O famoso guia turístico Lonely Planet já elencou os melhores destinos para viajar em 2022 e o Viajar é Vida destaca eles para você. Chamado de “Best in Travel” o livro é dividido entre países, regiões e cidades. Sabendo dos riscos da pandemia, a equipe de trabalho da conceituada publicação fez uma lista ciente do cenário complexo para viagens, mas tentando equilibrar viagem e segurança.
A lista dos melhores destinos para viajar em 2022 traz as Ilhas Cook na primeira colocação da categoria de países, a região de Westfjords na Islândia como primeira colocada na categoria de regiões e a cidade de Auckland na Nova Zelândia no topo da categoria cidades. Mas há mais para se descobrir. Acompanhe agora a lista dos melhores destinos para viajar em 2022.
Lista de países como melhores destinos para viajar em 2022
As Ilhas Cook, que ficam ao sul do Oceano Pacífico, bem no meio do caminho entre a Austrália e a costa oeste da América do Sul, é um arquipélago de 15 ilhas descritas pelo Lonely Planet como “gotas de terra ao longo de 2 milhões de quilômetros quadrados de Pacífico azul e selvagem” e “ao mesmo tempo remotas e acessíveis, modernas e tradicionais”.
Esse foi o local escolhido como melhor país para viajar este ano. Atrás dele está a Noruega, um país escandinavo que abrange montanhas, geleiras e fiordes litorâneos profundos. Oslo, a capital, é uma cidade cheia de áreas verdes e museus. Navios vikings preservados do século 9 são exibidos no Museu do Navio Viking de Oslo. Bergen, com suas casas coloridas de madeira, é o ponto de partida de cruzeiros rumo ao deslumbrante Fiorde de Sogn. O país também é famoso pela pesca, pelas trilhas e pelo esqui, especialmente no resort olímpico de Lillehammer
Na terceira posição estão as Ilhas Maurício, país insular no Oceano Índico conhecido pelas praias, pelas lagoas e pelos recifes. No interior montanhoso, fica o Parque Nacional Gargantas do Rio Negro, com florestas tropicais, cachoeiras, trilhas para caminhada e animais selvagens, como raposas-voadoras. A capital Port Louis tem locais como o hipódromo Champs de Mars, a casa de fazenda Eureka e os Jardins Botânicos Sir Seewoosagur Ramgoolam, do século 18.
Veja a lista completa dos países como melhores destinos para viajar em 2022
- Ilhas Cook
- Noruega
- Ilhas Mauricio
- Belize
- Eslovênia
- Ilha de Anguila
- Omã
- Nepal
- Malauí
- Egito
Leia também
- Quais os destinos mais procurados para viagem em 2022
- 7 destinos diferentes na Europa
- Quais os 10 melhores destinos de praia do mundo
- Quais os destinos mais sustentáveis do Brasil
- 6 destinos de viagem instagramáveis
Auckland, Taipei e Freiburg são as cidades mais sugeridas
Na categoria cidades, Auckland, a cidade mais populosa da Nova Zelândia, tem muito a oferecer aos viajantes. Além da vida urbana, também tem acesso fácil a praias e reservas naturais. Nesta categoria cidades, Taipei, em Taiwan ocupou a segunda posição. A moderna metrópole com alamedas coloniais japonesas, ruas de compras movimentadas e prédios contemporâneos tem um dos horizontes mais aclamados pelos viajantes. Tudo por causa do arranha-céu Taipei 101, em formato de bambu e com 509 metros de altura. Ele possui lojas luxuosas na base e um rápido elevador que leva a um observatório perto do topo. Taipei também é conhecida pelo animado cenário de gastronomia de rua e pelos muitos mercados noturnos, entre eles o amplo mercado Shilin.
A terceira colocação ficou para Freiburg, na Alemanha. A cidade universitária é vibrante na região da Floresta Negra, no sudoeste alemão e conhecida pelo clima temperado e pela cidade velha medieval reconstruída, atravessada por riachos pitorescos. Nas montanhas dos arredores, a colina Schlossberg é um destino de caminhadas e tem ligação a Freiburg através de um funicular. Com um impressionante pináculo de 116 metros, a catedral gótica Freiburger Münster ergue-se sobre a praça central, a Münsterplatz.
Veja a lista completa dos melhores destinos para viajar em 2022 na categoria cidades
- Auckland, Nova Zelândia
- Taipei, Taiwan
- Freiburg, Alemanha
- Atlanta, Estados Unidos
- Lagos, Nigéria
- Nicósia, Chipre
- Dublin, Irlanda
- Mérida, México
- Florence, Itália
- Gyeongju, Coreia do Sul
Fiordes da Islândia no topo da lista de regiões
Na categoria Regiões, os fiordes ocidentais, ou os Westfjords da Islândia venceram. Aquele trecho é visitado por apenas 10% dos turistas que vão à Islândia, segundo o Lonely Planet. Embora seja uma região com paisagens islandesas dramáticas que alcançam seu clímax e onde o turismo em massa desaparece. A região montanhosa tem praias, fiordes e cachoeiras.
O segundo colocado é o estado da Virgínia, nos Estados Unidos. O território se estende desde a Baía de Chesapeake até os Apalaches, com um longo litoral no Oceano Atlântico. É uma das 13 colônias originais, com monumentos históricos como Monticello e a famosa plantação de Charlottesville, do pai fundador Thomas Jefferson. O Assentamento de Jamestown e Colonial Williamsburg são museus de história viva que reencenam a vida das eras colonial e revolucionária.
A terceira posição ficou para a região chinesa de Xishuangbanna, na província de Iunã, na China. A capital é Jinghong e fica às margens do rio Mecom, chamado de rio Lancangue em chinês.
Conheça todas as regiões que integram a lista dos melhores destinos para viajar em 2022
- Westfjords, Islândia
- Virgínia Ocidental, Estados Unidos
- Xishuangbanna, China
- Costa de Kent, Reino Unido
- Porto Rico, Caribe
- Shikoku, Japão
- Deserto do Atacama, Chile
- Scenic Rim, Austrália
- Ilha de Vancouver, Canadá
- Borgonha, França
Gostou desta lista da Lonely Planet com os melhores destinos para viajar em 2022? Qual deles seria a sua primeira escolha? Conte à comunidade do Viajar é Vida.
Comentários