As cidades fortificadas mais conhecidas do mundo

Muralhas de pedra como alternativa para afastar os inimigos. E com esse modelo, que acabaram sendo tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Viajar é Vida mostra as cidades fortificadas mais conhecidas do mundo. As fortalezas e fortes (por isso são chamadas de fortificadas) eram estruturas para defender os habitantes da chegada de visitantes inoportunos. Ao longo do tempo, muitas destas cidades deixaram de existir ou seus muros ruíram. Mas o que continuam de pé, dão um charme à cidade mesmo em pleno século 21. E ajudam a atrair turistas dos quatro cantos do planeta. Você consegue prever quais as cidades fortificadas mais conhecidas do mundo?

As cidades fortificadas mais conhecidas do mundo
Foto: Adri Marie/Pixabay

Na Colômbia, Cartagena entre as cidades fortificadas mais conhecidas do mundo

Os espanhóis já acostumados com a construção de grandes fortalezas repetiram o ato na Colômbia. O porto caribenho de Cartagena acabou se tornando um importante posto para a Espanha colonialista. Por isso, muitos outros colonizadores tentaram tomar as terras já conquistas pelos espanhóis. Foi o caso de ingleses e franceses. Foram muitos anos de trabalho e forte investimento para manter a região também longe dos piratas.

Até hoje a cidade amuralhada de Cartagena recebe milhares de viajantes interessados em ver de perto e conhecer a história deste período tão importante para a Colômbia. Ela é a quinta maior cidade do país, e a segunda maior da região, depois de Barranquilha; e sua região metropolitana é a quinta maior concentração urbana da Colômbia. Suas mais significantes atividades econômicas são os complexos marítimos, pesqueiros, petroquímicos e o turístico. A cidade fortificada foi declarada Patrimônio Nacional da Colômbia, em 1959, e Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1984. Em 2007, suas fortificações e planejamento arquitetônico militar foram declarados como a quarta maravilha da Colômbia.

Cartagena está entre as cidades amuralhadas mais conhecidas do planeta
Foto: Herney Gómez/Pixabay

Leia também

2 quilômetros de muro cercam Dubrovnik

Dubrovnik é uma bela cidade da Croácia e reconhecida pela sua cidade antiga. As muralhas daqui datam do século 16, embora os prédios ainda se mantenham bem preservados. Entre os lugares históricos estão a igreja barroca St. Blaise, o Palácio Sponza (já da Renascença) e o gótico Palácio de Rector, que virou museu histórico. A fama de Dubrovnik ganhou força com a série Game of Thrones, com cenas gravadas por aqui.

São cerca de 2 quilômetros de muros em torno da Cidade Velha, que mantém o calçamento de pedras antigas e o clima do passado.  Nos trechos mais altos, os muros chegam a 25 metros de altura e a espessura das paredes gira entre 4 e 6 metros. A estrutura começou a ser erguida no século 8, e o projeto contemplou duas partes (interior e exterior) o que torna a estrutura com paredes duplas e reforçadas. Na estrutura pensada, há cinco bastiões, 3 torres circulares, 12 torres retangulares e uma fortaleza.

Entre as mais bonitas está esta cidade murada da Croácia
Foto: Ivan Ivankovic/Pixabay

Muralhas de Jerusalém têm importância religiosa para 3 diferentes comunidades

Com 4 quilômetros de extensão e média de 12 metros de altura com 8 metros de espessura, Jerusalém é outro exemplo de cidade amuralhada. Consideradas Patrimônio Mundial da Unesco em 1981, a estrutura mantém 34 torres de vigia e 12 portas de entrada. Estas muralhas teriam sido construídas antes do ano 3000 a.C., pelos jebuseus. Difícil precisar a data exata, mas sabe-se pelos registros históricos que por volta de 3000, o rei Davi, de Israel, tomou a cidade de Jerusalém que já era murada. Jerusalém sofreu sucessivas invasões e seus muros foram destruídos quase que por completo pelo menos três vezes. A última reconstrução ocorreu entre 1535 e 1538 d.C., quando Jerusalém fazia parte do Império Otomano, segundo ordem de Solimão I.

A chamada Cidade Antiga ou Cidade Velha de Jerusalém, em Israel, é uma área amuralhada em forma retangular com quase 1 quilômetro quadrado. Por aqui estão vários locais muito importantes para a religião, como o Monte do Templo e Muro das Lamentações para os judeus, a Basílica do Santo Sepulcro para os cristãos e o Domo da Rocha e a Mesquita de al-Aqsa para os muçulmanos.

Jerusalém também entre as cidades fortificadas mais conhecidas do mundo
Foto: Jolyne D/Pixabay

Revele suas fotos de viagem!

Que tal preservar os registros das suas viagens sem sair de casa? O FotoRegistro é uma loja online que possibilita a preservação de suas memórias de maneira criativa e inovadora. Acesse o link aqui e programe a impressão das suas fotos.  Partiu revelar!

Espanha tem duas representantes entre as cidades fortificadas mais conhecidas do mundo

Na Espanha, a cidade de Ávila também é murada e os muros foram erguidos no século 12 para proteção dos habitantes durante conflito entre os reinos de Castilla e León. Quase mil anos depois, as enormes pareces se mantém firmes e fortes, sustentando a cidade, mantendo a história e garantindo o turismo local.

Quem mora aqui acha que vive em plena Idade Média. Ávila foi fundada no século 11 pelo rei Afonso VII. Seus principais destaques são a muralha, o conjunto arquitetônico do estilo românico que remonta ao período da fundação da cidade, a catedral del Salvador e a igreja basílica de São Vicente.

Já Toledo é outra graça e fica distante cerca de 70 quilômetros de Madri. Considerada uma das mais antigas capitais do império espanhol, a cidade tem relação com os tempos romanos! Ao longo do tempo passou pelos visigodos e muçulmanos, até que foi reconquistada em 1085. Cercada pelo Rio Tejo e por muralhas, Toledo é famosa pelas suas espadas e seu estilo medieval.

A Espanha possui duas cidades fortificadas
Foto: Gerhard Bögner/Pixabay/Toledo

Entre as cidades fortificadas mais conhecidas do mundo está Carcassonne na França

Do alto se tem a exata noção de como é a cidade murada de Carcassonne, na França. E morar aqui dentro é respirar história a cada olhada para fora de casa. Até hoje na fortaleza existem cerca de 50 residentes permanentes. E pelo menos 4 milhões de viajantes visitam o local todos os anos. Carcassonne está localizada em uma região povoada desde o Período Neolítico, na planície do Aude. Fica na encruzilhada de dois importantes eixos de circulação usados desde a Pré-História e que ligam o Oceano Atlântico ao Mediterrâneo e o Maciço Central francês aos Pireneus. A cidade histórica foi construída entre 890–910, para defesa contra os ataques dos normandos. Desde 1997 faz parte do Patrimônio Histórico pela Unesco.

Carcassonne é a maior cidade murada da Europa e uma das mais preservadas de todo o mundo. A fortificação da cidade francesa é uma mescla dos mais variados estilos arquitetônicos. A cada batalha vencida, Carcassonne foi ampliando seus muros seguindo o estilo de seus subjugadores. Uma seção guarda características medievais europeias, enquanto outra foi construída segundo o estilo Romano, com tijolos vermelhos.

Na França também tem representante entre as cidades fortificadas
Foto: mike1550/Pixabay

Planeje sua viagem e adquira aqui no Viajar é Vida suas passagens!

Sua próxima viagem começa com a Passagens Promo. Clique no link, faça a busca e encontre as melhores passagens nacionais e internacionais. E com desconto! Você adquire e viaja. O site é altamente confiável e você pode aproveitar a temporada de passagens baratas.

Está programando para viajar? Não se esqueça do seu Seguro Viagem

Viajar em segurança é a melhor maneira de garantir um passeio apenas com ótimas lembranças. Viajar seguro faz toda a diferença. Seja por um extravio de bagagem, um cancelamento de voo ou até mesmo a necessidade de uma assistência médica ou hospitalar. Veja as principais coberturas da Seguro Promo e adquira o seu seguro viagem com descontos para leitores do Viajar é Vida.

Rota da Seda tem duas cidades fortificadas: uma no Uzbequistão e outra na China

No Uzbequistão, mais precisamente na cidade de Itchan Kala, novamente os viajantes dão de cara com uma cidade amuralhada. Nessa parte histórica existem vários monumentos históricos que datam do século 18. Mas o que mais chama atenção é a própria arquitetura moura do local, que se destaca pelas paredes de tijolos secos ao sol (técnica construtiva rudimentar, porém eficiente) e pelos portais localizados em cada um dos 4 lados da fortaleza.

Itchan Kala era o último local de paragem das caravanas que seguiam pela Rota da Seda antes de atravessar o deserto em direção ao Mar Cáspio. São cerca de 200 quilômetros em linha reta e a criação da cidade foi de extrema importância nos séculos 9 e 10.

Na China, Xiam é o limite oriental da Rota da Seda e é conhecida como o lugar do Exército de terracota, construídos durante a dinastia Qin. A cidade tem mais de 3.00 anos de história. Desde a década de 1990, Xiam entrou como desponte durante o crescimento da economia no interior da China. Com tanto tempo de história, Xiam foi capital do país durante 73 imperadores de 13 dinastias diferentes. A atual muralha data do século 14, quando foi reconstruída pela dinastia Ming e é uma das mais largas de todo o mundo.

Os muitos monumentos históricos e as ruínas antigas contribuíram para o turismo que está sendo um importante incentivador da economia local. A cidade tem vários locais históricos importantes e alguns ainda são sítio arqueológicos produtivos. Xiam possui cerca de 800 mausoléus reais e tumbas da dinastia Han, e algumas delas têm centenas de esculturas de soldados de argila.

As cidades fortificadas mais conhecidas do mundo: Xiam na China
Foto: shanghaistoneman/Pixabay/Xiam

Óbidos é a representante de Portugal na lista de quais as cidades fortificadas mais conhecidas do mundo

No litoral de Portugal, situado a Norte de Lisboa (cerca de 90 quilômetros), Óbidos mantém muros na cidade desde o século 8. Eles foram construídos pelos mouros no topo de uma colina para segurança da cidade. Até que que no século 12, o primeiro rei de Portugal chamado Afonse Henriques tomou o local. Com isso, castelo e as muralhas da cidade construídas em calcário e mármore foram remodeladas no século 14. O aspecto medieval bem preservado faz de Óbidos um dos principais destinos turísticos do país. Em 2007 o Castelo de Óbidos foi declarado pelo concurso as Sete Maravilhas de Portugal o segundo dos sete monumentos mais relevantes do patrimônio arquitetônico português.

Em Portugal, Óbidos é a representante
Foto: titosoft/Pixabay

Malta também tem história com muralhas

Com apenas 258 habitantes e uma fama aumentada pela série Game of Thrones, Mdina é uma cidadela murada de Malta. Fica bem no meio da Ilha de Malta e já foi capital do país no século 16, até que o governo foi transferido para Valeta, onde está até hoje. A cidade medieval se mantém firme e composta por palácios, igrejas e construções antigas.

Segundo os historiadores, Mdina começou a ser construída quando os Fenícios ocuparam o território cerca de 1.000 anos a.C. E  cidade foi sendo moldada ao passar dos séculos com a ocupação dos romanos e depois dos árabes. Explore a cidade e sinta-se como há centenas de anos atrás.

Mdina fica em Malta e já foi a capital do país
Foto: kirkandmimi/Pixabay

Vai viajar para o Exterior e quer se manter conectado à internet?

Adquira ainda no Brasil um chip para celular para garantir uma viagem com conexão. Já pensou se precisa chamar um Uber ou mandar mensagem para alguém que ficou de pegar você no aeroporto? Ou depois durante a viagem para postar nas redes sociais? Ou mesmo ter um mapa on-line para fazer os passeios sem errar o trajeto? Tudo isso é possível com a Viaje Conectado. Clique aqui e veja os períodos de entrega para o Brasil ou os locais para retirada pessoalmente.

O que achou das dicas sobre as cidades fortificadas mais conhecidas do mundo? Alguma delas você já visitou? Conte sua experiência nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*