Que a região da Costa Verde & Mar é uma incentivadora do turismo e faz muito para ser diferente no mercado, o leitor do Viajar é Vida já percebeu. Agora, como será o píer com parque de Balneário Piçarras, novidade anunciada e que deverá ser um novo marco no cenário turístico nacional?
Primeiro que será o primeiro projeto de um parque num píer em todo o litoral brasileiro. A ideia é baseada em diversos locais semelhantes nos Estados Unidos e também na Europa. Chamado de Porto Park, terá um investimento de R$ 100 milhões para ser montado na orla de Balneário Piçarras. Se somar às iniciativas próximas, o Porto Park estará a poucos minutos do Beto Carrero World e distante de cerca de meia hora de todas as belezas e atrativos de Balneário Camboriú.
Segundo o projeto, a estrutura será instalada no final no molhe do Rio Piçarras, que faz limite entre Balneário Piçarras e Penha. O acesso ao local será totalmente reurbanizado e o píer se estenderá para dentro da água, para depois então receber os equipamentos de diversão e lazer.
O projeto está sendo desenvolvido pela Flomar Transportes Marítimos, que unirá o projeto com diversão, entretenimento e também transporte litorâneo entre as cidades e este é um ponto que chama a atenção, já que poderá servir de linha de transporte com locais como Itajaí, Porto Belo, Itapema e a própria Balneário Camboriú. Por via aquática, os visitantes poderão visitar outras cidades da região. O píer também prevê uma marina para atracar barcos, transporte marítimo e até navios de cruzeiro poderão atracar e descer no Porto Park.
Como será o píer com parque de Balneário Piçarras
O píer terá 400 metros de extensão e a proposta prevê restaurantes, atrações de entretenimento e o parque de diversões com cerca de 20 brinquedos como roda gigante, torre, barco viking, balanço gigante, carrinho de choque, cinema 8D, passarela de vidro, carrossel, escorregadores e outras atrações infantis e familiares. Também estão previstas 81 lojas.
A fase atual do projeto é o de avaliação para licenciamento ambiental. A empresa que está planejando o Porto Park deverá detalhar mais o projeto e o andamento das fases tão logo os órgãos que realizam a análise e concedem as licenças derem o aval.
A elaboração do projeto vem sendo feita há dois anos. Segundo o empresário Aldo Antenor Pamplona Maciel, o empreendimento conta com apoio da prefeitura e já recebeu certidão do governo federal para ser implantado junto ao molhe. O aval é necessário por se tratar de área gerida pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
Detalhes sobre este projeto e a repercussão na mídia. O vídeo é da Rede Marazul.
Você já conhece Balneário Piçarras?
Cidade de menos de 23 mil habitantes, mantém o charme de cidade pequena do litoral, com muita hospitalidade e belezas naturais. O nome Balneário Piçarras vem das rochas de argila que se encontram em grande quantidade no subsolo do município. Relatos históricos apontam que na metade do século 18, pescadores portugueses vindos de São Francisco do Sul desceram a costa em busca de baleias, que eram matéria-prima da principal atividade econômica da região naquela época. Alguns desses desbravadores se fixaram no pedaço de terra do litoral catarinense que mais avança pelo mar, ao qual chamaram de Ponta do Itapocorói, região habitada pelos índios Carijó.
A fartura de baleias e as condições marítimas e geográficas ideais foram decisivas para que fundassem ali um povoado. Em 1777 nasce Armação do Itapocorói, núcleo inicial dos municípios de Penha e Piçarras. Até que em 14 de dezembro de 1963, ganha proporção político-administrativa de município. Coube a Francisco Fleith assumir a Prefeitura iniciando assim o município de Piçarras.
Além das belezas naturais, como as belas praias – incluindo a maior praia certificada com a Bandeira Azul de Santa Catarina – a cidade mantém vivas muitas tradições, o que a torna ainda mais atraente para os visitantes, que adoram experimentar ou rever suas crenças e lendas, os eventos culturais, museu, construções históricas e sua arte.
Leia mais
- O que é o pesque pague Tironi em Balneário Piçarras
- As cidades catarinenses classificadas no Mapa do Turismo
- SC prevê novas praias no projeto Bandeira Azul
- Lugares do Brasil pra viajar nas férias
- O que conhecer no litoral de Santa Catarina
Você curtiu este projeto que deve, mais uma vez, contribuir com a economia de Balneário Piçarras e ser mais um atrativo ao turismo catarinense? Que outros locais você acredita que sejam exemplos incentivadores? Conte nos comentários do Viajar é Vida.
Comentários