Qual a diferença entre as cores do passaporte?

Muita gente acaba se perguntando qual a diferença entre as cores do passaporte. Especificamente no Brasil, a regra é a seguinte:

O passaporte verde é para as pessoas que trabalham servindo o governo brasileiro. O amarelo é o passaporte de emergência para estrangeiros. Esse documento é emitido pela Polícia Federal para quem é estrangeiro apátrida (sem país), refugiado, asilado ou é um estrangeiro que não tem representação diplomática no Brasil.

O azul é o passaporte comum e o marrom é para aqueles que são cidadãos de países sem relações diplomáticas com o Brasil. Mas tem outros ainda! Veja abaixo.

Qual a diferença entre as cores do passaporte?
Fotos: Pixabay

Qual a diferença entre as cores do passaporte? No Brasil, a regra é esta:

  • Azul: passaporte comum;
  • Verde: passaporte oficial;
  • Vermelho: diplomático;
  • Marrom: denominado “laissez-passer”, para viagens ao Brasil de cidadãos de países que não possuem relações diplomáticas com o Brasil;
  • Amarelo: para estrangeiros legalmente registrados no Brasil e que necessitem deixar o território nacional e a ele retornar; para estrangeiros refugiados, sem nacionalidade ou asilados no Brasil; e
  • Azul-celeste: passaporte de emergência.

Leia também

E no restante do planeta?

Pelo mundo, vale destacar que as cores não colocam os países em categorias semelhantes. A escolha é aleatória entre as principais cores adotadas que são azul, verde e vermelho na capa com variação apenas das tonalidades.

A Organização de Aviação Civil Internacional, responsável por emitir os padrões de tamanho, formato e tecnologia, afirma que não há nada que determine a cor da capa e a própria instituição não interfere nesta escolha.

Qual a diferença entre as cores do passaporte? Passaporte vermelho

Os passaportes nestes tons são utilizados geralmente pelos países da União Europeia (exceto a Croácia). E as nações que depois se juntaram ao grupo, optaram também por seguir o mesmo tom, alterando sua identidade inicial para que o documento emitido a partir da data da entrada no bloco passasse a ser nesta nova cor a exemplo da Turquia.

Na América do Sul, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, todos da comunidade andina, também possuem os passaportes em tons avermelhados. O mesmo vale para a Suíça, que definiu a cor até para se aproximar de sua bandeira.

Qual a diferença entre as cores do passaporte? Passaporte vermelho

E os de cor azul?

Os documentos azuis são comuns entre os países da Comunidade do Caribe e o Mercado Comum. O mesmo vale para o Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Outra defesa usada e que agradou a vários outros países é que o azul também é a cor do “novo mundo”. O Brasil se encaixa nesta categoria.

Com isso, entram, por exemplo, os Estados Unidos. A adoção da cor azul marinho foi em 1976. Antes eram vermelhos.

E os de cor azul?

Qual a diferença entre as cores do passaporte? O que significa o verde?

Esta cor é utilizada principalmente entre os estados islâmicos por causa da importância do verde em sua religião. As variações também são usadas por membros da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental — incluindo Níger e Gana.

Vale trazer como curiosidade que a cor também já fez parte da história dos Estados Unidos. Por um ano, em 1993, foram emitidos passaportes verdes em homenagem ao 200º aniversário do Serviço Consular norte-americano. Quase uma peça de colecionador.

Qual a diferença entre as cores do passaporte? O que significa o verde?

Você sabia que ainda existem os passaportes pretos?

Aqui está outra interpretação, muito mais prática, para selecionar as cores do passaporte. Cores escuras (mesmo tons profundos de azul e vermelho) mostram menos sujeira e tendem a parecer mais oficiais. Os passaportes pretos, embora mais raros do que os vermelhos ou azuis, cumprem melhor esse papel. Exemplos incluem Angola, Malawi e Nova Zelândia — para esta última, o preto também é considerado uma das cores nacionais do país aponta um conteúdo produzido pelo site Travel & Leisure.

De uma maneira geral, a escolha das cores em nada influencia na admissão ou não de um cidadão em outro país planeta. Para se ter uma ideia, Estados Unidos e Síria possuem passaportes azuis. O primeiro é um dos melhores classificados para entrar em praticamente qualquer outro país. Já o sírio ocupa a última posição. Com o passaporte da Síria é possível ter acesso apenas a 31 países sem visto, devido às relações diplomáticas.

Qual a diferença entre as cores do passaporte?

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*