O que levar na mala para o Jalapão

Com dias quentes e noites frias, região afastada e difícil acesso a lojas e mercados, saber o que levar na mala para o Jalapão é imprescindível para uma viagem livre de perrengues. Ponte Alta do Jalapão e São Felix do Tocantins, são os principais munícipios que formam o Jalapão, neles estão as belezas naturais mais incríveis do Brasil. Lá, você verá do mais lindo pôr do sol, e das águas mais cristalinas do País, é uma viagem para se conectar com a natureza, porém, não espere encontrar grandes comércios na região, e saiba que Palmas, onde estão as grandes lojas, fica cerca de 195 km de distância. Então, tudo que você usa e precisa diariamente já pode ser o primeiro item na sua lista de viagem de o que levar na mala para Jalapão.

Para te ajudar a curtir sua viagem nas dunas, cachoeiras, fervedouros e mirantes sem nenhum estresse, o Viajar é Vida traz um guia completo de o que levar na mala para o Jalapão. Seguindo essas dicas, tudo que você precisar estará na mão.

Foto: Pixabay

O que levar na mala para o Jalapão? Roupas de Verão e Inverno

É muito comum no Jalapão dias bem quentes, em torno de 30ºC, e noites fresquinhas, com a temperatura caindo para 20ºC. Por isso, leve roupas que protejam para ambos os climas. Como as principais atrações turísticas são em meio a natureza, trilhas e fervedouros, leve peças confortáveis, leves e fáceis de trocas. Uma dica para não errar é investir no guarda roupa esportivo, como camisetas, leggings ou bermudas. Para noites mais frias, um casaquinho ou um moletom vão te salvar do frio.

Quanto aos calçados, você sabia que esportes como o rafting é obrigatório estar utilizando papetes ou calçados que podem ser molhados? Logo, eles não podem estar de fora da lista de o que levar na mala para o Jalapão. Coloque também calçados leves e chinelos, é bom ter um tênis, mas como ocupa mais espaço, pode ir e voltar no pé durante a viagem.

Foto: Pexels

Proteja-se do sol e dos mosquitos

Com dias de 30ºC e um sol de rachar, não deixe de proteger-se contra queimaduras e insolação, leve itens como óculos, chapéus e bonés. Lembrando que se for utilizar os óculos, é preciso ter garantia da sua proteção, já que o acessório, quando não tem qualidade, pode fazer o efeito reverso, deixando o olho “relaxar” e os raios solares entrarem ainda mais na vista.

Além disso, e muito importante, não esqueça do protetor solar. Leve marcas de confiança, com proteção UVA E UVB, e pelo menos fator 30 para o corpo e 50 para o rosto.

Em meio a natureza, você encontrará diversa espécies de animais e insetos. Na lista de o que levar na mala para o Jalapão inclua repelentes, ainda mais se você for alérgico a picadas. Como são produtos que ressecam a pele, garanta também um creme hidratante na mala.

Foto: Pexels

Uma mochila para as atrações do Jalapão

Para conhecer e curtir todo o Jalapão com tranquilidade, o indicado é uma viagem de uns cinco dias, logo, uma mala grande é o ideal para carregar tudo o que precisa. Mas, para te acompanhar nas atividades, não deixe de levar uma mochila resistente e confortável, escolha por um modelo impermeável de alças largas e acolchoadas, como você fará trilhas e aventuras aquáticas, a segurança será ainda maior.

No dia a dia, recomendamos levar na mochila uma toalha, prefira as com material que seque rápido, uma muda de roupa extra, um casaco, garrafinha de água, protetor solar e repelente, documentos, e itens de uso pessoal.

Foto: Pexels

Leve seus itens básicos e de uso pessoal

Como já te contamos, o Jalapão é afastado de mercados e farmácias, na região também não tem grandes redes, por isso, você dificilmente encontrará seus itens do dia a dia por lá. Inclua na lista de o que levar na mala para o Jalapão um kit básico de primeiros socorros, como band aid, anti séptico, remédios para dores, enjoos e controlados, e antialérgicos. Se você usa um shampoo, condicionador ou sabonete especial, leve-os também.

Foto: Pixabay

Em tempos de cartão, leve dinheiro para sua viagem ao Jalapão

Sabemos que com a facilidade e segurança que os cartões de crédito e débito oferecem nos dias de hoje, é muito difícil as pessoas andarem com dinheiro na carteira. Mas, no Jalapão, o sinal de internet e celular é quase nenhum, dificultando o acesso as maquininhas de cartão, mesmo motivo que faz não ter caixas eletrônicos na região. Por isso, facilmente você encontrará lugares que não aceitam essa forma de pagamento. Faça as contas e leve uma quantia de dinheiro por dia, além de um extra para possíveis emergências.

Foto: Pexels

Mantenha-se hidratado, mas pense no meio ambiente

Ninguém quer estragar a viagem por conta de uma insolação ou desidratação, não é mesmo? Em meio a tantas aventuras e cenários admiráveis, não esqueça de manter a hidratação em dia! O ideal é um adulto tomar de 1,5 litro a dois litros por dia, como você estará em movimento o dia todo, essa quantidade pode ser ainda maior. Para economizar tanto no seu bolso, colaborar com o meio ambiente, e escapar de garrafas que contém Bisfenol A (BPA), leve sua própria garrafinha de casa, é só ir enchendo durante o dia.

Foto: Pexels

Mesmo sem internet, leve seus eletrônicos na mala para o Jalapão

Nas dicas de o que levar na mala para o Jalapão te lembramos várias vezes que o sinal de internet e celular é quase nenhum no Jalapão, dificilmente você conseguirá fazer ligações ou utilizar a internet móvel durante a viagem, mas esse não é um motivo para deixar seus eletrônicos em casa. Com paisagens lindas, câmeras e celulares são importantes para você fazer das mais belas fotos, que com certeza serão recordações para emoldurar. Além disso, há hotéis que oferecem WI-FI na diária, se você precisa do acesso, verifique a disponibilidade.

Foto: Pexels

Qual das dicas de o que levar na mala para o Jalapão não pode faltar na sua lista de viagem? Já foi para a região mais popular do Tocantins? Tem alguma sugestão a mais do que não deixar de levar? Conta pra galera do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*