O que fazer em Natal RN

A localização próxima à linha do Equador faz com que a capital do Rio Grande do Norte tenha uma temperatura média na casa dos 30 graus o ano inteiro. Com tanto sol e calor, belas paisagens e um povo hospitaleiro, o Viajar é Vida aponta agora o que fazer em Natal RN. A cidade fica na extremidade mais ao nordeste do Brasil e é conhecida pelas extensas dunas de areia costeiras e pelo Forte dos Reis Magos, uma construção em forma de estrela instalada na foz do Rio Potengi.

Natal também é reconhecida mundialmente pelo Guiness Book como o maior carnaval fora de época do mundo. O Carnatal é realizado em dezembro nas celebrações do aniversário da cidade. Outro título dado à capital potiguar é a de “Capital Espacial do Brasil”. Isso por causa das operações da primeira base de foguetes da América do Sul que é o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Tudo isso será detalhado para sua viagem ser ainda mais incrível e inesquecível.

O Forte dos Reis Magos é uma construção de 5 séculos
Foto: Adriano Bonfim/Pixabay

O que fazer em Natal RN: conhecer o Forte dos Reis Magos

A posição geográfica também faz com que a cidade tenha maior período de luz solar. Isso significa que as atividades ao ar livre são fortemente realizadas pelos viajantes. Por isso a dica de passeio já abre com o Forte dos Reis Magos. Fica na praia de mesmo nome, numa área que mais parece uma piscina cercada por arrecifes.

A construção foi o marco inicial de Natal. Foi fundado em 25 de dezembro de 1599 no lado direito da barra do Rio Potengi. Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis pelo calendário católico. Hoje tombado pelo patrimônio histórico serve como experiência aos moradores e viajantes que desejam visitar o local. A construção foi erguida em alvenaria de pedra e cal no formato de estrela. O Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica administrada pela Fundação José Augusto, fundação do Governo do Rio Grande do Norte.

Genipabu tem praia, lagoa e esquibunda

Distante cerca de 20 quilômetros do Centro de Natal, o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu possui uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental. Certamente é um dos mais famosos cartões-postais do estado. E atrás dos cartões-postais vêm os viajantes. Por isso esta região é bem servida de infraestrutura como hotéis, pousadas, restaurantes, barracas de praia, passeios de buggy, jangadas e até dromedários.

Vale destacar que as dunas são organismos móveis que se espalham e se modificam com o vento. E não seria diferente em Genipabu, o que torna a paisagem sempre uma novidade.

Para os amantes de experiências emocionantes, neste trecho existem os passeios de “esquibunda”, que é a descida das dunas sentado em pranchas de madeira até o mergulho nas águas doces da lagoa.

E se já foi bom curtir este trecho, não será diferente na praia que tem águas mornas, calmas e limpíssimas, proporcionando um excelente banho de mar. Entre as atividades neste trecho estão os passeios de jangada e de jet-ski.

Parque das Dunas também na lista do que fazer em Natal RN

O Parque das Dunas é outro grande atrativo para conhecer no Rio Grande do Norte
Foto: divulgação

Se você gosta de apreciar a natureza, vai se deslumbrar com o Parque das Dunas. Ele é uma reserva natural com 1.172 hectares de Mata Atlântica situada no coração da cidade de Natal. É o segundo maior parque urbano e eleito o quinto melhor parque da América do Sul para se visitar.

O acesso é pelo Bosque dos Namorados, que possui três trilhas com diferentes níveis de dificuldade. A Trilha Perobinha tem apenas 800 metros e os visitantes levam cerca de 40 minutos para completar. É ideal para crianças pequenas ou pessoas que não constumam caminhar muito. Depois vem a Trilha Peroba, com percurso de 2.400 metros e duração média de 1 hora e meia. Por fim, a Trilha Ubaia-Doce com seus 4.400 metros leva cerca de duas horas e meia para ser concluída e é recomendada para quem já é praticante de atividades físicas. Aqui também há um centro de pesquisa e parquinho infantil.

Praia de Pipa fica um pouco mais distante, mas também entra nas dicas

Uma das mais famosas praias do estado, a Praia de Pipa fica em Tibau do Sul, cidade cerca de 85 quilômetros de distância de Natal e certamente estaria na lista sobre o que fazer em Natal RN. Ao todo, 9 praias formam o balneário conhecido como Praia da Pipa. São elas a Praia de Tibau do Sul, a Praia do Giz, Cacimbinhas, Madeiro, Baía do Golfinhos, Praia do Centro, Amor, Minas, Cancela e Sibaúma.

De vilinha de pescadores, frequentada apenas por surfistas destemidos, Praia de Pipa ganhou visibilidade, passou a ter noites mais movimentadas e acabou ganhando infraestrutura como grande número de hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, bares, discotecas e está sempre cheia, seja em alta ou baixa estação.

O nome está ligado aos colonizadores portugueses, que ao passar de navio pelas proximidades, viam uma pedra que lembrava um formato de uma pipa. Mas não aquele brinquedo de criança que voa no céu. Pipa, em Portugal, é a denominação mais usual para barril de vinho ou de azeite, tal qual o formato da pedra.

Praia de Pipa é um complexo natural que deve estar na lista de visitas em Natal
Foto: divulgação

Praia de Ponta Negra e Morro do Careca são outros dois atrativos de Natal

Ela nem é tão extensão, embora sua fama seja mundial. São cerca de 4 quilômetros de extensão e um vizinho de peso: o Morro do Careca que fica no extremo Sul da praia. Como está bem localizada, tem muita infraestrutura em seus arredores, como calçadão e inúmeras possibilidades de hospedagem e gastronomia. Vale destacar que a noite em Ponta Negra é agitada com vários bares e discotecas para animar os turistas e visitantes, além do tradicional forró pé de serra, dança tipicamente nordestina.

Maior cajueiro do mundo equivale a 70 árvores

Se fosse um bolo, o maior cajueiro do mundo teria recebido uma dose considerável de fermento. O cajueiro de Pirangi é uma árvore gigante localizada na Praia de Pirangi do Norte, cerca de 12 quilômetros ao sul de Natal. A planta cobre uma área de 8.500 metros quadrados e ela sozinha produz até 80 mil cajus numa safra. Isso é mais ou menos 2 toneladas e meia da fruta, algo que somente 70 cajueiros juntos conseguiriam produzir.

Diz a lenda que o cajueiro foi plantado em 1888 por um pescador chamado Luís Inácio de Oliveira, que usufrui muito da árvore até que morreu com 93 anos de idade sob as sombras do cajueiro. E, sim, a ciência já foi atrás de explicações e a mais usual é a de uma anomalia genética que transformou uma simples árvore neste famoso gigante.

O maior cajueiro do mundo fica em Natal RN e equivale a 70 árvores
Foto: divulgação

Ainda quer saber mais sobre o que fazer em Natal RN? Maracajaú

Uma comunidade costeira localizada no município de Maxaranguape, no Rio Grande do Norte. Assim é Maracajaú com seus 2.000 habitantes. Para sobreviver, os moradores apostam na pesca e no turismo. A beleza do lugar se dá principalmente pelos arrecifes que integram a Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais do Rio Grande do Norte.

Para quem curte belezas naturais, mar de cor azul turquesa e praias de águas calmas, encontra tudo isso em Maracajaú e suas piscinas naturais. Ideal para mergulhos, atividades marinhas, além de passeios de quadriciclo e buggy pelas redondezas.

Maracajaú fica um pouco mais distante da capital, mas entra na lista dos atrativos locais
Foto: divulgação

Parque da Cidade é outro atrativo no coração de Natal

Tem dedinho do arquiteto Oscar Niemeyer neste que é o chamado Parque da Cidade. A obra foi iniciada no final do ano de 2006 e orçada em R$ 17 milhões e a proposta era desempenhar a função de espaço destinado ao lazer ecológico, cultural e equipamento estratégico de promoção da educação ambiental.

Ele é destinado ao público em geral e serve para atividades de visitação livre, cooper e/ou lazer contemplativo, passeio de bicicleta, atividades de educação ambiental e tantas outras possibilidades. Um dos destaques é o mirante de 45 metros de altura e construído nas formas tão facilmente identificáveis de Niemeyer. Claro que estaria nesta nossa lista sobre o que fazer em Natal RN.

Entre as atrações de o que fazer em Natal RN está o parque da cidade
Foto: divulgação

O que você achou das dicas do Viajar é Vida sobre o que fazer em Natal RN? Você já conheceu algum destes lugares? Que outras dicas você compartilharia com os nossos leitores? Deixe nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*