Roteiro de 2 dias de ecoturismo em Penha

Se tem uma coisa que chama a atenção em Penha é a natureza. Recortada pelo Atlântico, a cidade mantém paisagens únicas onde é possível realizar atividades de contato com o meio ambiente, criando momentos memoráveis e muito prazerosos. Neste roteiro de 2 dias de ecoturismo em Penha, o Viajar é Vida irá detalhar possibilidades para os viajantes aventureiros, nesta bela cidade da Costa Verde & Mar.

Roteiro de 2 dias de ecoturismo em Penha
Google Maps

A chegada

Quem vem em Penha em busca da natureza e das atividades de ecoturismo, acaba tendo um modo de vida já diferenciado, com o olhar para a saúde e o bem-estar em contato com os cenários que o planeta oferece. Por isso, a sugestão de chegada é de bicicleta, como parte integrante do Circuito de Cicloturismo da Costa Verde & Mar. O roteiro de 214 quilômetros passa pelas 9 cidades da região. É o primeiro roteiro deste tipo no país a ligar paisagens litorâneas com as rurais. Esta é uma prática comum em outros países e o pioneirismo em criar este roteiro, com todo o detalhamento, reconhecimento dos pontos de interesse, meios de hospedagem e alimentação fazem com que a Costa Verde & Mar se destaque no Brasil.

Para começar a o roteiro de 2 dias de ecoturismo em Penha, então, a dica é iniciar pedalando. Nestes casos, geralmente os viajantes trazem seus equipamentos e chegam por via terrestre. A recomendação é se programar para chegar na cidade na tarde de um dia e iniciar o trajeto no dia seguinte, logo cedo.

Ao chegar, realizar o check-in na Pousada Pedra da Ilha que tem recepção 24 horas e possui comodidades como piscina, hidromassagem e vista para o mar, ideais para depois de um dia de pedaladas.  Depois de conhecer as instalações, vale desfazer as malas, curtir a Praia Alegre que fica na frente e esperar para começar o roteiro de dois dias inteiros no próximo dia. Descanse o corpo, porque a adrenalina será grande nas próximas 48 horas.

Ao acordar e tomar seu café da manhã saudável e leve, hora de subir na bike e partir. O circuito pode ser realizado a partir de qualquer município. Os trechos elencados são apenas norteadores e não obrigatórios. O cicloturista tem a liberdade de fazer seu próprio roteiro e, por Penha, vai circular pelas mais belas paisagens. Para aproveitar bem a cidade, aproveite para contemplar. Pedale devagar, observe os moradores, pare para tirar fotos, experimentar a comida local.

Neste primeiro dia do roteiro de 2 dias de ecoturismo em Penha, é possível fazer o trecho 1 do Circuito de Cicloturismo, que possui 32,5 quilômetros de distância, que tem nível 2, tanto para a dificuldade física, quanto para a dificuldade técnica. Este trecho passa por Penha, Balneário Piçarras, Navegantes e Itajaí.

Depois de realizada a viagem, caso o cicloturista queira receber seu certificado, basta enviar para o e-mail turismo@citmar.sc.gov.br  imagens que comprovem a passagem pelos municípios consorciados. Pode ser nos totens, nos parceiros ou nos pontos turísticos da região.

À noite, depois de um banho relaxante, vale experimentar as delícias do cardápio do restaurante do hotel. Entre os pratos para serem apreciados na beira da praia estão o salmão ao molho de maracujá, o risoto de linguiça Blumenau e a pescada ao molho de camarão. Um jantar leve e apetitoso para celebrar seus dias em Penha.

Roteiro de 2 dias de ecoturismo em Penha
Foto: divulgação Pousada Pedra da Ilha

Leia também

Roteiro de 2 dias de ecoturismo em Penha: dia 2

No segundo dia, depois de aproveitar novamente o café da manhã do hotel, faça um trekking pela orla, seguindo em direção ao Canto do Vitinho, passando pela Praia do Bananal. O lugar é de fácil acesso. A trilha é tranquila e gostosa, o mar tranquilo e a areia fina. De lá se tem uma vista de toda a área de Balneário Piçarras e Barra Velha. Na ponta, que é o Canto do Vitinho, há aquários naturais. Por ser um lugar reservado, leve um lanchinho e água. Muita gente vem para cá para pescar e esta é outra possibilidade para passar o tempo.

Seguindo em direção Sul, logo está a Praia do Quilombo, cujo nome tem relação com este ter sido o lugar de fuga de escravos baleeiros que formaram um quilombo no local. Apesar de histórico, o mar é mais revolto, ideal para a prática de surfe. Por isso, a dica é tomar aulas da atividade. Há escolas locais que ensinam, caso você ainda não tenha experiência. Eles ensinam também stand up paddle.

Depois da manhã de diversão junto à natureza neste trecho da cidade, vale ir almoçar no Cauim Praia, um restaurante de comida brasileira fresca que tem a proposta da alta gastronomia com foco no mar. O atendimento para almoço é aos sábados e domingos. Dia de semana, outra sugestão é o Quiosque da Pedrinha, que serve principalmente porções e petiscos.

Já o Kiosque Estrela do Mar Petiscaria apresenta pratos à base de pescados e frutos do mar, além da comida tradicional do dia a dia do brasileiro. O cardápio inclui isca de peixe, camarão à grega, camarão alho e óleo, camarão empanado, filé de tilápia, filé de pescada, filé de linguado, bolinho de peixe e fritas.

Depois de almoço caprichado e, renovadas as energias, hora de seguir para a Praia Vermelha. O local tem uma rampa para pousos e decolagens de parapente e é considerada uma das mais bacanas de Santa Catarina. Também, com esta visão do alto, é impossível ser diferente. Para os voos duplos é importante contratar profissionais especializados, que além de experientes na atividade, também são experientes neste local. São pessoas habilitadas e que conhecem o clima, ventos e tudo mais o que pode interferir num voo perfeito.

Há empresas como a Summit Adventures que trabalha com esportes de aventura e voos de parapente desde 2014. Milhares de pessoas já realizaram o sonho de voar com eles. Os pacotes podem incluir fotos e vídeos para você ter essa sensação de liberdade eternizada. Outra possibilidade é a Voo de Parapente em Penha.

Dá para esperar para ver o pôr-do-sol do alto e só então retornar para a base. Com a noite já alta, a dica é jantar para voltar para o hotel. Será preciso uma boa noite de sono para encerrar sua estada nesta bela cidade catarinense.

Escola de Surfe
Foto: divulgação Quilombo Surf School

Onde ficar

A Pousada Pedra da Ilha  é uma das maiores da cidade. São 77 apartamentos, entre eles 29 suítes com hidromassagem, 19 com vista para o mar, 4 suítes duplex e 4 suítes presidenciais. Além de toda essa acomodação com os serviços necessários para uma ótima estadia, o lugar também possui um restaurante, que fica à beira-mar e é aberto ao público com horário de funcionamento das 7h30min às 10h com os serviços de café da manhã e das 11h às 22h para atendimento à la carte.

Outra sugestão é a Pousada Espíndola, hospedagem 3 estrelas que fica na Praia da Armação, em Penha, a uma distância de 4,5 quilômetros do Centro. O hotel oferece algumas atividades como boliche e canoagem. E aqui também é possível alugar algumas bicicletas. Os quartos são quádruplo, triplo, duplo ou familiar. Para a conveniência dos hóspedes, existem: frigobar, ar-condicionado, secador de cabelo, produtos de higiene pessoal gratuitos, tv de tela plana.

ENDEREÇO E INFORMAÇÕES DOS LOCAIS CITADOS NESTE POST

  • Onde fica a Pousada Pedra da Ilha
  • R. Abraão João Francisco, 46, Praia Alegre, Penha (SC)
  • Informações: (47) 3261-8100 e (47) 99652-3797 (WhatsApp)
  • Reservas: reservas@pedradailha.com.br
  • Onde fica a Pousada Espíndola
  • Rua Pedro Ferreira, 65, Praia de Armação do Itapocorói, Penha (SC)
  • Informações: (47) 3347-0628

Onde comer

  • Cauim Praia
  • Rua João Manoel de Souza, 182 – Centro/Praia do Quilombo, Penha (SC)
  • Quiosque da Pedrinha
  • Rua Curitiba, Centro, Penha (SC)
  • Informações: (47) 99176-0284
  • Kiosque Estrela do Mar
  • Rua Joaquim Sérgio Tavares, 25, Centro, Penha (SC)
  • Informações: (47) 99260-4129
Mapa das Praias
Foto: Pousada Pedra da Ilha

Gostou destas dicas e desta formatação do roteiro de 2 dias de ecoturismo em Penha? Que outros formatos você gostaria de ver aqui no Viajar é Vida? Comente!

O que fazer na cidade
Foto: divulgação Summit Adventure

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*