Dica de viagem em Portugal: café com gatos

Se você tem gatos ou apenas curte a companhia desses peludos, o turismo está mais do que a seu favor. O Viajar é Vida apresenta agora uma dica de viagem em Portugal: café com gatos, na cidade do Porto. Por aqui, os adeptos desse tipo de turismo com gatos têm uma opção super charmosa: o Porto dos Gatos.

“Dica de viagem em Portugal: café com gatos”

O café do Porto está localizado na região de Bonfim. O espaço tem uma decoração incrível toda alusiva aos felinos que dão temática ao local. Em cada detalhe dos móveis, da decoração e inclusive dos utensílios de cozinha, aparecem em formas, desenhos e inspirações em gatos.  A simpatia da equipe também merece atenção. Os cat’lientes, como são carinhosamente chamados os clientes, não têm do que reclamar.

Foto: Ana Paula Ruschel/álbum de viagem

Café com gatos do Porto, em Portugal, tem área para os felinos

São três ambientes distintos. O primeiro é para quem não quer ter contato com os gatos, ou apenas quiser observar os bichanos por vidros que os separam dos “humanos”. Esse espaço por si só já vale a ida à cafeteria. Música ambiente, poltronas acolhedores e um bom gosto na escolha da decoração rendem boas fotos. Nos fundos dessa área, passando por uma porta de vidro à esquerda, o acesso é para a área em que os gatos são os donos. Humanos são bem-vindos mas não podem levar bebidas e nem alimentos. Ali, além de gatos, almofadas e brinquedinhos para os pets, estão sofás, cadeiras e espaço para levar um bom livro e deixar a energia renovada entre uma miada e outra.

Saindo dessa sala está o espaço ao ar livre. Delicioso mesmo. Nessa área convivem em harmonia gatos e humanos. Nas mesas e cadeiras, os bichanos estão à vontade e à espera de carinho.  Na minha opinião, o melhor espaço para degustar o cardápio da casa. Aliás, falando na comida, tudo por lá é vegana. Tem uma variedade de chás, salgados e bolos para diferentes gostos. Mesmo para os não veganos, como é o meu caso, nada melhor do que abrir o paladar para novas experiências gastronômicas.

Dica de viagem em Portugal: café com gatos tem higiene adequada e causa social

Duas coisas em especial merecem destaque no Porto dos Gatos. A primeira: higiene. As caixinhas de areia ficam escondidas entre a decoração dos ambientes e os gatos têm acesso a elas por pequenas entradas, super discretas, que para os clientes mais distraídos passam despercebidas. Não há cheiro desagradável nem sujeira à vista.

A outra coisa bacana: o Café dos Gatos abraça uma causa social de resgate de gatos abandonados nas ruas do Porto, que são tratados, esterilizados e prontos para a adoção. Ou seja, todos os gatos no Porto dos Gatos podem ser levados para casa, desde que o novo dono assine um termo se comprometendo por uma adoção responsável. O Porto dos Gatos é tão atuante nessa causa animal que constantemente cria campanhas para auxiliar no tratamento de animais abandonados ou enfermos.

Na dica de viagem em Portugal, este é um interessante café com gatos
Foto: Ana Paula Ruschel/álbum de viagem

Garçons sabem das histórias de vida dos felinos

É ou não é uma dica de viagem em Portugal: café com gatos? No dia de nossa visita ao Porto dos Gatos, conhecemos muitos felinos. Todos tinham nome e uma história. O garçom, com a maior paciência, respondia às nossas perguntas. Mas os clientes, que são na maioria frequentadores habituais, complementavam as informações e nos explicavam a origem daqueles bichanos. Foi nesse espaço que conhecemos o Evaristo, um gato grande, preto, aliás, um senhor gato de 12 anos. Evaristo estava recuperado de uma lesão provocada por dois tiros de espingarda de pressão. Carente, carinhoso e tranquilo a única coisa que ele queria era literalmente uma mão amiga. Ele queria tanto um afago que puxava a primeira mão que encontrasse pelo caminho. No mesmo espaço estava um gato branco, lindo, mas muito arisco. Tão arisco que eu até me esqueci o nome pois mantive a maior cautela. Outro aspecto bom do gato, se ele não está no clima de companhia, vai para um canto e fica quieto, com aquela cara de “me deixa em paz”.

Dica de viagem em Portugal: café com gatos
Foto: Ana Paula Ruschel/álbum de viagem

A origem dos cafés de gatos

Pesquisando um pouco sobre esse conceito de café de gatos os relatos apontam para uma primeira versão em Taiwan em 1998 e no Japão em 2004, onde essa febre cresceu e foi se espalhando pelo mundo.  Por lá inclusive há regras rígidas que protegem os peludos. Nada de manter o expediente do café até tarde, os gatos precisam descansar e por isso o café com gatos tem horários bem rígidos.  A paixão dos japoneses pelo gato é fácil de ser compreendida. Com moradias menores e pouco tempo para dedicarem-se a animais, os gatos são os preferidos pela praticidade. E tem ainda uma superstição de que os gatos são animais que trazem sorte.

Gatos são animais de estimação peculiares. Donos de uma personalidade forte independentes, são os bichos de estimação preferidos de quem busca companhia menos “aderente”. Quem tem pets como gatos, afirma que as vantagens são inúmeras, desde a higiene já que gatos usam a caixinha de areia para fazer necessidades, e liberdade pois gatos podem ser deixados por mais tempo em casa ao contrário dos cães.

Dica de viagem em Portugal: café com gatos
Foto: Ana Paula Ruschel/álbum de viagem

E o passeio do Viajar é Vida foi incrível pela cidade do Porto. Você curtiu a dica de viagem em Portugal: café com gatos? Já teve alguma experiência parecida? Conte pra gente nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*