ecológico, aproveitar o camping e se hospedar próximo da natureza, fazer trilhas e contemplar tudo o que a região oferece. Além da Cachoeira da Serra, há outras duas quedas d’água bem lindas para serem visitadas por aqui também.

Na mesma Cajuru está a Prainha do Zitão, um espaço à beira do rio que mantém estrutura para hospedagem ou ao menos para passar o dia. Tem churrasqueira, parquinho infantil, fogão à lenha e várias outras atividades. O lugar mantém também equipes para monitorar e oferecer práticas de esportes mais radicais como o boia-cross, caiaque e outras.

Cajuru é cidade vizinha de Ribeirão Preto
Foto: Wikipedia

Leia também

Revele suas fotos de viagem!

Que tal preservar os registros das suas viagens sem sair de casa? O FotoRegistro é uma loja online que possibilita a preservação de suas memórias de maneira criativa e inovadora. Acesse o link aqui e programe a impressão das suas fotos.  Partiu revelar!

Visite também a Gruta e a Cachoeira do Itambé em Altinópolis

Em Altinópolis o viajante vai amar a Gruta do Itambé. Com fachada de 28 metros de altura e 350 metros de galeria, é um verdadeiro parque geológico. Entre as belezas formadas pela natureza estão duas cavidades em formato de orelha de onde jorra água. Se você curte uma trilha, vale encarar os 10 minutos para ver de perto a queda d’água de 50 metros. O passeio exige a presença de um guia local para evitar contratempos.

A cidade é conhecida pelas suas atrações turísticas, como as esculturas de Bassano Vaccarini e as inúmeras cachoeiras e grutas. O clima ameno e agradável também é uma de suas características.

Em Altinópolis cinco rios oferecem 35 quedas d’água. São cachoeiras e cascatas para todos os gostos. Oito grutas estão devidamente catalogadas e fazem parte do seu roteiro turístico, incluindo a Gruta do Itambé que o Viajar é Vida destacou acima. Se visitar a cidade, curta ainda o mirante do Morro do Parque Municipal. Com 1.200 metros de altitude, é possível ter uma visão de 360 graus de toda a região.

Altinópolis fica perto e também está nas dicas de viagem perto de Ribeirão Preto
Foto: Wikipedia

Prainha de Rifaina entre as dicas de viagem perto de Ribeirão Preto

Rifaina é o nome do município e o lugar é famoso como “Guarujá” do interior paulista e atrai cerca de 10 mil turistas em alta temporada. Pertinho da natureza, em corredeira de rio, a região possui hospedagens como pousadas, ranchos e campings. Bem no clima interiorano para quem quer apenas descansar ou ainda aproveitar os esportes radicais como o mergulho.

O lago Jaguara tem 33 quilômetros quadrados e ele dá origem à prainha. Foi criado pelo represamento da água do Rio Grande. O clima é parecido mesmo com o clima praiano, com lanchas e jet-skis circulando pelas águas em períodos de alta temporada. Em volta há quiosques e restaurantes para receber os turistas e os moradores da cidade de 4 mil habitantes.

Rifaina é outra cidade que mantém praia na área alagada da represa
Foto: Wikipedia

Sertãozinho tem parque ecológico e estátua de Cristo

Sertãozinho é uma cidade bem próxima de Ribeirão Preto, distante cerca de 20 minutos de carro. E ali fica o Parque Ecológico e de Lazer Gustavo Simioni. A estrutura possui 2 campos de futebol, 4 canindés, 4 quadras, quiosques com e sem churrasqueiras, estaleiros para pesca e piscina adulto e infantil. O parque possui ainda uma praia artificial e pista para corridas. Os viajantes que forem até o local encontrarão ainda estacionamento, playgrounds, chuveirões, pedalinhos, entre outros.

Também em Sertãozinho fica o monumento de Jesus Cristo, uma estátua de 18 metros de altura com sua base colocada a 39 metros do chão. Elevadores ou escadaria levam até o pé do Cristo. Lá de cima se tem uma vista da cidade.

Tem estátua de Cristo em Sertãozinho, nas dicas de viagem perto de Ribeirão Preto
Foto: Wikipedia

Prainha de Miguelópolis na lista de dicas de viagem perto de Ribeirão Preto

A Prainha de Miguelópolis é uma atração formada pelas águas do Rio Grande. Nesta região, aliás, é o trecho com água mais límpida. Para bem receber os viajantes, foram criadas estruturas ideais para banho. O que é ótimo, já que por Miguelópolis a temperatura se mantém na casa dos 30 graus em média durante todo o ano.

A cidade fica perto de Barretos e um dos motivos para receber tantos viajantes é a pesca do tucunaré na parte acima da Usina Hidrelétrica de Volta Grande, na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais. A paisagem local se completa com a imensidão de plantação de algodão o que transforma Miguelópolis num oásis.

Ranchos, campings, hotéis e pousadas que ficam perto da prainha também ajudam a incrementar a atividade pesqueira ao oferecer não apenas as acomodações, mas passeios e pacotes em que o viajante poderá aproveitar barcos com motores elétricos ou a popa, iscas e os demais equipamentos necessários. Não dá para perder.  

Praia e estrutura adequada de balneário em Miguelópolis
Foto: Pierre Duarte

Cachoeira do Baú chama a atenção em Santo Antônio da Alegria

Santo Antônio da Alegria agora é um Município de Interesse Turístico. Ele faz divisa com o estado de Minas Gerais e tem cerca de 7 mil habitantes. Embora por conta de seu potencial turístico acabe recebendo cerca de 100 mil visitantes todos os anos. Quem chega até aqui vem em busca de conhecer as atrações da natureza ou mesmo o folclore local. Entre os atrativos naturais está a Serra da Laginha ou Ilha do Ar, um paredão formado por três morros. A região é lugar ideal para a prática de voo livre, como parapente, paraglider e asa delta.

Outra atração local é a Cachoeira do Baú, considerada a mais bela de Santo Antônio da Alegria. Ela possui 3 quedas d’água e teria sido no passado a primeira Usina de Energia Elétrica da cidade. O nome é uma homenagem ao padroeiro da cidade (Santo Antônio de Pádua) e ao sentimento gerado pelas festas realizadas pelos tropeiros que viajavam de um estado ao outro e paravam para descansar no local (Alegria).

Dicas de viagem perto de Ribeirão Preto: Santo Antônio da Alegria
Foto: Wikipedia

Quer circular de carro por Ribeirão Preto e região?

A dica é alugar um carro da Localiza. A empresa especializada em aluguel de carros no Brasil e na América Latina tem 41 anos de experiência em mobilidade. São 540 agências nas principais cidades e aeroportos do Brasil, além da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A frota da Localiza conta com mais de 125 mil carros disponíveis, você escolhe o tipo de veículo que melhor se encaixa à sua necessidade. Clique aqui para alugar o seu carro.

Gostou destas dicas de viagem perto de Ribeirão Preto? Que outras cidades simpáticas existem por lá que você poderia indicar aos leitores do Viajar é Vida? Deixe as sugestões nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*