O que fazer em Imbituba

O destino praia é realmente imperdível neste município do litoral sul de Santa Catarina, mas o Viajar é Vida traz outras dicas sobre o que fazer em Imbituba, cidade portuária que mantém belezas naturais e uma boa infraestrutura para receber os visitantes. Fica aqui uma das mais belas baías do mundo (eleita em votação internacional), uma diversidade gastronômica, diferentes lugares para lazer como bares e boates, além de muita natureza.

Para programas em família, em casal ou até mesmo sozinho, Imbituba tem programação para todos os públicos de diferentes idades e variados gostos. Se o seu desejo for por contato com o meio ambiente, em atividades como surfe, kitesurf e windsurfe (só para citar alguns), aqui é o lugar. Há ainda trilhas, cavalgadas, observação de baleias… e construções históricas. Entre elas a Igreja Matriz, a antiga Usina Termelétrica de Imbituba – hoje transformada em espaço cultural, as igrejas Sant’Anna do Mirim e de Vila Nova, as famosas “torres gêmeas”, o Imbituba Hotel e os chalés da região central, que pertenciam à família Catão. Só até aqui já demos algumas opções de lazer e diversão. Mas ainda tem mais!

O que fazer em Imbituba
Foto: Turismo Imbituba/divulgação

O mar é o grande companheiro do turismo em Imbituba

Imbituba é a capital nacional da Baleia-Franca e isso ocorre porque há um grande esforço na conservação da espécie. Além de entidades que focam neste objetivo, há todo uma contextualização em torno da importância dos animais no ecossistema, como o Museu da Baleia que ajuda a trazer informações e conscientização de turistas e moradores. Construído na antiga armação baleeira, traz equipamentos e instrumentos utilizados na caça e resgata a história da atividade, recebendo pesquisadores e visitantes do mundo todo. A cidade possui ao todo 9 praias e todas oferecem a observação de baleias como atividade turística no período de julho a novembro.

Leia outros artigos com temas parecidos no Viajar é Vida

As praias são realmente atrativos-chaves e estão na lista do que fazer em Imbituba

Imbituba possui 9 praias em seu território: Praia do Rosa, Praia de Ibiraquera, Praia da Vila, Praia do Porto, Praia de Itapirubá, Praia D’água, Praia da Ribanceira, Praia do Luz e Praia Vermelha. Cada uma delas com suas próprias características, das mais tranquilas para curtir com crianças até aquelas que são pico dos surfistas do Brasil e do Exterior.

Para quem curta atividades ligadas à natureza, além das praias há outros locais incríveis como a Lagoa de Ibiraquera e sua ligação com o mar, o Porto da Vila e as dunas da Ribanceira. Imbituba é o melhor destino no Sul do país para a prática de esportes integrados à natureza, como caminhadas e corridas em trilhas, ciclismo, surfe, windsurf, kitesurf, stand-up paddle, voo livre e paraquedismo.  Com tantos cenários, as trilhas são outro atrativo da cidade e podem ser feitas caminhando ou até a cavalo. Os guias locais afirmam que há percursos para pessoas de todas as idades. Conheça as características de cada uma delas:

Praia do Rosa  – Uma das baías mais belas do mundo, a Praia do Rosa é o lugar onde mais se veem os turistas que chegam a Imbituba. São 7 quilômetros de areia, cujos arredores podemos encontrar pousadas paradisíacas, trilhas ecológicas e muita gente bonita. O lugar é perfeito para o surfe, windsurfe, jetski, pesca, cavalgadas e trekking. No centro está a Lagoa do Meio, com água salgada e tranquila, muito frequentada por famílias e casais.

Praia de Ibiraquera – Cconsiderada a melhor praia para a prática de Stand Up Paddle, kitesurfe e windsurfe em ondas em todo o Brasil, é um verdadeiro paraíso com dunas, rios, ilhas e lagoas. A praia é famosa também pela pesca de camarão. A região mantém uma boa infraestrutura turística, com equipamentos de gastronomia e de hospedagem.

Praia da Vila – Aqui foi um dos palcos (dos poucos, importante frisar) que sediou o Campeonato Mundial de Surfe (WCT), durante oito anos. Localizada no coração da cidade, e por causa das ilhas bem posicionadas, é onde formam-se as melhores ondas. Na Praia da Vila também é comum a atividade pesqueira e a observação das baleias, que podem ser vistas a 20 metros da praia. Há muita estrutura de veraneio, com meios de hospedagem e de alimentação ao longo da orla ou muito próximo. A praia também é acessível a cadeirantes num projeto em parceria com os Bombeiros de Santa Catarina.

Praia do Porto – Esta praia proporciona a observação dos navios que chegam e saem do Porto de Imbituba. Os molhes servem de locais de pesca, já que a praia possui uma grande comunidade pesqueira e é cercada por barracões ao longo da costa.

Praia de Itapirubá – Com uma incrível vista panorâmica, de onde se pode observar uma linda baía, é ponto certo de surfistas devido à boa formação de suas ondas. Próxima de cidades históricas, águas termais e pontos turísticos da região, a praia de Itapirubá também chama atenção por suas dunas e vegetação nativa. Tem ainda um sítio arqueológico riquíssimo.

Praia D’água – A Praia D’água recebe esse nome por causa das correntes de água que saem dos morros ao seu redor. Para chegar lá, só é possível através das trilhas que partem das praias vizinhas. São 20 minutos de caminhada.

Praia da Ribanceira – localizada ao sul da Praia de Ibiraquera, é onde se concentram os surfistas. Também é bastante frequentada por pescadores e praticantes de windsurfe. Uma das características mais marcantes da Ribanceira é a estreita faixa de areia sempre úmida, devido às nascentes próximas. O acesso pode ser feito pelo Centro da cidade ou pela BR-101, através da Praia de Ibiraquera.

Praia do Luz – Situada entre o balneário de Ibiraquera e a Praia do Rosa, a Praia do Luz é uma das marcas ainda selvagens de Imbituba. Mantém uma encosta ainda virgem de Mata Atlântica, com pouca habitação e perfeita para quem quer fazer uma bela caminhada. Com uma pequena extensão, o local é bastante preservado e não possui atividade noturna ou gastronômica. Quem quiser curtir um barzinho ou um restaurante, pode dar um passeio pelas praias vizinhas, a cerca de 300 metros

Praia Vermelha – Recanto ainda selvagem da cidade, a Praia Vermelha tem 480 metros de extensão e seu acesso é somente por trilhas. Praticamente deserta, não possui qualquer infraestrutura de hotéis ou restaurantes, mas ainda assim é um passeio obrigatório ao turista. A caminhada para chegar leva cerca de 30 minutos.

Siga o Viajar é Vida nas redes sociais

História e arquitetura entram na lista sobre o que fazer em Imbituba

Sant’Anna de Villa Nova foi onde a colonização açoriana iniciou o que hoje chamamos de Imbituba. De uma das freguesias mais antigas do sul do Brasil para um local que resgata e mantém a história viva. Inaugurada em 1º de julho de 2018, a Casa Açoriana Freguesia Sant’Anna de Villa Nova é espaço cultural das manifestações folclóricas, culinária, econômica, social e religiosas de base luso-açoriana. O visitante encontra muitos elementos tais quais eram no passado.

A antiga Usina Termoelétrica hoje é o Museu Histórico Municipal de Imbituba, ou só Museu Usina. O prédio situado no Centro, às margens da Lagoa da Bomba, e construído em 1917 passou por um restauro para receber o acervo.

Na mesma linha do turismo histórico, mas com pitadas do religioso, Imbituba tem a Igreja Matriz, que é sede da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição. Sua história começa em 1878, quando um navio inglês, carregado de material para a estrada de ferro Dona Tereza Cristina, naufragou nas praias da cidade. O comandante da embarcação era um irlandês muito católico que, vendo-se salvo, doou ao povo uma belíssima imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Como não existia igreja, a imagem ficou sob os cuidados de um tal capitão, até que em 1898 foi construída a primeira capela. A Igreja de Imbituba é de uma beleza arquitetônica admirável. Seu estilo é um tardio colonial, clássico e perfeito. O altar-mor é um perfeito gótico. Esse altar foi doação da família Catão. Pertencia a uma igreja no Rio de Janeiro e seria destruído.

História e arquitetura entram na lista sobre o que fazer em Imbituba
História e arquitetura entram na lista sobre o que fazer em Imbituba
Fotos: Turismo Imbituba/divulgação

Veja os endereços

  • Igreja Matriz
  • Rua Imaculada Conceição, 111
  • Contato: (48) 3255-0250

Quando viajar? Saiba tudo sobre o que fazer em Imbituba

Em cada período do ano é possível se encantar com diferentes atrativos de Imbituba. Do verão das praias ao inverno das baleias, sempre tem algo para ser feito, visto ou apreciado na cidade.

  • Janeiro, fevereiro e março – período do calor, ideal para curtir as praias e o sol
  • Abril, maio e junho – com temperaturas mais amenas, ideal para aproveitar mais as atividades junto à natureza
  • Julho, agosto, setembro, outubro – observação de baleias
  • Setembro, outubro e novembro – reconhecimento da parte histórica, visitação aos museus

Como chegar?

Imbituba tem como principal acesso por via terrestre a BR-101. Partindo de Florianópolis ou de Porto Alegre, ela é a via de chegada. O aeroporto mais perto de Imbituba é Humberto Ghizzo Bortoluzzi (JJG) localizado na cidade de Jaguaruna que fica cerca de 60 quilômetros de distância e tem voos mais espaçados. O outro terminal que atende a cidade é o de Florianópolis, situado cerca de 90 quilômetros.

Além de alugar um carro para fazer o trajeto, você pode optar por ir de ônibus, pegando um Uber/táxi do aeroporto até a rodoviária e, de lá, seguindo para Imbituba. A passagem custa em média R$ 35 e a viagem dura em torno de 1h30min.  Consulte as empresas Catarinense e Itapemirim sobre os horários.

Distâncias entre Imbituba e algumas principais cidades

  • Laguna – 28km
  • Palhoça – 72km
  • Florianópolis – 86km
  • Itapema – 137km
  • Balneário Camboriú – 152km
  • Itajaí – 162km
  • Penha (Beto Carrero Word) – 183km
  • Blumenau – 202km
  • Pomerode – 228km
  • Joinville – 243km
  • São Paulo – 763km
  • Rio de Janeiro – 1.213km
  • Porto Alegre – 370km

Onde ficar

O clima de praia pede pousada como forma de hospedagem. Por isso elas são tão comuns aqui em Imbituba. A Pousada Gaia, por exemplo, tem apenas 9 unidades habitacionais distribuídas em 2 suítes master e 7 suítes standard. Todas possuem cama de casal, banheiro, televisores, ar-condicionado, banquetas, frigobar e micro-ondas. Fica na Praia do Rosa.

Um descanso em contato com a natureza e a Pousada Natural Park tem como cenário a beira da lagoa e da praia de Ibiraquera. Fica em um ambiente único e totalmente preservado. Um verdadeiro paraíso natural onde você acorda ouvindo o barulho do mar e dos pássaros.

Na beira da Praia da Vila, uma das mais belas praias do Brasil, com cenários maravilhosos e uma estrutura agradável para receber você. Assim é o Praia Hotel Imbituba. Aproveite para curtir a natureza com tranquilidade e todo conforto que você merece.

Veja os endereços

  • Pousada Gaia
  • Av. Porto Novo, 713, Ibiraquera
  • Contato: (48) 3355-7258 e (48) 99961-1106
  • Praia Hotel Imbituba
  • Rua Manoel Antonio de Souza, 864, Praia da Vila
  • Contato: (48) 3255-1700 e (48) 3255-1701

Onde comer?

Uma boa experiência faz toda a diferença em um a viagem e ao visitar Imbituba, você poderá conhecer diferentes aspectos locais, seja pelos sabores ou pela peculiaridade dos restaurantes.

O Bistrô Pedra da Vigia, que fica anexo à Pousada Regina Guest House, na Praia do Rosa, é um local intimista e familiar. O salão é decorado com peças da cultura local, como utensílios de pesca, embora o foco do cardápio sejam as receitas inspiradas na culinária francesa. O destaque fica por conta dos frutos do mar, mas o ambiente também traz opções de filé, frango e carne de cordeiro, além das massas e quiches. Entre as vantagens está a bela vista da praia.

Já o Restaurante Zequinha é especializado em refeições à la carte para 2 pessoas. Cada sugestão vem como acompanhamentos: arroz, feijão, fritas, farofa e um bufê de salada. O restaurante trabalha com frutos do mar e variedade incrível de peixes. Mas há também petiscos e pastéis.

O Kombinado Gastropub é um local que oferece cervejas geladas, drinks, petiscos, hambúrgueres artesanais, música ao vivo em alguns dias e ambiente climatizado. A especialidade da casa é a Porpeta Burger feita com pão com gergelim, almôndegas, queijo muçarela, alface, tomate, cebola roxa e molho especial.

Veja os endereços

  • Kombinado Gastropub
  • Rua Manoel Florentino Machado, 181, esquina com Av. Presidente Getúlio Vargas, Centro
  • Contato: (48) 99673-2110

Curtiu este guia com tudo o que fazer em Imbituba? Que outra cidade de Santa Catarina você gostaria de visitar e ter antes todos os detalhes com produção do Viajar é Vida? Conte nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*