Aprovada pela Assembleia Legislativa do estado, falta apenas a sanção do governador para que Santa Catarina tenha um novo incentivo turístico. E o Viajar é Vida mostra o que é a Rota Turística do Tiro que deverá passar por várias cidades já que há uma forte relação dos municípios de origem alemã com esta modalidade esportiva.
O projeto de lei é do deputado Sargento Lima (PL), que justificou desde o início a proposta como atração ao Estado por atiradores esportivos de outras regiões do país e até do exterior. Uma audiência pública foi realizada e 26 municípios pediram para integrar a Rota Turística do Tiro. Todos estão equipados com estandes especializados na modalidade.
O tiro enquanto esporte foi trazido pelos colonizadores a partir do século 19. Muitos imigrantes europeus que chegaram ao estado trouxeram junto a cultura e fundaram diversos clubes de caça e tiro. Um dos exemplos mais consagrados é a Schützenfest, em Jaraguá do Sul, conhecida como a festa nacional do tiro. Mais recentemente Joinville também tem realizado seu evento. A Shot Fair Brasil já considerada a maior feira do tiro e armamentos do país.
Leia mais
- O que fazer em Jaraguá do Sul
- Quais são as regiões turísticas de Santa Catarina
- 7 melhores cafés coloniais de Santa Catarina
- Onde tem pista de skate em Santa Catarina
A Schützenfest merece um capítulo à parte
A chegada dos colonizadores na região do Vale do Itapocu trouxe também a prática do tiro, com registros históricos a partir de 1906. Desde esta época, são organizadas Festas de Rei e Rainha, que evidenciam o valor do associativismo, o manejo e a destreza no tiro, o idioma, a música, a dança, o artesanato, a indumentária e a gastronomia típica.
A tradição se manteve com o surgimento de diversas Associações de Tiro na região do Vale do Itapocu. Na localidade do Rio da Luz, em 1988, discutiu-se a criação de uma grande festa de confraternização entre as sociedades, que culminou com uma apresentação às autoridades de como seria este evento, denominado Pré-Schützenfest.
Em 18 de março de 1989, 25 sociedades se uniram e criaram a Associação dos Clubes e Sociedades de Caça e Tiro do Vale do Itapocu, com o intuito de congregar as sociedades e de realizar a “1ª Festa dos Atiradores”, visando o resgate, a difusão e a manutenção das tradições germânicas.
Em 16 de março de 1989, foi criada a Comissão Central Organizadora com a atribuição de organizar os festejos da 1ª Schützenfest – Festa dos Atiradores, no período de 13 a 22 de outubro daquele ano. Foram realizadas competições de tiro, somente masculinas, nas modalidades Carabina 22, Chumbinho e Flecha. A festa teve também entre seus atrativos as bandas e gastronomia típicas, dança folclórica e os estandes de tiro abertos à comunidade.
A Schützenfest se consolidou como uma autêntica festa alemã e os organizadores passaram a aprimorar suas atrações, visando a manutenção das tradições e os costumes germânicos. Atualmente, 16 sociedades participam da Schützenfest bem como na promoção das Festas de Rei e Rainha durante o ano.
O que é a Rota Turística do Tiro de Santa Catarina e quais municípios integram?
Veja os municípios que integram a Rota Turística do Tiro de Santa Catarina:
- Jaraguá do Sul
- Araquari
- Joinville
- Rio Negrinho
- Mafra
- Porto União
- Caçador
- Irani
- Xanxerê
- Campo Erê
- São José do Cedro
- São Miguel do Oeste
- Palmitos
- Chapecó
- Concórdia
- Campos Novos
- Curitibanos
- Lages
- Rio do Sul
- Timbó
- Pomerode
- Blumenau
- Balneário Camboriú
- Brusque
- São José
- Tubarão
- Criciúma
Você já tinha ouvido falar da tradição do tiro em território catarinense? Gostou de saber sobre o que é a Rota Turística do Tiro de Santa Catarina? Deixe sua resposta nos comentários do Viajar é Vida.
Comentários