Blumenau tem bar onde cliente faz a própria cerveja

A cidade da Oktoberbest e capital nacional da bebida, Blumenau tem bar onde o cliente faz a própria cerveja. Recém-inaugurado, o My Beer leva em consideração que a cerveja é sim uma paixão nacional, porém, todo mundo tem uma opinião, uma preferência e uma cerveja preferida.

Por isso, proporcionar a experiência de fazer uma receita própria de cerveja artesanal é um dos diferenciais no local que fica na Alameda Rio Branco, no Centro de Blumenau.

O visitante tem acesso a uma fábrica profissional, matérias-primas excelentes e um mestre cervejeiro que acompanhará todo o processo desde a escolha do tipo de cerveja até o design do rótulo.

Foto: My Beer

“Esta é uma experiência inédita no Brasil, onde a produção cervejeira está ao alcance do público com uma fábrica para chamar de sua e um pub divertido com um cardápio harmonizado surpreendente para a melhor diversão”.

O espaço de 475 metros quadrados traz um conceito inédito no Brasil. Montado em uma casa de dois pavimentos, bem no Centro de Blumenau, o My Beer tem pub, bar, gastronomia e uma mini-fábrica de cerveja. Apenas seguindo 10 passos, os visitantes (mesmo os mais leigos em termos de cerveja) podem produzir a própria bebida.

Em 10 passos é possível fazer mais de 800 tipos de cervejas

O primeiro passo é via tablet, onde o cliente pode escolher um cardápio de 15 tipos de cerveja. Depois, vem a hora de definir o teor alcóolico, amargor e cor final da cerveja. Com essas variações desta etapa, é possível fazer cerca de 800 combinações diferentes. Tudo elaborado pelo sistema desenvolvido pelo próprio estabelecimento.

Saindo desta etapa, o cliente consegue acompanhar o processo de produção, desde a pesagem e moagem do malte até a brassagem. Como o passo seguinte, a fermentação, leva de 30 a 40 dias, a bebida não pode ser consumida na hora. Porém, a ideia é que o autor da bebida escolha o tipo de envase (barril ou garrafas), o rótulo (há vários templates para fazer as combinações) e aí sim ela pode ser consumida tanto no bar da fábrica ou em casa, com o serviço de entrega oferecido pelo My Beer.

Blumenau tem bar onde o cliente faz a própria cerveja

  • My Beer
  • Alameda Rio Branco, 346
  • Centro – Blumenau
  • Abre: 17h30min

Rota da Cerveja atrai visitantes a Blumenau

Além das várias cervejarias artesanais (lembre-se de utilizar Uber, táxi ou transporte público), Blumenau tem várias atrações para os amantes da cerveja. Na região central, por exemplo, está o Museu da Cerveja, situado nas antigas instalações da cervejaria Fieldman, apresenta a história, a ligação da bebida com a cidade, as primeiras fábricas da região e seus equipamentos para a produção e até o começo da Oktoberfest, isso, claro, já mais recentemente (apesar dos 35 anos da festa). O Museu da Cerveja fica na Praça Hercílio Luz, s/nº. O funcionamento é de segunda à sexta, das 9h às 17h e sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

O negócio é tão profissionalizado quando o quesito é cerveja, que a cidade possui também a Escola Superior de Cerveja e Malte. Foi criada em 2014 e atende gente interessada em se formar em produção cervejeira. Há cursos técnicos profissionalizantes e até pós-graduação na área. Tudo para formar especialistas na área que garante emprego e renda em Blumenau e região.

Foto: Prefeitura de Blumenau

Cenário da Oktoberfest funciona o ano inteiro

A Vila Germânica, palco onde é realizada a Oktoberfest, funciona o ano inteiro com lojas que vendem artigos sobre a festa e colonização germânica da cidade, restaurantes, bares, enfim, um roteiro turístico completo para quem chega a Blumenau. Viajar para cá é conhecer de perto a história da cidade, a relação com a cerveja, entender melhor o funcionamento da Oktoberfest e todos os outros festivais sobre a bebida que são realizados ao longo do ano.

Região no entorno de Blumenau se mobiliza em torno da cerveja

As cidades vizinhas a Blumenau, como Pomerode, Gaspar, Indaial e Timbó também entram na onda e atraem turistas com suas respectivas cervejarias artesanais. São várias delas, cada um com um mote diferente, um tipo exclusivo de bar, mas, em comum, todas fazem uma ode à cerveja artesanal. O gosto pela bebida mais refinada, com ingredientes selecionados, seguindo a Lei de Pureza Alemã que autoriza apenas 4 elementos na receita, fazem com que a região do Vale do Itajaí tenha conseguido visibilidade no Brasil e no Exterior. Amantes da bebida, gente interessada em se profissionalizar, pessoas que passam a conhecer e se apaixonam pela produção artesanal a cada dia chegam à região para se conectar.

Foto: Prefeitura de Blumenau

Então, se Blumenau tem bar onde cliente faz a própria cerveja, tem também uma infinidade de outras possiblidades que estimulam o movimento turístico e, consequentemente econômico, deste trecho de Santa Catarina.

Você já viveu esta experiência cervejeira em Blumenau? Que atração é imperdível no seu ponto de vista? Compartilhe com os leitores do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Um comentário

  1. Pingback: As 7 cidades mais alemãs de Santa Catarina Viajar é Vida!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*