O que tem para fazer em Cartagena na Colômbia?

A primeira dica do Viajar é Vida é: coloque este destino na sua lista de próximas viagens, porque vale muito a pena. Mas o que tem para fazer em Cartagena na Colômbia? Se você é amante do calor, belas praias, cidades históricas, edifícios modernos e gente hospitaleira, Cartagena das Índias é o seu destino de viagem.

A cidade é portuária e fica na costa caribenha da Colômbia. Aliás, este é o único país do continente americano banhando tanto pelo Mar do Caribe quanto pelo Oceano Pacífico. Então se você gosta destas curiosidades geográficas, mais um motivo para fazer as malas.  Cartagena ainda possui um conjunto arquitetônico colonial que é tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco. Ou seja, sua viagem será repleta de diversão e histórias para contar. Vem com o Viajar é Vida que listaremos o que tem para fazer em Cartagena na Colômbia.

O que tem para fazer em Cartagena na Colômbia?
Foto: Makalu/Pixabay

Visitar a Cidade Amuralhada

Historicamente, a localização em frente ao mar foi algo ruim, porque exigiu a construção da muralha de proteção da cidade. Para os tempos atuais, esse momento histórico foi importante e até hoje contribui com o turismo. A chamada Cidade Antiga foi fundada no século 16, com praças, ruas de paralelepípedos e coloridos prédios coloniais.

Além das mercadorias que chegavam pelo porto, Cartagena era também rota de pedras preciosas. Atrás delas vinham os piratas e estrangeiros mal-intencionados. Os fortes construídos nos arredores de maneira estratégica e os muros enormes que durante anos esconderam a cidade serviam para essa proteção.  O tempo passou e os quilômetros de muralhas e as 18 fortalezas mantêm viva a história local, fazendo com que os moradores tenham orgulho e honrem seu passado.

Você pode circular de maneira gratuita pelas ruas estreitas, para contemplar as casas, as praças internas, para visitar restaurantes e bares e até para tirar bons momentos vendo o sol se pôr. Que tal subir na parte alta dos muros e, de lá, ver como Cartagena cresceu externamente? Dá para ter uma noção que apesar de manter sua história, há muito de modernidade em bairros próximos.

O que tem para fazer em Cartagena na Colômbia? Curtir praias

O clima é sempre quente em Cartagena. Mas quente mesmo! A temporada das chuvas ocorre entre agosto e novembro. Os meses mais secos vão de janeiro a março, mas, lembrando, esta é também a alta temporada, onde o fluxo de visitantes é maior, os preços também aumentam… Pela posição geográfica, prepare-se para dias de 40 graus em pleno mês de julho.

Com tanto calor, vale conhecer as praias e locais como Ilha Baru e Playa Blanca. São lugares com orla de areias branca, palmeiras e mar azul turquesa. Já nas ilhas do Rosário a atração são os recifes de corais que podem ser acessados barco partindo de Cartagena.

A Ilha Barú é uma antiga península ao sul de Cartagena que foi isolada do continente pelo Canal del Dique, embora atualmente esteja conectado novamente por uma ponte. São cerca de 25 quilômetros de comprimento e, em alguns pontos, menos de 1 quilômetro de largura. Recebe muitos turistas e esta é a principal fonte de renda local. Pelo menos 20 mil pessoas vivem na ilha. Além de servirem aos visitantes, alugam suas casas para veraneio e faturam com isso. De Cartagena, você pode pegar uma balsa, ônibus, táxi ou transporte particular. A saída de barco costuma ser a alternativa mais rápida e popular.

Por aqui fica a Playa Blanca. Eu fui em 2017 para lá e, depois disso, vi muita gente reclamando da quantidade de pessoas no lugar e que este passeio se tornou uma furada. Talvez se conseguir ir fora de temporada, você tenha uma boa impressão como tivemos. No vídeo eu mostro um pouco sobre como foi este passeio.

Leia também

As fortificações também estão na lista do que tem para fazer em Cartagena na Colômbia

Em local privilegiado, servindo de ponto de observação e defesa da cidade, o Castillo de San Felipe Barajas está localizado no alto de uma colina, 40 metros acima do nível do mar, o que já concede uma visão privilegiada para tomar atitudes estratégicas em caso de invasão. Sua construção foi de 1536 a 1657 e está aberto ao público para visitação. Você vai poder percorrer túneis escuros e sombrios, entendendo como funcionava a construção e o método usado também para confundir o inimigo. Também vai ter lindas vistas lá do alto. Entre todas os 18 fortes construídos em Cartagena, este é o mais importante e o que tem maior altura: 70 metros.

As fortificações também estão na lista do que tem para fazer em Cartagena na Colômbia
Foto: USA-Reiseblogger/Pixabay

Igreja e Monastério de São Pedro Claver

Datada de 1580 e com reconstrução dos jesuítas no século 17, a Igreja e Monastério de San Pedro Claver até hoje mantém os restos mortais do santo em seu altar maior. O prédio está em frente à Praça da Aduana, em pleno setor histórico da cidade de Cartagena de Índias. A imponente obra tem fachada revestida em pedra coralina, típica no revestimento de muitas outras construções de Cartagena.

O templo faz parte de um conjunto de edifícios religiosos que se complementa com o Claustro de San Pedro Claver e o museu arqueológico.  O funcionamento é de segunda-feira a sábado, entre 6h45min e 18h. Aos domingos o atendimento é 7h, 10h, 12h, 18h e 20h com missas e orações. Ah, Pedro Claver era monge jesuítas que dedicou toda a sua vida em cuidar dos escravos que chegavam nos navios negreiros no porto local.

Conhecer a Catedral Basílica mais antiga das Américas

Também na Cidade Histórica está a Catedral Basílica Santa Catalina de Alejandría. Ela foi erguida entre 1577 e 1661, sendo uma das mais antigas da América. Atualmente é sede episcopal de Arcebispo de Cartagena. A arquitetura é um marco. A torre virou um ponto de referência.  

A catedral em si foi projetada pelo construtor Simón González, modelada a partir das basílicas da Andaluzia e das Ilhas Canárias. Mas, a atual torre foi projetada pelo arquiteto francês Gastón Lelarge, que assinou uma reforma realizada no começo do século 20. A igreja começou a ser levantada em 1577 em substituição a uma catedral de palha e junco. Em 1586, enquanto a igreja ainda se encontrava em construção, foi atacada pelo corsário inglês Francis Drake, o que causou graves danos e atrasou a sua conclusão. O edifício foi concluído em 1612.

Conhecer a Catedral Basílica mais antiga das Américas
Foto: Wikipedia

O que tem para fazer em Cartagena na Colômbia: conhecer o Museu do Ouro

“Ouro, muito ouro” já diria a Khadisha da novela 🙂 Pois é assim na Colômbia, terra rica e que homenageia este metal num museu no coração da cidade amuralhada. Aperte o play para ver como é!

Convento de Santa Cruz de La Popa tem história e beleza

A religiosidade é muito presente nos países da América Latina. E o Convento de Santa Cruz de La Popa acaba sendo uma atração na cidade. Ele fica no alto de um morro, a 150 metros de altitude em relação ao nível do mar. Foi construído em 1607 e abriga uma igreja dedicada à Virgem de la Candelaria, além de museu de arte sacra.

Ao longo da história, a construção sempre esteve no alvo também dos piratas que o viam como outra fortaleza e que deveria ser dominado. Por isso, em 1585, o famoso pirata inglês Francis Drake assaltou a Cidade Histórica com uma frota de 23 navios e uma força de 2,5 mil homens. Como o convento ficava fora da parte amuralhada de Cartagena, foi totalmente arrasado, precisando praticamente ser reconstruído depois. Desde 1961, o convento foi devolvido aos agostinianos. Atualmente abriga o Museu Religioso, que pode ser visitado. E a vista lá do alto é linda!

Convento de Santa Cruz de La Popa tem história e beleza
Foto: neufal54/Pixabay

Esteja atento ao circular por Cartagena. Em cada canto há um prédio histórico, uma praça. Sempre repleto de história e informação. Às vezes uma portinha aberta para a rua, você entra, ingressa em um corredor e logo está em uma grande construção de séculos passados. Por isso, esteja ainda mais com a mente aberta para perceber as diferenças, para aproveitar a diversidade. Estas foram apenas algumas dicas de uma cidade encantadora, calorosa e calorenta. Se você tem outras dicas para compartilhar com os leitores do Viajar é Vida sobre o que tem para fazer em Cartagena na Colômbia, deixe nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*