Quais as melhores atrações para visitar em Cádiz?

A cidade espanhola, que está localizada no Sul do pais na região da Andaluzia, mantém um clima intermediário entre o que representa o Mediterrânico e o Atlântico Europeu. São menos de 200 mil habitantes, mas muita coisa para ser vista. Então, quais são as melhores atrações para visitar em Cádiz?

Antes de revelar cada ponto, vale destacar que Cádiz foi um porto comercial e um ponto industrial de grande importância ao longo dos séculos 18 e 19. E se mantém assim. Graças ao porto, a região possui grandes indústrias e um fértil terreno para diferentes áreas da produção como perfumes, conservas, tabaco e o próprio turismo.

No mapa, Cádiz fica cerca de 1 hora e meia de Sevilha, é banhada pelo Oceano Atlântico e está bem próxima ao estreito de Gibraltar. É também uma das mais antigas cidades da Europa Ocidental, já que foi fundada pelos fenícios em 1.100 a.C.

Foto: Enrique Lopez Garre/Pixabay

Quais as melhores atrações para visitar em Cádiz: Plaza de San Juan de Dios

Esta praça do século 16 é um dos mais antigos locais da região central de Cádiz. Ela foi erguida próxima ao porto, onde tudo acontecia, como o escambo de produtos que vinham da Índia. Por aqui ficam dois prédios com suas arquiteturas que chamam a atenção dos viajantes. Um é a prefeitura e o outro é a Igreja de San Juan de Dios. Nos arredores há muito o que ver e fazer! Que tal um café um ou restaurante de tapas com vinho ou cervejas locais?

Foto: Anja/Pixabay

Teatro mais antigo da Espanha entra na lista dos viajantes

Fica em Cádiz o mais antigo teatro de toda a Espanha. Por isso ele entra na nossa lista sobre quais as melhores atrações para visitar em Cádiz. Segundo historiadores, foi erguido no século 1 a.C. e descoberto por acaso em 1980 durante escavações. Além de mais antigo, é um dos maiores com capacidade para 20 mil pessoas. Embora boa parte tenha sido descoberta, ainda acredita-se em áreas escondidas na terra que não poderão ser reconhecidas porque a proximidade com os prédios modernos não permitiria novas escavações sem que eles fossem afetados. A obra do teatro existente tem entrada livre, assim como o museu. Há grupos que fazem pequenas excursões para apresentar o local, mostrando lugares mais discretos, como túneis próximo às arquibancadas.

A nova e a velha catedral também estão aqui: quais as melhores atrações para visitar em Cádiz

A Nova Catedral de Cádiz pode ser facilmente observada pelas ruas da cidade. A cúpula em cor dourada chama a atenção e o prédio tornou-se um dos mais famosos do Sul do Espanha. A construção nem é tão nova, começou em 1722, mas o nome “Nova Catedral” está ligado ao fato de que após ser inaugurada tomou o lugar da Igreja de Santa Maria, que virou, então, a Velha Catedral (ou Catedral Vieja, como dizem os espanhóis). A obra da Nova Catedral levou praticamente 100 anos e, por isso, acaba misturando diferentes estilos arquitetônicos já que cada responsável por um período acabou fugindo um pouco do projeto e acrescentando um pouco de modernidade ao seu tempo. Não estranhe se identificar estilos como o barroco e o neoclássico.

A igreja tem visitação gratuita (assim como a de Santa Maria, que fica próximo). Na Nova Catedral vale subir a Torre de Poniente e lá de cima ter uma das mais belas vistas de Cádiz, dois grandes exemplos sobre quais as melhores atrações para visitar em Cádiz.

A nova e a velha catedral entre os símbolos históricos para visitar em Cádiz
Foto: Paul Edney/Pixabay

Praia e mais um forte são o charme no centro histórico

La Caleta é uma praia que fica próximo ao centro histórico de Cádiz. Mas é pequena para ser desfrutada no auge do Verão, quando fica praticamente lotada. Mas se o desejo for por aproveitar a infraestrutura turística, vale muito à pena. No local há bares, restaurantes, hotéis, banheiros, chuveiros públicos… a praia é protegida e os dois castelos nas duas pontas formam um paredão que seguram as ondas mais fortes. O primeiro é o de São Sebastião, o outro é o Castelo de Santa Catalina. Após o saque de Cádiz pelas tropas holandesas Anglo, o rei da Espanha decidiu construir a fortaleza para fortalecer um dos pontos mais vulneráveis da cidade. O lugar é aberto à visitação, onde ficam diferentes exposições artísticas, além da própria vista que é incrível.

A região da praia também está na lista de quais as melhores atrações para visitar em Cádiz
Foto: Pablo Valério/Pixabay

Forte de São Sebastião também entra aqui em quais as melhores atrações para visitar em Cádiz.

Um cais liga a cidade ao Castelo e Forte de São Sebastião que fica em uma ilhota em frente da costa. localizado em uma pequena ilha. A construção remonta ao período muçulmano, com obras que começaram em 1706 para servir de defesa à cidade. Foi ali dentro que mais adiante, em 1908, foi construída uma torre-atalaia muçulmana que passou a atuar também como farol. É uma estrutura metálica de 41 metros acima do nível do mar e foi o segundo farol da Espanha a receber luz eléctrica.

Esta região, além de chamar a atenção dos viajantes, também serviu de cenário para o cinema espanhol. A silhueta do forte, em contraste com o mar e o céu, foi, por exemplo, palco para o mais caro filme já feito na Espanha, o Alatriste, em 2005. Hoje, o castelo de São Sebastião é uma boa chance de um passeio diferente próximo ao oceano, tendo uma bela vista de Cádiz.

quais as melhores atrações para visitar em Cádiz: fortes
Foto: Antonio Garcia Prats/Pixabay

Mercadão e Torre Tavira para conhecer os costumes e histórias locais

Viajante que quer conhecer de perto o modo de vida dos locais precisa visitar o mercado público. E em Cádiz, o mercado fica próximo à Plaza de Las Flores, na Plaza Libertad. É um prédio antigo, porém pequeno se comparado aos mercados de outras cidades espanholas. Mas vale para conhecer os produtos frescos da região e, mais do que isso, aproveitar tapas, frios, queijos e sanduíches com o legítimo sabor de Cádiz. Bem próximo ao mercado público a Torre de Tavira apresenta uma outra visão das alturas de Cádiz. Por sua beleza e posição é outro prédio muito visitado na cidade, que tem 126 torres espalhadas. Elas serviam para fazer a vigília do porto e evitar roubos e ataques pela água. Na Torre de Tavira tem uma Câmera Obscura, uma sala equipada com um conjunto de lentes ópticas e espelhos que permite admirar toda a baía de Cádiz.

A visita é realizada em grupos de 15 pessoas, acompanhadas de um guia que oferece uma explicação sobre a cidade a partir dos seus monumentos, cultura e história. Cada sessão dura 15 minutos. A hora de cada grupo é indicada na recepção.

Foto: Wikipedia

Conheça também o Museu de Cádiz

Na região da Plaza Mina fica o Museu de Cádiz. O prédio tem 3 pavimentos onde se dividem exposições de acervo de diferentes épocas. No primeiro, que é o térreo, estão os restos arqueológicos fenícios e romanos; em seguida, no primeiro andar, há obras de artes de artistas espanhóis do século 19 e 20. Por fim, no último pavimento, estão as obras populares da cultura local, como os famosos bonecos de Tia Norica e algumas obras mais contemporâneas.

Curtiu esta lista? Geralmente Cádiz não está na lista de principais roteiros turísticos. Mas o Viajar é Vida mostrou neste conteúdo que vale muito à pena. Já anotou quais as melhores atrações para visitar em Cádiz?A


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*