Quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil

A mesma pandemia que nos fez ficar em casa por um bom período de tempo é a que está fazendo com que tenhamos novos hábitos para, enfim, poder aproveitar uns dias fora de casa. Mas quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil? A plataforma fez um levantamento e já consegue se ver não mais como um meio de hospedagem alternativo, mas sim como o principal canal de reserva de acomodações Brasil afora.

Com receio das aglomerações dos hotéis e pousadas, muita gente optou por alugar um espaço mais familiar, sem contato com muita gente, mesmo que para isso tivesse que colocar na lista de tarefa das férias cozinhar a própria comida, por exemplo.

O andamento da vacinação gerou uma explosão de acessos, com muita gente querendo relaxar em diferentes partes do Brasil. Isso fez com que as reservas pela plataforma internacional fossem maior ainda do que no primeiro trimestre de 2019, quando nem havia ainda a pandemia.

No radar do site está a percepção de que ou as famílias querem um espaço maior para poder aproveitar (então saem de seus apartamentos de vivência para casas em praias ou em locais com piscina, por exemplo) ou ainda seguem rumo a áreas isoladas, para manter contato com a natureza, sem a temida aglomeração.

Dessa forma, cidades com menos de 50 mil habitantes entraram no ranking e agora o Viajar é Vida mostra quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil. As reservas nestes destinos menores cresceram 50% com a pandemia. Veja os lugares em alta:

Quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil
Foto: Pixabay

Cunha abre a lista de quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil

Com cerca de 22 mil habitantes, essa cidade de São Paulo segue os princípios interioranos e chama a atenção por ser a maior produtora de pinhão do estado e por concentrar a maior frota de fuscas do Brasil. Mas não é só! Cunha também tem retomado sua produção de vinhos, atuando no resgate da produção dos vinhos de mesa com o uso das uvas Isabela e Moscatel.

Fica aqui também um imenso campo de lavanda, onde são cultivados diferentes tipos da planta o que torna o cenário muito parecido com aqueles da região de Provence, na França. O lavandário fica florido durante o ano inteiro.

A cidade tem vários atrativos ligados à natureza, como a Pedra da Macela, cujo cume pode ser atingido depois de uma caminhada de 2 quilômetros e meio por uma estrada asfaltada. O visitante chega a 1.840 metros de altitude ao local onde pode ter uma vista panorâmica de toda a região, incluindo Ilha Grande e as baías de Angra dos Reis e Paraty. Outra dica na cidade é o Parque da Serra do Mar, que se espalha por cerca de 25 cidades dos arredores. É o local de preservação da Mata Atlântica, onde estão autorizadas trilhas para ver de perto o ecossistema  com suas plantas, animais, rios e cachoeiras.

Cunha abre a lista de quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil
Foto: InaeMiranda/Pixabay

Leia também

Itatiaia é a representante do Rio de Janeiro

Também com cenários naturais, Itatiaia, no Rio de Janeiro, tem chamado a atenção dos visitantes e entrou na lista de quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil. Por aqui, o viajante poderá se deparar com belíssimas cachoeiras, incluindo a Véu de Noiva com seus 40 metros de queda e propícia para banhos. Se é para curtir os mergulhos, outras dica é o Lago Azul, que forma uma piscina natural entre as rochas espalhadas ao longo do Rio Campo Belo. No lugar tem quiosques com churrasqueiras que podem ser usadas desde que agendadas previamente pelos telefones do parque. Tem ainda o Mirante do Último Adeus, localizado na altitude de 810 metros e de onde se tem uma vista parcial do Parque Nacional, do Rio Campo Belo, da Represa Hidrelétrica do Funil, do Parque Nacional da Serra da Bocaina, e do Centro de Visitantes. Excelente local para fotografias.

Segundo a prefeitura, o principal atrativo do município é o Parque Nacional do Itatiaia, a mais antiga Unidade de Conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937, pelo então presidente Getúlio Vargas. O lugar está entre os 5 melhores lugares do Brasil para observação de aves por possuir em seu território diversas espécies endêmicas (que só existem por aqui) atraindo observadores e pesquisadores de todo o mundo.

Itatiaia é a representante do Rio de Janeiro
Foto: Roberto Shimizu/Pixabay

Mata de São João é o paraíso baiano

No litoral baiano, Mata de São João também figura na lista de quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil. O município é um verdadeiro paraíso tropical do Litoral Norte da Bahia, na chamada de Costa dos Coqueiros, na Grande Salvador. Nesta cidadezinha ficam a praia de Imbassaí, a Praia do Forte e a Costa do Sauípe, que concentra o maior número de resorts de alto padrão do litoral brasileiro. Foram eles que ajudaram na fama da cidadezinha que possui 28 quilômetros de litoral e reservas naturais.

O Projeto Tamar possui uma base ecológica na região e há vários outros apelos para o ecoturismo, turismo de aventura e turismo de sol. Para quem ama praia e altas temperaturas, Mata de São João é uma boa pedida.  

Mata de São João é o paraíso baiano
Foto: Jota Freitas/Flickr

Quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil? Torres entre elas

Na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina fica a cidade de Torres. A paisagem local se destaca por ser a única praia do Rio Grande do Sul em que sobressaem paredões rochosos à beira-mar. A cidade ganhou esse nome inclusive por conta dos penhascos que se erguem na frente do Atlântico. São 4 morros que se encontram entre as praias: 2 na praia da Guarita, o Morro do Meio (que é o maior) e o Morro do Farol. Os cenários das praias de Torres são únicos no Brasil. Importante citar ainda que à frente da praia fica a única ilha marítima do estado, a Ilha dos Lobos.

Outros atrativos são o parque da Guarita, que é uma unidade de conservação e onde ficam os penhascos; e o Morro do Farol no Centro da cidade. Lá do alto se tem uma boa visão da Praia da Cal, Praia Grande, Prainha, Praia do Cal e Morro do Meio. Com essas belezas e vários novos anfitriões, Torres entrou na lista de quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil.

Quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil? Torres entre elas
Foto: Wikipedia

Camanducaia é puro tempero mineiro

Em Minas Gerais está o município de Camanducaia, que possui diferentes atrações turísticas, como as grutas José Pereira do Pico do Selado, além da cachoeira do Quinzinho, onde se pode pescar trutas. Durante os meses de inverno a cidade chama a atenção por ser destino perfeito para casais. Camanducaia está entre os mais românticos e charmosos roteiros de Minas. Na cidade fica Monte Verde que é uma pequena vila de montanhas verdes, cercada por pinheiros. Suas pousadas e restaurantes são ótimas atrações para um fim de semana a dois. Durante o dia, pode-se apreciar a paisagem em caminhadas por trilhas, como a do Pinheiro Velho – a mais famosa de todas.

Camanducaia é puro tempero mineiro
Foto: Wikipedia

Imbituba é representante catarinense na lista de quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil

Nem todas as cidades são de pequeno porte na lista de quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil. Imbituba no litoral catarinense, por exemplo, tem cerca de 190 mil habitantes e um litoral de dar inveja. São belíssimas praias como a do Rosa e a Itapirubá, além de ilhas e a Lagoa de Ibiraquera que entram como motivos para atrair os visitantes. A região é famosa pela observação de baleias e também pelas atividades de ecoturismo, como as trilhas que aproximam o visitante da natureza.

Há ainda o apelo histórico, com monumento à Anita Garibaldi, a heroína dos dois mundos; o Museu da Baleia e a Casa Açoriana. A tradição do litoral catarinense se reflete também na gastronomia, então, aproveite para conhecer a culinária local e coma muito peixe e frutos do mar.

Imbituba é representante catarinense na lista de quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil
Foto: Wikipedia

Porto Belo também fica em SC

Também em Santa Catarina, mas mais ao norte, fica a cidade de Porto Belo. Com 22 mil habitantes, a cidade tem incríveis belezas naturais, que incluem praias e a Ilha de Porto Belo, com administração privada e que possui uma série de atividades. Prédios históricos, igreja centenária, alambiques… a cidade é uma das mais antigas de Santa Catarina e carrega muita tradição.

E sua localização, na Costa Verde & Mar, é uma forma de você ficar bem hospedado e poder circular por outras várias cidades próximas, a exemplo de Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí. Porto Belo é uma cidade bem estruturada, com ótimos restaurantes, cafés e até shopping centers. Se tiver filhos, a criançada vai amar estar perto da natureza, fazer passeios de escunas piratas e curtir um enorme parque aquático.

Porto Belo também fica em SC
Foto: Wikipedia

Itacaré é outra boa surpresa da Bahia entre os mais procurados no AirBnB

O litoral baiano é cheio de boas surpresas, como Itacaré. O município possui praias urbanas e rurais, diferenciadas também pelo que oferece, além da infraestrutura. Nas urbanas você pode ir de carro, tem restaurantes, lojas, bares nos arredores. Já nas rurais você provavelmente terá que levar seu lanche, caminhar para chegar e ter muita vontade para curtir o sol. Se curte a natureza, Itacaré também tem cachoeiras famosas. À noite, a Pituba é uma rua que recebe os visitantes. Possui loja de artesanatos, restaurantes diversos, bares bacanas e muito mais.

Itacaré é outra boa surpresa da Bahia entre os mais procurados no AirBnB
Foto: gustavoboulhosa/Pixabay

Pirenópolis tem tradição e natureza como encantos

Na região Centro-Oeste, mais precisamente em Goiás, Pirenópolis é outra na lista de quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil. Por aqui, o principal atrativo são as cachoeiras, o centro histórico que integra o patrimônio nacional graças às suas casas e igrejas do século 18, bem como as ruas de pedras ainda mantidas como no passado. Por aqui também o visitante encontra as serras com seus mirantes; a gastronomia e as festas e eventos.

O turismo ecológico está em alta em Pirenópolis, não apenas pelas suas belas paisagens, mas também pelo clima e condições geográficas. São vários morros, matas, rios e cachoeiras que servem para caminhadas, montanhismo, rapel, boiacross e tantas outras atividades.

Pirenópolis tem tradição e natureza como encantos
Foto: samirnegreiros/Pixabay

Ilhabela encerra a lista de quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil

No litoral norte de São Paulo, Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos do país. Com seus quase 30 mil habitantes, tem sido bastante procurado pelos viajantes, até por isso acabou aparecendo na lista de quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil. A natureza é generosa, então, atividades de praia, de ecoturismo e esportivas são pratos cheios.

A observação de pássaros e de baleias são duas novas atividades que estão fazendo gerar valor ao turismo. E os roteiros românticos também têm crescido, nesta cidade que vale muito visitar e conhecer para ter dias incríveis e memoráveis.

Ilhabela encerra a lista de quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil
Foto: Angelo Gafanhoto/Pixabay

O que achou desta lista de quais as cidades mais procuradas no AirBnB no Brasil? Você já conhecia todas elas ou ainda tinha alguma que nunca ouviu falar? E se puder escolher apenas uma para as próximas férias, qual seria? Deixe no comentário do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*