O que fazer em Aracaju em Sergipe

Aracaju tem cerca de 650 mil habitantes e é considerada a capital com menor desigualdade social no Nordeste do Brasil. Também é a cidade que cultiva hábitos de vida mais saudáveis em todo o país e é um exemplo nacional no uso de ciclovias como deslocamento urbano. Com tantos atributos, o Viajar é Vida preparou este conteúdo com a dicas de o que fazer em Aracaju em Sergipe. A bela cidade tem uma relação importante com o turismo e garantiu aos viajantes a criação de alojamentos coletivos, os famosos hostels. Ou seja, além de belezas naturais e atrativos turísticos, se hospedar em Aracaju é possível em diferentes meios.

Conhecer a orla de Atalaia está na lista sobre o que fazer em Aracaju em Sergipe
Foto: divulgação

O que fazer em Aracaju em Sergipe: visitar Crôa de Goré

Uma pequena ilha de areia branca que aparece durante a maré baixa, assim é Crôa de Goré. Situada no Rio Vaza Barris é possível chegar no local por meio de lanchas, barcos ou catamarãs que saem da Praia do Mosqueiro. O percurso leva em torno de 15 minutos e é onde os viajantes encontram manguezais, pequenas ilhas e vegetação característica deste ambiente ainda bastante preservada.

A região mantém alguns bares flutuantes que aos finais de semana recebem muitos turistas e moradores. Gente que aproveita para degustar as delícias da gastronomia litorânea e nordestina e praticar esportes aquáticos como o stand-up paddle.

Outra ilha que desaparece com a alta da maré é a Ilha dos Namorados. Ela está localizada entre o Rio Vaza Barris e o Oceano Atlântico e não possui qualquer tipo de infraestrutura. Até porque estaria exposta à maré alta. Embora apareça por determinados horários do dia, é ponto de parada das embarcações que seguem para a Orla do Pôr do Sol na Praia do Mosqueiro ou para Crôa de Goré.

Foto: Sergipe Turismo

A orla da Atalaia é um programa imperdível em Aracaju

Atalaia é uma famosa praia da capital sergipana e por isso entra na lista sobre o que fazer em Aracaju em Sergipe. Seus 6 quilômetros de extensão mantêm deques de madeira que levam ao calçadão, outro atrativo da cidade. Batizado de Passarela do Caranguejo, este trecho da praia possui diferentes bares, restaurantes e bomba principalmente durante as noites.

Como é bem localizado e valorizado tanto por moradores como por turistas, possui infraestrutura como ciclovia, quadras de esportes, outras de tênis, pistas de skate, caminho para corridas e campo de futebol. Até lagos artificiais fazem parte da área e servem para a prática de modalidades como o windsurfe.

Mesmo famosa, está distante do Centro de Aracaju. São cerca de 9 quilômetros da região central. E graças ao nome, possui um enorme caranguejo que serve como ponto de encontro e atrativo turístico do lugar.

A Orla de Atalaia seguramente abre a lista sobre o que fazer em Aracaju em Sergipe
Foto: Wikimedia

Mercado Municipal na lista sobre o que fazer em Aracaju em Sergipe

Como toda cidade de grande porte, um dos locais que merece sua visita é o Mercado Municipal. Em Aracaju ele mantém diferentes lojas que vão desde artesanato a produtos coloniais locais. Os preços são muito convidativos. Por aqui você encontra farinha de tapioca, rapadura, castanha de caju e muitos outros artigos da gastronomia e cultura sergipana. Situado na Rua José do Prado Franco, no Centro, o mercadão possui ainda bares e restaurantes. É uma ótima pedida para a nossa lista sobre o que fazer em Aracaju em Sergipe.

O Mercado Municipal é sempre uma atração nas cidades.
Foto: divulgação

Aventura para adultos e crianças no oceanário e no teleférico + zoo

A criançada vai adorar e os adultos se encantar com o Oceanário de Aracaju. São cerca de 60 espécies marinhas apresentadas em quase 20 aquários que se dividem em água doce e água salgada. O gerenciamento é do Projeto Tamar e o espaço físico tem o formato de uma grande tartaruga. Está localizado na orla de Atalaia e recebe mais de 10 mil visitantes todos os meses desde 2002.

Quem gosta de aventura, vai encontrar no Parque da Cidade um teleférico e um zoológico em região de Mata Atlântica. Do alto o percurso leva cerca de 25 minutos com funcionamento das 9h30min às 17h. Depois de observar os animais do alto, você poderá fazer a visita mais aproximada do chão. No zoo estão espécies como onça pintada, ursos, leão, macacos e diferentes aves.

O Oceanário é famoso e está na lista do que fazer em Aracaju em Sergipe
Foto: LisLand/Pixabay

Cultura e história entre o que fazer em Aracaju em Sergipe

Uma das coisas mais legais de viagem é poder acompanhar um pouco da cultura e história dos lugares por onde se passa. Por isso na lista sobre o que fazer em Aracaju em Sergipe não poderia faltar o Museu da Gente Sergipana e o Centro Cultural da cidade. O museu foi inaugurado em 2011 em um prédio onde funcionava o Colégio Atheneu Pedro II. O grande diferencial é que além do acervo há forte interatividade que leva o viajante a mergulhar na história e cultura local. Há elementos virtuais e personagens que você pode ouvir e se relacionar. É bem interessante esta experiência. Além de interativo o espaço é gratuito e foi projetado pelos mesmos idealizadores do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

Já o Centro Cultural de Aracaju existe desde 2014 e foi montado no prédio onde já funcionou a alfândega. Ali são montadas exposições, oficinas e apresentações artísticas e culturais. Junto funciona a Biblioteca Mário Cabral e a Sala de Cultura Popular Mestre Euclides.

A parte cultural e histórica é muito rica na cidade.

O que achou deste conteúdo do Viajar é Vida sobre o que fazer em Aracaju em Sergipe? Já teve a experiência pela cidade? O que achou? Compartilhe suas impressões nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*