Para onde viajar no feriado de Corpus Christi

Mais um feriado pela frente e, mesmo em meio à pandemia, dá para buscar alternativas mais tranquilas para evitar as aglomerações. O Viajar é Vida mostra a você para onde viajar no feriado de Corpus Christi. A escolha leva em conta alguns critérios como o contra fluxo da maioria das pessoas, religiosidade e belezas naturais.

A comemoração de Corpus Christi está no calendário da igreja católica desde 1264, quando a data foi oficialmente definida. Ela está relacionada a um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia, que relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O Brasil que durante anos teve maioria católica, adotou a data como feriado e durante anos a comunidade se reúne nas ruas para a confecção dos tapetes coloridos feitos de material alternativo e por onde, depois, passará uma procissão. A festa de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Ela é sempre celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes.

Dito isso e deixando você entendido sobre o que é a data, vamos saber para onde viajar no feriado de Corpus Christi.

Em 2021, o feriado de Corpus Christi será em 3 de junho.
Foto: Wikipedia

Para onde viajar no feriado de Corpus Christi: Rio dos Cedros, SC

Distante 40 quilômetros de Blumenau, Rio dos Cedros é uma cidade colonizada por italianos. Incentivados pelo então colonizador Dr. Blumenau, os imigrantes tiroleses entraram no Vale do Itajaí a partir de 1875 e fundaram várias localidades como Timbó, Nova Trento, Rodeio e Rio dos Cedros.

O nome dado tem relação com a grande quantidade de cedros com mais 50 metros de altura em boa parte da extensão dos dois rios que cortam a cidade. O maior deles possuía 86 metros e foi apelidado de Grande General Cedro. Ele foi derrubado em uma tempestade em 1917 e seu tronco continua exposto no Museu Natural do Cedro até hoje.

A cidade é conhecida pela região dos lagos, que se formou nos anos 1950, quando os rios Bonito, Palmeiras e Cedros foram represados para abastecer duas usinas de energia elétrica da Companhia Elétrica de Santa Catarina (Celesc). O Pinhal, em Alto Cedros, é o mais extenso, com 14 quilômetros e 18 milhões de metros cúbicos de água. O Rio Bonito, em Palmeiras, é menor, com nove quilômetros de extensão, mas tem maior volume de água: 32 milhões de metros cúbicos. Com a inundação, deixaram em seu leito as ilhas e penínsulas verdes, que aos poucos vão sendo descobertas pelos apaixonados da vida no campo.

Hotéis, pousadas e campings à margem dos lagos oferecem estrutura de hospedagem, lazer e esporte para todos os gostos. As famílias de colonos também estão aprendendo a conquistar os visitantes com coisas simples, que lembram infância e tempos felizes.

A cidade possui ainda algumas cachoeiras e faz parte do circuito Vale Europeu, onde os viajantes podem aproveitar o percurso de bicicleta ou caminhando. A estrutura turística, aliás, é bem pensada e estruturada. Há roteiros formatados para quem tem interesse na natureza e emoção, nos sabores italianos, no desafio dos 9 picos, no turismo no espaço rural, na observação de aves, nas obras da fé… são várias possibilidades nesta simpática cidade do Vale do Itajaí em Santa Catarina.  

Para onde viajar no feriado de Corpus Christi: Rio dos Cedros, SC
Foto: Prefeitura de Rio dos Cedros/divulgação

Leia também

Cânions entre SC e RS na lista “para onde viajar no feriado de Corpus Christi”

Entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul uma imensa fenda geológica mostra como a natureza foi generosa com o Brasil. Os cânions de Aparados da Serra marcam o limite entre os dois estados. A parte de cima pertence ao estado gaúcho, é chamado de “Campos de Cima da Serra”, pertence ao estado gaúcho. Já os penhascos, baixadas e leitos de rios abaixo das bordas são catarinenses. Você pode se hospedar em cidades como Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande para ir visitar os principais cânions: Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, Churriado, Faxinalzinho, Josafaz, Índios Coroados, Molha Coco e Amola Faca.

A partir da sua base você poderá sair com guias para diferentes trilhas em contato com a natureza e nos mais variados níveis. Se tiver dificuldade de locomoção, poderá ao menos conhecer alguns trechos onde há acessibilidade e facilidade de visitação.

Nos arredores do Caminho dos Cânions há outros paraísos naturais. Já às margens da BR-101 estão as cidades de Araranguá e Sombrio. Eles são a porta de entrada para o litoral ainda bastante preservado da região Sul de Santa Catarina. Araranguá é a cidade mais populosa, com cerca de 60 mil habitantes, boa infraestrutura hoteleira e de comércio e serviços. Já Sombrio possui a maior lagoa de água doce do estado, a Lagoa do Sombrio, com 54 quilômetros quadrados. Os balneários Arroio do Silva, Gaivota e Passo de Torres completam o roteiro, com dunas, lagoas, furnas e praias de faixa de areia longas.

Atrativos naturais, menos aglomeração de pessoas... esses foram os critérios de escolha dos destinos para o feriado de Corpus Christi
Foto: Caminho dos Cânions/divulgação

Serra Catarinense também no roteiro do feriado de Corpus Christi

A região da Serra Catarinense tem diversos atrativos e muita gente opta por conhecer no auge da temporada de inverno. Mas nos meses próximos ainda não está cheia e vale muito visitar. Entre as cidades mais conhecidas estão Urubici, São Joaquim e Urupema. Na primeira cidade ficam o

Morro da Igreja (o ponto habitado mais alto do Sul do Brasil) e a Pedra Furada, principal atração da cidade. Por Urubici também existem diferentes cachoeiras com quedas d’água que chegam a 60 metros de altura. E uma vida campeira muito interessante, onde o contato com a natureza e a gastronomia entram como complementos.

Numa altitude de 1.352 metros em relação ao nível do mar está São Joaquim. A cidade tem uma boa infraestrutura para bem receber os visitantes. E vários atrativos turísticos como a Igreja Matriz totalmente construída em pedra basalto, praças floridas, cascatas, museu de artes, muita natureza e até a Exponeve, uma feira permanente de artesanato que fica no pavilhão comercial do Parque da Maçã (outro atrativo é a fruta, tão bem adaptada ao clima local).

Para onde viajar no feriado de Corpus Christi? Serra Catarinense antes da temporada de inverno
Foto: Fabiano Panisson/Pixabay

Santa Catarina é repleta de encantos ótimos para serem aproveitados no feriadão

Também em Santa Catarina, na rota religiosa, está Nova Trento que é a terra de Santa Paulina, a primeira santa do Brasil. A madre italiana viveu na pequena cidade durante boa parte da vida e a estrutura montada onde foi sua história real tornou parada obrigatória para quem tem fé.  O Santuário Santa Paulina tem mais de 30 pontos de visitação. São locais de oração, contemplação, meditação, mas também de reflexão sobre a vida e a obra de Santa Paulina. Entre eles está o casebre, uma réplica do original construído em 1988 e que mostra onde a obra religiosa teve sua origem.

Também há duas casas rústicas de madeira com mobiliário e utensílios que Santa Paulina e também os imigrantes italianos usavam em suas casas. O objetivo deste espaço é conservar a memória dos antepassados, seus costumes e sua maneira de viver, incluindo Santa Paulina e as primeiras Irmãs.

Além dos locais religiosos, há ainda um museu da seda, que mostra uma réplica da fábrica de seda que Santa Paulina com suas companheiras construíram, trabalharam e conseguiram empregar muitas famílias e manter a obra que estava apenas iniciando. Talvez o local mais visto é a Praça da Glorificação, que é onde está a cruz da beatificação, a nova Casa das Graças e a Capela da Canonização.  Por mês, cerca de 70 mil pessoas visitam a cidade.

Tem roteiro religioso também nas dicas para onde viajar no feriado de Corpus Christi
Foto: Wikipedia

Tem beleza e história também no Noroeste gaúcho

No Noroeste do Rio Grande do Sul, na região de Santo Ângelo está São Miguel das Missões. Localizado às margens do Rio Piratini, o município recebe visitantes no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, local aonde estão as ruínas jesuítas e que foram declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco em 1983. O sítio arqueológico conta com o Museu das Missões, que abriga estátuas de imagens sacras feitas pelos índios Guarani.

A população é de cerca de 7 mil e 500 habitantes e a economia está baseada na agricultura e na pecuária. Ainda assim, pelo menos 26 municípios vizinhos resolveram se unir pra criar a Rota das Missões. Com isso, o visitante tem mais apelo para conhecer a região, de maneira mais estruturada e com boas condições de recebimento.

Conhecer a Região das Missões é uma verdadeira viagem no tempo e de fácil entendimento sobre as raízes do Sul do Brasil e da América Latina. Andar pelos caminhos que uniam a antiga província jesuítica do Paraguai, hoje distribuídos pelas fronteiras do Mercosul, é sentir a energia presente que emana de cada um desses atrativos.

No Noroeste gaúcho fica São Miguel das Missões
Foto: Wikipedia

Para onde viajar no feriado de Corpus Christi: São José da Coroa Grande

Em outra região brasileira, mais precisamente no Nordeste, a dica é São José da Coroa Grande. Localizado no litoral sul de Pernambuco, está distante 115 quilômetros do Recife, mas tem limite ao Sul com Maragogi, em Alagoas. Calor, céu azul e mar que parece o do Caribe fazem parte dos ingredientes que o viajante encontrará aqui.

Entre as dicas está caminhar pelos cerca de 3 quilômetros de piscinas naturais que ficam muito próximas da praia. Você pode circular a pé na maré bem baixa, ou através de passeios de barco quando o mar estiver alto.

Vale visitar as praias do Gravatá, da Coroa Grande e da Várzea do Una. Todas integrantes da conhecida rota dos corais. Areia branca, coqueiros e aquela sensação de liberdade estão muito presentes por aqui. Vale visitar o centro histórico e conhecer também a Igreja de São Benedito, construída pelos holandeses. Anote também para fazer um passeio pelos manguezais. Diferentes empresas fazem os passeios através do leito do rio em barco ou canoas, partindo do distrito de Várzea do Una.

No Nordeste, a sugestão é São José da Coroa Grande, em Pernambuco.
Foto: Wikipedia

Revele suas fotos de viagem!

Que tal preservar os registros das suas viagens sem sair de casa? O FotoRegistro é uma loja online que possibilita a preservação de suas memórias de maneira criativa e inovadora. Acesse o link aqui e programe a impressão das suas fotos.  Partiu revelar!

Quer circular de carro pelo Brasil?

A dica é alugar um carro da Localiza. A empresa especializada em aluguel de carros no Brasil e na América Latina tem 41 anos de experiência em mobilidade. São 540 agências nas principais cidades e aeroportos do Brasil, além da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A frota da Localiza conta com mais de 125 mil carros disponíveis, você escolhe o tipo de veículo que melhor se encaixa à sua necessidade. Clique aqui para alugar o seu carro.

Gostou destas dicas sobre para onde viajar no feriado de Corpus Christi? Se você tiver outras, compartilhe com os leitores do Viajar é Vida nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*