Como fazer a trilha de Soldados Sebold em SC

Um incrível conjunto de formações rochosas situada na Serra Catarinense e que se transformou na principal atração de Alfredo Wagner. O Viajar é Vida mostra como fazer a trilha de Soldados Sebold em SC, local que virou grande atrativo para os amantes da aventura e trilheiros do Brasil e até do Exterior.

As rochas de arenito botucatu estão encravadas nas encostas da serra geral possuindo 90 metros cada. Elas estão posicionadas lado a lado, lembrando 4 soldados enfileirados fazendo a segurança da cordilheira.

Diferentes acidentes geográficos podem ser encontrados na região. Aqui também desaguam diferentes nascentes, como a do Rio Itajaí do Sul que nasce mais ao alto, cerca de 1.791 metros de altitude.

Como fazer a trilha de Soldados Sebold em SC
Foto: Lara Maciel/Site Eco Parque Soldados Sebold

Como fazer a trilha de Soldados Sebold em SC

Há várias trilhas possíveis para conhecer de perto os Soldados Sebold. Tem quem faça o percurso a pé, outros de bike e ainda com carros 4×4. Em todos os casos, é importante estar com um guia especializado. Segundo o Eco Parque Soldados Sebold, a trilha clássica leva do estacionamento que fica no começo da trilha até o topo. A distância é de 12 quilômetros ida e volta, com dificuldade moderada. Pelo mesmo trajeto podem passar mountain bikers experientes.

Este estacionamento é a maneira mais segura de deixar seu carro. Até ele é possível chegar com qualquer veículo. O valor é de R$ 20 por carro/pernoite. A estrutura conta com um banheiro para os usuários.

Nos arredores tem a trilha que leva para a Cascata das Andorinhas, com sua queda d’água de aproximadamente 12 metros de altura em um recorte no cânion formado por cerca de 20 milhões de anos de desgaste pela água. O nome se dá porque ao alvorecer, um bando de andorinhas sai por detrás da água de dentro de uma caverna escondida onde passam a noite. A trilha para chegar até ela é curta, leva em torno de 30 minutos, partindo do refúgio Soldados.

Também há a trilha do Cânion Lajeado. O acesso é curto e rápido, porém tem um certo nível de risco, pois é necessário uso de escada para subir e descer a parede do cânion e caminhar no leito do rio por pedras lisas. Este trecho é bem complicado, por isso a recomendação é que por aqui só se vá com guias especializados.

Como fazer a trilha de Soldados Sebold em SC
Foto: Site de Turismo de Alfredo Wagner

Siga o Viajar é Vida nas redes sociais

O que também fazer em Alfredo Wagner

O município catarinense tem como grande atrativo suas belíssimas cachoeiras, encontradas em diferentes partes do seu território. Conheça algumas delas:

  • Situada na localidade de Barro Branco, a 30 quilômetros do centro, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) EK Três Rios é um paraíso de 13 hectares esculpido pelas mãos da “mãe natureza”. Trilhas, matas virgens, flores silvestres e belíssimas cachoeiras fazem parte deste cenário paradisíaco.
  • Já a Gruta do Poço Certo é interessante porque se chega nela caminhando por uma fenda formada no paredão da rocha. No fim do caminho está uma cachoeira de 42 metros de altura. O local era um antigo cemitério indígena, mas uma pequena gruta foi instalada para que os moradores da região pudessem rezar, já que as capelas ficavam longe. O barulho da cachoeira é muito agradável e é possível ver bugios pelas árvores. A cachoeira é também um local perfeito para fazer descidas de rapel.
  • A Gruta do Riozinho é um imenso salão, com 47 metros de comprimento e com largura de 20 metros em alguns pontos. Usando lanternas para explorar o local, pode-se notar pequenas gotinhas de água se acumulando no teto. Quando refletem a luz, essas gotinhas brilham feito pedras preciosas. Somente com a gruta iluminada é que se tem a real dimensão do local. Há algumas estalagmites e estalactites – embora se note que imensa maioria delas já tenham desaparecido, provavelmente pela ação do homem. A “fauna” do lugar é formada por insetos que são acostumados a viver na escuridão. Além da gruta, ainda existe uma cachoeira no local, com 25 metros de altura e um altar com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. É comum a gruta atrair visitantes na Sexta-Feira Santa.
Foto: Site de Turismo de Alfredo Wagner
O que também fazer em Alfredo Wagner
Fotos: Site de Turismo de Alfredo Wagner

Leia outros artigos parecidos com este sobre “Como fazer a trilha de Soldados Sebold em SC”

Onde fica Alfredo Wagner

Além de saber como fazer a trilha de Soldados Sebold em SC, é preciso saber onde fica a cidade de Alfredo Wagner. Localizado na região do Alto Vale do Itajaí, numa área de transição entre o litoral e o planalto catarinense, está a 105 quilômetros de Florianópolis. É um município predominantemente agrícola e é no ambiente rural que está concentrada a maior parte da população do município, e onde se desenvolve o cultivo da cebola, base da economia local. Antes de ser separado de Bom Retiro e declarado município em 1961, Alfredo Wagner era conhecido por “Barracão”.

Como fazer a trilha de Soldados Sebold em SC
Foto: Lara Maciel

Confira este vídeo feito pelo canal @Gothiagon

Como fazer a trilha de Soldados Sebold em SC: o que estão falando sobre Soltados de Sebold nas redes sociais


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*