O que fazer em Jaraguá do Sul

Hoje uma renomada cidade localizada ao norte de Santa Catarina, o Viajar é Vida mostra o que fazer em Jaraguá do Sul. Historicamente, em 1864 a Princesa Isabel, filha do imperador Pedro II, casou-se com o Gastão de Orléans, também chamado Conde d’Eu. Como parte do dote constavam as terras que vieram a formar o município de Jaraguá do Sul. O nome Jaraguá é de origem tupi-guarani e significa “Vale do Senhor”. É como os índios chamavam o Morro Boa Vista, um dos mais imponentes na cidade. 

Ele está nesta nossa lista sobre o que fazer em Jaraguá do Sul, junto com vários outros atrativos. A cidade se desenvolveu pela união de forças locais. Tornou-se um grande centro industrial, o empresariado local cresceu e manteve suas raízes, apostando e investindo no desenvolvimento da região. Com isso, Jaraguá do Sul se tornou uma importante cidade catarinense, com grande índice econômico e qualidade de vida.  

O que fazer em Jaraguá do Sul
Foto: Wikipedia

O que fazer em Jaraguá do Sul? Conhecer o tradicional Parque Malwee

Uma das mais famosas empresas da cidade é também nome de um dos parques mais conhecidos: o Parque Malwee.  Inaugurado em 1978 por Wolfgang Weege, fundador do Grupo Malwee, o lugar tem 1,5 milhão de metros quadrados e precisou receber espécies de árvores trazidas de várias partes do mundo e muitas da própria localidade para ser revegetado. São cerca de 200 mil pessoas todos os anos que chegam para visitar as 16 lagoas, mais de 35 mil árvores e uma infinidade de espécies animais.

O espaço é aberto diariamente, tem entrada gratuita, e reserva diversas atrações para toda a família como o Museu Wolfgang Weege, trilhas de caminhada e bike, pista de bicicross, passeio de pedalinho, choupanas com churrasqueiras ao ar livre, restaurantes de comida típica e muito mais.

O que fazer em Jaraguá do Sul? Conhecer o tradicional Parque Malwee
Foto: Secretaria de Turismo de Jaraguá do Sul

Os índios já o cultuavam. Chegou a sua vez de ir ao Morro Boa Vista

O Morro Boa Vista com seus 3 picos está localizado na margem direita do Rio Jaraguá. Cada um dos picos tem um nome. O Morro das Antenas tem 896 metros de altura, o Morro do Meio possui 824 metros e o Pico Jaraguá chega a 926 metros. O único com acesso público é o cume do Morro das Antenas, onde é possível chegar de automóvel (recomenda-se utilizar veículos 4X4).

O acesso é pela Rua Domingos Rosa, no Bairro Ilha da Figueira. Importante salientar que da metade da subida em diante a inclinação da estrada chega a 45º em alguns pontos, por isso a importância do carro tracionado. O trajeto tem cerca de 7 quilômetros com pavimentação de concreto até a Chiesetta Alpina.

No alto do morro existe uma rampa de voo livre utilizada para decolagens de parapente e de asa delta. Considerada uma referência pelos praticantes destes esportes, é palco de competições estaduais e nacionais. Apesar desses eventos, o lugar não possui infraestrutura de sanitários, locais para pegar água potável ou qualquer tipo de comércio, por isso a recomendação é ir preparado, com água e alimentos. O acesso é liberado diariamente das 6h às 18h, sem necessidade de autorização.

Os índios já o cultuavam. Chegou a sua vez de ir ao Morro Boa Vista
Os índios já o cultuavam. Chegou a sua vez de ir ao Morro Boa Vista
Foto: Secretaria de Turismo de Jaraguá do Sul

Leia também

A cultura e as artes sempre foram destaque em Jaraguá do Sul

Existente desde 1956, a Sociedade Cultural e Artística (Scar) foi criada inicialmente para abrigar uma orquestra de músicos amadores da cidade. A entidade definiu desde o princípio dar oportunidade para a valorização da arte que se manifestava na comunidade através de grupos isolados de música, teatro, canto coral e balé.

Na década de 1980 com o apoio de empresários e da comunidade, iniciou a construção da nova sede, concluída em 2003. Atualmente, a Scar oferece um dos mais completos centros culturais do Brasil. Possui uma área construída de 10 mil metros quadrados distribuídos em 6 andares. A intenção é inserir Jaraguá do Sul no panorama cultural e artístico do país.

A cultura e as artes sempre foram destaque em Jaraguá do Sul
Foto: Secretaria de Turismo de Jaraguá do Sul

Estação Ferroviária na lista sobre o que fazer em Jaraguá do Sul

Outro atrativo na lista do que fazer em Jaraguá do Sul é visitar a Estação Ferroviária. Construída em 1909 funcionou como estação ferroviária e depósito de cargas até 1943. Quando as operações de passageiros passaram para a nova estação, a edificação passou a operar somente como depósito de cargas, sendo considerado na época, o maior depósito ferroviário de Santa Catarina. Nos anos de 1990 abrigou o Museu do Expedicionário; foi tombada pela Fundação Catarinense de Cultura em 1998. Foi restaurada em 2008, atualmente abriga a Biblioteca Pública Municipal “Rui Barbosa”.

Estação Ferroviária na lista sobre o que fazer em Jaraguá do Sul
Foto: Secretaria de Turismo de Jaraguá do Sul

Mirante do Vale tem ganhado mais e mais público

O Mirante do Vale está situado no Bairro Rio da Luz, na Rua Macuco Pequeno. O acesso só é possível com um carro tracionado, trator (da própria propriedade) ou de bicicleta (mas é preciso estar acostumado com o moutain bike). Como fica numa propriedade privada, só é permitida a visitação aos sábados e domingos, entre 9h e 17h.

O lugar mantém um gramado verdejante, balanços para fotos incríveis e choupanas. Para poder almoçar lá em cima, é preciso fazer reserva, para que o preparo possa ser realizado. A taxa de entrada custa R$ 10 e as reservas devem ser feitas pelos telefones (47) 9 9607-2795 ou (47) 9 9926- 8275.

Mirante do Vale tem ganhado mais e mais público
Foto: OCP News

Pico Malwee é mais uma contribuição do Grupo Malvee para a cidade

O Grupo Malwee também tem outra contribuição ao turismo local. E o lugar ganhou novamente o gosto dos moradores e turistas porque foi reaberto para o público em setembro de 2020, com um mirante de ferro e vidro que dá a sensação de estar flutuando na paisagem de Jaraguá do Sul vista de cima.

Para chegar, é preciso ir até a Rua Pastor Albert Schneider, no Bairro Barra do Rio Cerro. A entrada é logo em seguida, pela Rua Domingos Vieira. A localização é tranquila e está bem sinalizada. É possível subir os 3 quilômetros a pé. Neste caso, o percurso leva em torno de 1 hora e meia. São 550 metros de altitude e a estrada é de chão. O funcionamento é das 7h às 18h.

O Pico Malwee tem banheiros, é todo acessível e 19 choupanas com churrasqueira, água corrente e mesinhas. Não é preciso reservar, mas a ocupação é por ordem de chegada e a entrada é entrada ou uso são gratuitos.

O que fazer em Jaraguá do Sul: ir ao Museu WEG de Ciência e Tecnologia

Outra potência empresarial de Jaraguá do Sul, a WEG é hoje uma grande multinacional que aproveita suas origens para mostrar ao mundo desde os processos geradores de energia até suas aplicações no cotidiano. E o Museu WEG de Ciência e Tecnologia ajuda a compreender os fenômenos e a forma como a sociedade se apropria deles, levará você a entender a complexidade das operações envolvidas no simples ato de acender uma lâmpada.

A WEG faz parte da história da energia elétrica no Brasil e no mundo. A eletricidade é a base de todos os processos e soluções da companhia, que hoje ocupa posição de destaque mundial na fabricação de motores, geradores e transformadores.

Conectar essas histórias, preservar a memória, e oferecer um espaço interativo e de inclusão social foi o maior desafio do projeto. Com acesso a cadeirantes, elevador, piso e maquete tátil, o Museu WEG de Ciência e Tecnologia é referência em acessibilidade e se tornou o ambiente ideal para a emoção, reflexão e cidadania.

O que fazer em Jaraguá do Sul: ir ao Museu WEG de Ciência e Tecnologia
Foto: Museu WEG de Ciência e Tecnologia

Museu da Paz também na lista do que fazer em Jaraguá do Sul

O Museu da Paz tem a missão de salvaguardar o patrimônio material das duas grandes guerras que assolaram o mundo ocidental no transcorrer do século 20. Através do seu acervo deseja  difundir a memória e a identidade da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no combate em defesa da paz. Foi com o intuito de lembrar o fim das duas Guerras Mundiais que surgiu o Museu da Paz em 1995, em Jaraguá do Sul.

O acervo foi comprado de um colecionador de Curitiba e são cerca de 300 peças em exposição. Muitas delas foram doadas por famílias de ex-combatentes. O museu fica no prédio da estação ferroviária junto a Fundação Cultural, no Centro da cidade. Fica  na Avenida Getúlio Vargas, 405 anexo à antiga Estação Ferroviária, no Centro.

Museu da Paz também na lista do que fazer em Jaraguá do Sul
Foto: Secretaria de Turismo de Jaraguá do Sul

Qual desses cartões postais catarinenses você gostou mais? Qual seria a sua lista do que fazer em Jaraguá do Sul? Deixe nos comentários dos Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*