O que fazer em Canoinhas

Cidade do Planalto Norte catarinense, com menos de 52 mil habitantes e um verdadeiro recanto para curte estar perto da natureza ou conhecer sobre os municípios, o Viajar é Vida mostra agora o que fazer em Canoinhas.

Localizada em uma altitude de cerca de 840 metros em relação ao nível do mar,  a cidade foi o centro da Guerra do Contestado entre 1912 e 1916 e conquistou um desenvolvimento na economia local depois de 1930, quando um ramal ferroviário integrou a cidade à Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande e ao porto de São Francisco do Sul. Com isso, a produção de madeira e até erva-mate ajudou na visibilidade da cidade. Hoje é um ótimo programa passar uns dias na cidade para conhecer a história, se encantar com a arquitetura e conhecer a hospitalidade de sua gente.

O que fazer em Canoinhas
Fotos: Secretaria de Turismo de Canoinhas

Ver de perto a arquitetura em madeira está na lista sobre o que fazer em Canoinhas

A madeira é uma aliada da arquitetura desta linda cidade. Por isso, na lista sobre o que fazer em Canoinhas, vá visitar as várias construções levantadas totalmente em madeira. Este formato mostra a influência das colonizações polonesa, ucraniana, germânica e mesmo a presença norte-americana que fez a cidade ganhar forma no começo do século 20. A empresa Southern Brazil Lumber & Colonization Company era considerada naquela época como uma das maiores madeireiras do Brasil.

Ao buscar por visitar locais com esta arquitetura, coloque na lista a casa de escamas, erguida nos anos 1920, fica no Distrito de Marcílio Dias. A casa tem parte da fachada revestida com pedaços de madeira cortados em forma de escudo arredondado, que dá a aparência de escamas de peixe. É uma das únicas casas deste estilo encontradas no Brasil e a única da região.

E o que dizer de igrejas ou capelas também levantadas com madeira? Na Capela de São Demétrio, por exemplo, a arquitetura aponta para a tradição católica da Ucrânia. Construída entre 1957 e 1960, foi tombada como patrimônio histórico em 2008 e, em 2015, passou por uma reforma, restaurando a estrutura original. Nesta mesma linha, está a Capela de São José, que foi erguida em 1930 com a ajuda da comunidade e que passou por reforma em 2015 para recuperar algumas partes danificadas.

Se você acha que apenas construções de pequeno ou médio portes eram feitas com madeira, precisa conhecer a mansão que foi originalmente construída no Distrito de Marcílio Dias há mais de 60 anos e depois comprada e transportada para a área central de Canoinhas. São mais de 100 cem anos de existência da casa de madeira que tem o estilo arquitetônico tradicional suíço.

Por aqui em Canoinhas, até a Estação Ferroviária de Marcílio Dias tem esse apelo da madeira. Construída na década de 1910, museus históricos culturais e áreas de lazer. Ela foi restaurada pelo IPHAN em 2021, e rebatizada de Complexo Turístico Cultural de Marcílio Dias.

Ver de perto a arquitetura em madeira está na lista sobre o que fazer em Canoinhas
O que fazer em Canoinhas? Turismo religioso

Leia mais

Aspectos rurais e uma das mais antigas cervejarias em funcionamento no Brasil

Para momentos de descontração, a visitação à Cervejaria Canoinhense é pedida certa. Ela foi fundada no início do século 20 e está entre as cervejarias mais antigas do Brasil, com operação desde 1908. O local possui técnica das originárias das cervejarias alemãs, trazida por Otto Loeffler, pai de Ruprecht Loeffler. Tanto a cerveja como o chope são fabricados artesanalmente no local. A cervejaria é um local rico em história.

Se o objetivo for ter uma experiência rural, o Clube do Cavalo dispõe de um espaço para passeios a cavalo, charrete e carroça. Organização de cavalgadas para grupos e treino de laço são alguns dos serviços disponibilizados para a comunidade.

Outros três grandes sítios apostam no contato com a natureza e no estilo de vida rural para atrair os viajantes. Vale conhecer o Sítio Esmeralda, o Sítio Recanto Feliz e o Sítio Santa Bárbara. Em todos é possível fazer caminhadas em meio à mata e desfrutar de um belo ambiente de vida rural.

Aspectos rurais e uma das mais antigas cervejarias em funcionamento no Brasil

O que fazer em Canoinhas? Turismo religioso

A religiosidade é um ponto forte na lista sobre o que fazer em Canoinhas. São diversas igrejas ou capelas que representam a fé e os costumes de diferentes comunidades que vieram colonizar a região. Além das capelas de madeira que o Viajar é Vida já mostrou acima, tem ainda várias outras. Como a Capela Santa Cruz que foi edificada em 1961 no lugar da primeira Igreja e do primeiro cemitério de Canoinhas. Ela fica localizada em uma colina no centro do município. Dentro está uma cruz em madeira, única peça restante do antigo templo que foi destruído por um incêndio.

Feita em pedra basalto, a Igreja Nossa Senhora Aparecida data de 1965. Na parte interna ficam inúmeras pinturas sacras que dão um colorido e um grande destaque à sua estrutura. A Capela Nossa Senhora Aparecida é a uma das mais requisitada para a realização de cerimônias e casamentos. Ela localiza-se no Bairro Piedade, próximo ao trevo de acesso secundário de Canoinhas.

A Igreja Matriz Cristo Reis é outra obra quase centenária. Erguida a partir de 1926, pode ser avistada de vários pontos da cidade. Em 1982 a igreja foi toda reformada, sendo preservada apenas a torre da construção antiga.

O que fazer em Canoinhas? Turismo religioso

Gostou de saber um pouco mais sobre o que fazer em Canoinhas? Você já teve experiências nesta cidade catarinense? Conte o que pode indicar aos leitores do Viajar é Vida nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*