7 perfis do Instagram que são galerias de arte

7 perfis do Instagram que são galerias de arte

Em tempos de isolamento social uma das maiores aliadas para se distrair é a internet. Ficar em casa, embora necessário, pode se tornar enfadonho, mas o Viajar é Vida resolveu dar uma mãozinha. Selecionamos 7 perfis do Instagram que são galerias de arte.

O velho ditado “Quando uma porta se fecha, abre-se uma janela”, nunca foi tão factível. Em tempos de pandemia, em que as portas de tantos lugares se obrigam a fechar a nossa principal janela tem sido a tela dos smartphones e notebooks. As redes sociais estão ainda mais presentes nas nossas vidas, e com elas inúmeras possibilidades. Selecionar 7 perfis do Instagram que são galerias de arte, foi uma deliciosa tarefa para a equipe do Viajar é Vida.

Criatividade na quarentena para admirar galerias de arte

Estar em casa não é sinônimo de fechar os olhos para museus, galerias e espaços que enaltecem a arte. Grandes instituições mundiais tem se reinventado com exposições virtuais, visitas guiadas online e outras alternativas diferentes de levar a arte e a cultura para fora, em vez de ter o visitante lá dentro. Em vez de passaporte e bilhete de entrada, você precisa apenas de sinal de internet. As longas filas e demorados minutos de espera, dão lugar a barra de rolagem e estão a alguns cliques de distância.

As técnicas artísticas mudam a cada perfil. A criatividade e originalidade se espalham em correntes sem fim de colaboração entre os próprios artistas. Eles se unem em uma corrente de indicação um dos trabalhos dos outros. Pintura, escultura, ilustração ou design que cabem na palma da mão. Ficou curioso? Aqui estão os 7 perfis do Instagram que são galerias de arte:

Criatividade é sinônimo de ressignificação para Christoph Niemann

@abstractsunday

O alemão Christoph Niemann é conhecido pela criatividade. O talento dele se reflete em ilustrações inusitadas mas que utilizam elementos simples, como frutas e paisagens. Nas mãos dele o cotidiano se reinventa e de repente duas bananas se transformam em um cavalo, um pincel em bailarina e um fone de ouvidos em um gorila. A ponte de uma movimentada cidade dá lugar a uma rede onde descansa uma jovem enquanto movimenta as mãos delicadamente no rio.

Se quiser conhecer mais o trabalho do ilustrador vá para a Netflix. Ele foi personagem do primeiro episódio da série documental Abstract: The Art of Design (2017). No documentário é possível acompanhar os bastidores do processo criativo do artista no trabalho para a capa da revista The New Yorker.

O cotidiano colorido e enigmático da imigração alemã no Brasil

@telomar_florencio

O artista catarinense Telomar Florêncio além de pintor é também desenhista, ilustrador e publicitário. No Instagram apresenta suas obras carregadas com os cenários do Vale do Itajaí, cenas do cotidiano dos imigrantes alemães, a pesca, a natureza e a arquitetura enxaimel.

O colorido da maioria das telas retratam a felicidade e animação das festividades da região. Em outras obras se sobressaem as sombras e o cenário noturno. O mar e a estrada de ferro são personagens marcantes em muitos quadros. A conta do instagram do artista é uma verdadeira galeria de arte, pois lá ele também faz contatos para comercializar sua obras.

O mistério por trás do gênio do grafite que não expõe em galerias convencionais

@banksy

Um dos ícones da arte de rua da atualidade não poderia ficar de fora da lista de 7 perfis do Instagram que são galerias de arte. Banksy é o pseudônimo de um artista britânico, pintor de grafite, ativista político e diretor de cinema. A maior parte do planeta não faz ideia de quem ele realmente seja. O mistério na identidade não revelada do artista é proporcional ao sucesso de suas obras.

Os trabalhos cheios de críticas sociais e políticas podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades ao redor do mundo. Em seu perfil no Instagram, Banksy tem mais de 7,5 milhões de seguidores. O trabalho de Banksy nasceu da cena alternativa de Bristol, na Inglaterra.

Crítica e intervencionismo, das ruas para o Instagram

@obeygiant

Mais um artista que tem a maior parte das obras expostas a céu aberto em diversas cidades do mundo. Frank Shepard Fairey é um artista de rua contemporâneo norte americano. Designer gráfico, ativista, ilustrador e fundador da OBEY Clothing, movimento que virou marca e que surgiu da cena do skate nos Estados Unidos.

O artista admitiu em uma entrevista que mesmo depois de alcançar a fama e ter suas obras expostas nos mais importantes museus do planeta, ainda dá escapadas noturnas para pintar muros. Com mais de 1,2 milhões de seguidores, a conta do artista no Instagram traz os trabalhos ao redor do mundo, capas de revistas, além de coleções de roupas e objetos inspiradas em seus traços.

O reino animal fala mais alto nas obras de Bordalo II

@b0rdalo_ii

O português Bordalo II transforma lixo em arte. Suas obras gigantes e cheias de cores tem os animais como principal elemento. O reino animal de Bordalo II já o levou a expor o trabalho em vários países. Em sua conta no Instagram o artista divide com o público vídeos que trazem a montagem das instalações.

O material utilizado na criação das obras vem de fontes diferentes. Muitas vezes são encontrados nas ruas, mas para grandes produções o artista busca parcerias que tenham material para descartar. Laterais inteiras de prédios, fachadas de casas, muros de esquina ou um pequeno espaço na parede.

O tamanho das obras mudam, mas acabam sempre por encher a tela de vida e significado. E se você ficou curioso a respeito do nome do artista, não há mistério. Bordallo II é neto do artista plástico Real Bordalo, autor de dezenas de aguarelas e óleos com paisagens de Lisboa.

Sheena Liam descobriu a arte em um passatempo

@times.new.romance

Sheena Liam tem o bordado como arte, mas não só isso. Nascida na Malásia e com ascendência chinesa, a artista também empresta o corpo para obras que não são suas. Sheena é modelo fotográfica e ganhou notoriedade quando venceu a segunda temporada do programa de TV Next Top Model da Ásia.

A jovem começou a bordar para passar o tempo entre sessões fotográficas e viagens de trabalho. Na conta do Instagram a artista exibe obras delicadas bordadas em pequenas peças e finos traços. Com espaços importantes em galerias de arte de Paris, suas peças chamam a atenção pela forte ligação com personagens de silhueta asiática. Figuras com longos cabelos escuros criados com linhas ganham movimento em delicados bastidores para tecido.

Sadhu Aliyur tem a Índia retratada em aquarelas

@sadhualiyur

As paisagens da Índia e o dia a dia da população são as inspirações do trabalho em aquarela de Sadhu Aliyur. O artista de Bengarole registra infinitos tons de natureza e mostra uma iluminação crepuscular em várias de suas obras.

O artista plástico morreu em fevereiro de 2020, aos 57 anos, vítima de doença hepática. A obra dele já está eternizada em sua conta no Instagram que tem pouco mais de 12 mil seguidores. Recentemente uma equipe com 50 pintores de aquarela ao redor do mundo apontou as obras de Sadhu Aliyur como as melhores pinturas contemporâneas dentro desta técnica.

Já conhecia algum destes perfis??  Que outros poderiamos incluir nesta lista de 7 perfis do Instagram que são galerias de arte? Ajude o Viajar é Vida a aumentar essa lista colocando suas sugestões nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*