Os principais atrativos de Penha

Sempre que o assunto é Penha, a primeira coisa que vem à mente é o Beto Carrero World.  Sim, o maior parque temático da América Latina conseguiu elevar a imagem da cidade no restante do país, mas há muito mais o que se fazer no município. E o Viajar é Vida aponta agora quais são os principais atrativos de Penha.

Com cerca de 34 mil habitantes, Penha foi um dos primeiros locais de Santa Catarina a serem povoados pelos colonizadores açorianos. A economia, inicialmente baseada na pesca e na maricultura (o município é um dos maiores produtores de mariscos do estado), cedeu lugar ao turismo, principalmente depois que o Parque Beto Carrero World se instalou na região.

Os principais atrativos de Penha
Fotos: Site de Turismo da Prefeitura de Penha

Conheça os principais atrativos de Penha

A natureza presenteou Penha com diferentes cenários. Aqui há locais ideais para a prática de trekking, de canyoning, rapel, cascading e tirolesa. O ecoturismo e o turismo de aventura são comuns para quem conhece este outro apelo da cidade. Por todos os cantos é possível encontrar trilhas com diferentes graus de dificuldade e que interagem em lugares como costões, praias agrestes e mata nativa. É o que o visitante encontra na Praia Vermelha, por exemplo, num percurso de cerca de uma hora que leva até uma cachoeira. Já nas praias do Cascalho e de Armação do Itapocorói é possível chegar depois de fazer uma trilha partindo do lado esquerdo da Praia Grande. Há muitas ligações internas entre uma e outra praia.

Conheça os principais atrativos de Penha

Leia mais

Céu, mar e bicicleta

Se o céu é o seu cenário preferido, em Penha você terá a chance da prática do voo livre, do paraquedismo e até do planador. E o mirante da Praia Vermelha é um dos locais para saltar de parapente. Entre setembro e abril, são oferecidos voos duplos partindo desta plataforma.

Agora se optar pelo fundo do mar, Penha também tem seus cenários. Os pontos de mergulho são vários, geralmente com água cristalina, com boas condições para a observação da fauna aquática em mergulhos livre ou autônomo (com cilindro).

E o mesmo mar que dá essa visão submersa, também possibilita outras emoções em atividades na superfície. Como com o aluguel de caiaques no trapiche da Praia da Armação do Itapocorói para passeios de até 40 minutos, ou pesca, ao longo dos costões. A cidade também tem ótimos picos de surfe e praias bem tranquilas para passar o dia com a família inteira.

Para os amantes das pedaladas, Penha integra o Roteiro do Cicloturismo da Costa Verde e Mar. Ao todo são 210 quilômetros passando por diferentes cidades, mesclando paisagens rurais, urbanas e litorâneas. Em Penha trajeto auto-guiável sugerido passa pelas praias Vermelha, Grande, de Armação de Itapocorói e Alegre.

Céu, mar e bicicleta
Foto Rafael Saldanha para o Site de Turismo da Prefeitura de Penha

Turismo religioso entre os atrativos

Os turistas já perceberam que é possível visitar Penha durante o ano inteiro. E se for devoto, que curte conectar suas viagens com o turismo religioso, por aqui encontrará algumas alternativas. Como durante a Festa do Divino, cuja programação costuma durar 3 dias e inclui missa solene, espetáculo de representação da coroação do imperador, procissão, almoço e baile de encerramento. Realizada de acordo com a data de Pentecostes (maio a junho) no Centro, próximo à Igreja Matriz.

Se não for em período de festas, pelo menos dá para conhecer locais centenários como a Capela São João Batista. Construída em 1759 usando argamassa à base de óleo de baleia, abriga obras de importante valor histórico, entre as quais duas imagens sacras vindas de Portugal há mais de 200 anos. No local é possível ter uma das mais belas vistas da baía da Armação do Itapocorói.

Turismo religioso entre os atrativos

Os principais atrativos de Penha: as praias

As praias obviamente estão entre os atrativos de Penha. São 19 ao longo da costa e todas com boa estrutura de hospedagem. A maior é a Praia da Armação, com 6 quilômetros de extensão. Quem viajar em família, as ideias são as praias Alegre, Bacia da Vovó, São Miguel e Armação do Itapocorói. Surfistas vão encontrar boas ondas nas praias do Quilombo, Vermelha e Grande. Já as praias do Poá, do Lucas, da Saudade e do Monge destacam-se pela natureza preservada e pelos costões próprios para pesca e mergulho.

Outras praias locais são praticamente desconhecidas pelos visitantes, como a Praia do Lucas. Vizinha ao sul da Praia Vermelha possui duas pequenas faixas de areia seguidas, intercaladas cada uma por costões de pedra. É totalmente desabitada, porém de fácil acesso a pé. Em alguns pontos há pequenas clareiras ideais para fazer piquenique. As ondas são boas para o surfe.

A Praia de São Roque é voltada ao ecoturismo, porque fica a 8 quilômetros do Centro e tem sua orla limitada pelos costões de pedra. Não há faixa de areia para praia, mas sua beleza agreste impressiona quem a visita. O acesso é feito por caminhada a partir da Praia Vermelha.

Gostou de saber mais sobre este lado de Penha? Quais desses atrativos você já colocou na sua lista de viagem? Conte nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*