O que fazer em Vitória no Espírito Santo

A charmosa capital do sudeste do Brasil tem um clima bem gostoso ao longo de praticamente todo o ano. Mas o que fazer em Vitória no Espírito Santo? Das praias de Camburi a Curva da Jurema até o centro histórico com sua catedral metropolitana ao grande Palácio Anchieta, que é a atual sede do governo do estado, há vários atrativos na cidade e região.

A fundação do Espírito Santo e de Vitória começa 34 anos depois de o Brasil ter sido descoberto em 1500. Ao explorar a região, os portugueses buscaram um local mais seguro para se guardarem dos ataques dos índios e de outros estrangeiros, principalmente de holandeses e franceses. Os colonizadores seguira pela baía de Vitória e contornando a ilha aportaram em Santo Antônio.

Com tanto tempo de história e muitas belezas naturais, há muito para se descobrir por aqui. E o Viajar é Vida aponta agora várias dicas sobre o que fazer em Vitória no Espírito Santo.

Quer circular de carro pelo Espírito Santo?

A dica é alugar um carro da Localiza. A empresa especializada em aluguel de carros no Brasil e na América Latina tem 41 anos de experiência em mobilidade. São 540 agências nas principais cidades e aeroportos do Brasil, além da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A frota da Localiza conta com mais de 125 mil carros disponíveis, você escolhe o tipo de veículo que melhor se encaixa à sua necessidade. Clique aqui para alugar o seu carro.

O que fazer em Vitória no Espírito Santo: visitar a Catedral Metropolitana

A catedral metropolitana chama os visitantes e moradores por causa de sua beleza arquitetônica
Foto: Wikipedia

Uma construção que levou 50 anos para ficar pronta. Assim é a igreja que marca a religiosidade católica em Vitória. Com a criação da Diocese do Espírito Santo em 1895 e a nomeação do primeiro bispo, Dom João Batista Correia Nery, a igreja recebeu o título de Catedral. Mas neste período era ainda o prédio antigo, que foi demolido para um outro maior, mais oponente, e que desse espaço para mais e mais fiéis.
Virou um símbolo da cidade e acabou tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como um patrimônio histórico e cultural. Na programação, além das missas, há visitas monitoradas e gratuitas, de quarta a domingo ou feriados, das 13h às 17h. A Catedral Metropolitana fica na Praça Dom Luiz Scortegagna, no Centro.

Na lista sobre o que fazer em Vitória no Espírito Santo está o Palácio Anchieta

Atual sede do governo, o Palácio Anchieta tem história e está entre as coisas para se fazer em Vitória
Foto: Wikipedia

Outro prédio histórico que se mantém atual e vale conhecer é o Palácio Anchieta. Ele é uma das sedes de governo mais antigas do Brasil. Foi construído inicialmente para abrigar o colégio jesuíta e foi assim até 1760. Neste período foi transformado em sede do Governo e passou a abrigar também vários outros serviços como o Hospital Militar, o Quartel e a Fazenda.

O viajante pode conhecer o local em visitas programadas. Na parte histórica, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Na antiga residência dos governadores e gabinete, aos sábados, domingos e feriados, das 9h30min às 16h. O Palácio Anchieta fica na Rua Pedro Palácios, no Centro Histórico de Vitória.

Aproveitar os museus é conhecer mais a fundo sobre a história dos locais que se visita

Entre os museus de Vitória, está o do Pescador
Foto: Prefeitura

Quem curte estes passeios históricos para entender sobre o passado de cada cidade, além de se encantar com a arquitetura antiga, vai poder desfrutar de diferentes atrativos em Vitória. É o caso do Museu de Arte do Espírito Santo, o Maes. Foi construído nos anos de 1924 e 1925 e é o primeiro de uma série de prédios públicos construídos por Florentino Avidos para dotar o Estado de infraestrutura e apresentar a população à nova arquitetura para a cidade.
Nesta mesma linha, tem o Museu do Pescador ou Museu Histórico da Ilha das Caieiras Manoel Passos Lyrio. Ele é uma antiga reivindicação da comunidade e se constitui como um museu comunitário. Sua sede é uma antiga casa de secos e molhados, construído na década de 1930. Fica localizado num celeiro de manifestações culturais, em uma posição central da Região de São Pedro. Desde o final do século 19, o bairro constituía um ponto de parada de rotas comerciais vindas do interior do Estado através da navegação fluvial realizada no rio de Santa Maria.

Visite as praias e inclua estas belas paisagens na sua lista de coisas para fazer em Vitória no Espírito Santo

Os viajantes amam passear nas praias como alternativa do que fazer em Vitória no Espírito Santo
Foto: Wikipedia

O clima praiano é certo em Vitória. Seja na parte da ilha ou na continental, sempre há um lugar com infraestrutura ideal para receber os viajantes. A começar por Camburi, a praia que fica no norte da cidade e é a única da capital que está na área continental. O mar de Camburi é considerado um dos melhores lugares para velejar no Brasil, é excelente para praticar windsurf, kitesurf e passear de veleiro. Ao longo da orla há quiosques que vendem comida e bebida, além de deques de madeira com se mesclam com o calçadão.

Também é famosa a Curva da Jurema que começa ao lado do Iate Clube e vai até perto da ponte que interliga a Ilha de Vitória à Ilha do Frade. Esta região tem mar de águas frias, porém calmas. A região possui calçadão, iluminação noturna, lanchonetes e conta com extensa área recreativa.

A Praia de Castanheiras fica na Ilha do Frade. Embora pequena, tem na beleza e sombras das suas castanheiras a grande atração para seus frequentadores. No local há pequenas piscinas naturais ideais para o banho com crianças. Como está em uma ilha, o acesso é feito por escada ou caminhando entre as rochas.

Parque da Pedra Cebola é um dos locais naturais mais bonitos

Também entre os grandes pontos turísticos está o Parque da PEdra Cebola
Foto: Wikipedia

Fique atento porque Vitória tem uma lista de ótimos parques. Lugares como o Parque Pedra da Cebola, que possui exemplares de Mata de Restinga e de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local. São mais de 100 mil metros quadrados de área onde estão um jardim oriental e um mirante com vista para a parte do Maciço Central, do Porto de Tubarão e do Morro do Mestre Álvaro, localizado na Serra.

O nome está relacionado a uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Devido a seu comportamento geológico, a pedra se “descama” de maneira similar às palhas de uma cebola. Vale muito a visita.

Parque Botânico da Vale é outro atrativo na lista sobre o que fazer em Vitória no Espírito Santo

O Parque da Vale é um dos atrativos na lista sobre o que fazer em Vitória no Espírito Santo
Foto: Vale

Este parque possui 33 hectares de área verde com espaço de lazer e conservação da Mata Atlântica. Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza. No Parque Botânico da Vale estão cerca de 140 espécies de árvores, tais como pau-brasil, jacarandá e ipê, além de animais silvestres, como gambás, saguis e várias espécies de aves.

Apreciação de baleias entre os atrativos de Vitória

As baleias também circulam por esta região e dependendo da época, você poderá ver as baleias em Vitória
Foto: Divulgação

Dependendo do período em que for visitar Vitória, você poderá também fazer a contemplação de baleias. A observação de baleias jubarte tem atraído cada vez mais moradores, turistas e pesquisadores à capital pela praticidade no deslocamento e tempo para chegar até as espécies. Estes animais são muito reconhecidos pelos saltos que dão e costumam aparecer entre 20 e 40 quilômetros da costa da capital do Espírito Santo.

E se o viajante tiver sorte, poderá também observar outras espécies como o boto-cinza (mais comum na costa), golfinho pintado-do-atlântico, golfinho pan-tropical, baleia minke e cachalote (estas mais raras). Existem empresas de turismo especializadas e com o aval da prefeitura para fazer os traslados com o menor prejuízo possível à vida marinha.

Circule de ônibus e conheça muito da cidade

Outra possibilidade sobre o que fazer em Vitória no Espírito Santo é aproveitar um passeio de ônibus que leva aos principais atrativos turísticos. Vitória conta com ônibus panorâmico de turismo, que possui a parte superior aberta para os passageiros terem uma visão privilegiada e ampla da cidade. Este serviço é realizado sempre às quartas-feiras, sábados, domingos e feriados. São 49 lugares, aptos inclusive para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O passeio passa por 10 diferentes locais e o embarque ou desembarque pode ser feito no estacionamento do K1 no Píer de Iemanjá que fica na Praia de Camburi ou na Avenida Dante Michelini, n° 12, no Jardim da Penha. Ambos em Vitória.

Anotação importante: prove a culinária local

A moqueca capixaba está na lista de coisas para fazer em Vitória no Espírito Santo
Foto: Wikipedia

E já que está visitando ou se planejando para conhecer a capital capixaba, não se esqueça de se deliciar com a culinária local. A gastronomia do Espírito Santo é resultado de um mix especial de culturas, tanto dos colonizadores europeus quanto dos índios e africanos. A herança cultural, aliada à tradição pesqueira, gerou pratos que somente são encontrados aqui, como é o caso da Torta e da Moqueca Capixaba. Entre os ingredientes que servem estas iguarias, estão diferentes frutos do mar (como siri desfiado, camarão, ostra e sururu), além de bacalhau e palmito.
Outra iguaria que há anos está no imaginário nacional é a fábrica de chocolates da Garoto. Fica em Vila Velha, uma cidade vizinha a Vitória. Além da loja com preços especiais, você pode visitar a fábrica em dias úteis e em 9 horários determinados pela empresa. Existem algumas regras para a visitação também, como uso de roupa fechada, sem acessórios. A fábrica da Garoto fica na Praça Meyerfreund, nº 01, Bairro da Glória.

Gostou destas dicas sobre o que fazer em Vitória no Espírito Santo? O Viajar é Vida levantou estas, mas obviamente existem outras. Se tiver alguma, compartilhe nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*