Quem adora trilhas já deve ter ouvido falar desta que leva até uma cachoeira que tem como diferencial uma piscina com borda infinita e vista do litoral da Grande Florianópolis. O Viajar é Vida traz agora um guia completo sobre a Cachoeira do Jarrão, localizada em Palhoça, e queridinha de quem ama o contato com a natureza, quer fazer um grau nas redes sociais ou ter um outro endereço para se refrescar do calor em Santa Catarina. A Cachoeira do Jarrão fica no Morro do Cambirela, no Parque Estadual do Tabuleiro, distante cerca de 30 quilômetros da capital.
Antes de falar especificamente da Cachoeira do Jarrão, vale contextualizar o município de Palhoça no segmento do turismo, ecoturismo e turismo de aventura. A cidade é conhecida em todo o Brasil, principalmente entre os surfistas, por causa da praia da Guarda do Embaú. As belezas naturais do município são mesmo o seu maior atrativo. Localizado entre o litoral e a serra, possui rios, cachoeiras, ilhas, morros com vistas espetaculares e ainda abriga o acesso à área aberta à visitação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Também vale a pena conhecer os casarios coloniais da Enseada de Brito, a fortaleza portuguesa da Ilha de Araçatuba e os sítios arqueológicos da região.

Siga o Viajar é Vida nas redes sociais
Dicas do ponto de partida
O cenário do entorno é realmente incrível. Do alto é possível ver a Praia do Pontal, a Beira-Mar e o Morro da Cruz. Para chegar no local, é preciso encarar uma trilha de 2 quilômetros e meio. No percurso, diferentes piscinas naturais com água clara e gelada. Quando se chega, logo se percebe a estrutura de concreto. Foi uma ação do ser humano trazendo uma adaptação ao curso natural.
Para chegar no alto, o melhor a se fazer é estacionar o carro no Posto de Combustível Cambirela, no quilômetro 223 da BR 101, sentido Sul do Estado. Aproveite a conveniência para comprar barrinhas de cereal, algum chocolate e água. Este é o último ponto possível para isso.
Do posto, você deve caminhar pelo acostamento da rodovia no sentido Sul, até ver um pequeno córrego. É onde você começa o caminho morro acima. Salte o guard-rail e siga pela trilha. Logo nos primeiros 100 metros há uma placa de propriedade privada. Evite entrar neste trecho. Este terreno é da Tiger Rangers Airsoft, um centro de treinamento de tiro. Ou seja, arriscado! Para evitar outros riscos, como o de se perder, caminhe seguindo o curso do rio.

Veja os endereços
- Posto Cambirela
- Rodovia BR-101, Km 230,5, s/n – Enseada do Brito – Palhoça (SC)
- Contato: (48) 3242-8013
- Veja o mapa aqui
Guia completo sobre a Cachoeira do Jarrão em Palhoça: onde ficar
O Hotel Heinz tem quartos coloridos e está localizado próximo a lojas e restaurantes. Fica ainda a 9 quilômetros do Estádio Orlando Scarpelli, a 13 do Centro de Florianópolis e a 5 quilômetros da BR-101.
Na categoria 2 estrelas, o Hotel Cambirela é simples, porém aconchegante. Acomodações práticas no centro de Palhoça são oferecidas aqui. Situado a apenas 12 quilômetros do Aeroporto Hercílio Luz, os serviços incluem acesso Wi-Fi e estacionamento gratuito.
O Firenze Business Hotel fica no Centro de Palhoça e ao lado do Via Catarina Shopping. As acomodações são modernas e os quartos têm TV LCD com canais a cabo, mesa de trabalho e cofre com capacidade para laptop. As suítes possuem banheira de hidromassagem e sofá.
Veja os endereços
- Hotel e Restaurante Heinz
- Av. Aniceto Zacchi, 159 – Ponte do Imaruim
- Contato: (48) 3242-1776
- Hotel Cambirela
- Praça 7 de Setembro, 30
- Contato: (48) 3242-1364
- Firenze Business Hotel
- Av. Atílio Pedro Pagani, 300 – Passa Vinte
- Contato: (48) 3086-9006



Leia outros artigos com temas parecidos no Viajar é Vida
- O que fazer em Imbituba
- O que conhecer no Litoral de Santa Catarina
- As 7 melhores praias de Floripa
- 7 pousadas incríveis em Santa Catarina
Guia completo sobre a Cachoeira do Jarrão. Onde comer
Neste caso, nossa sugestão é para depois do passeio, quando você já estiver de volta no posto de combustível para pegar o carro. Uma boa dica é o Passeio Pedra Branca, um shopping a céu aberto com uma enorme variedade de restaurantes. São mais de 20 possibilidades, com a maioria dos locais com áreas abertas que permitem a vida ao ar livre e interação com a natureza. De brigadeiros artesanais, café e crepes, passando por hambúrgueres, pizzas, sushi e frutos do mar, o local oferece cardápios para os diferentes gostos.
Outra sugestão é a Churrascaria Assing que tem a tradição do melhor churrasco da Grande Florianópolis. Carnes de qualidade feitas na brasa, além de saladas e outros pratos à la carte. Já o Restaurante Sirva-se Bem oferece bufê variado com venda por quilo. Serve saladas, pratos quentes e sobremesa.
Veja os endereços
- Passeio Pedra Branca
- Rua da Universidade, s/nº, Cidade Universitária Pedra Branca
- Contato: (48) 3283-0065
- Churrascaria Assing
- Rua: Ver. Osvaldo de Oliveira, 4015 – Centro
- Contato: (48) 3033-4545
- Restaurante Sirva-se Bem
- Av. Bom Jesus de Nazaré, 126 – Aririu
- Contato: (48) 3341-3805



Guia completo sobre a Cachoeira do Jarrão em Palhoça. O que levar
Quem sobe o Morro do Cambirela atrás da Cachoeira do Jarrão vai para se banhar. Então, leve por baixo da roupa da caminhada a roupa de banho. Numa mochila, carregue toalha de banho, protetor solar, repelente para mosquitos, água e lanche e celular com bateria extra (eu sempre tenho o carregador externo!). Vá de tênis porque há trechos mais complicados e o ideal é NÃO IR de chinelos. Como regra de todo amante de uma trilha, não se esqueça de trazer de volta todo o lixo que produzir. Mantenha a natureza preservada.
Principais distâncias
- Florianópolis: 17km
- Balneário Camboriú: 90km
- Blumenau: 144km
- Criciúma: 134km
- Curitiba: 254km
- Porto Alegre: 500km
- São Paulo: 695km
- Rio de Janeiro: 762km

Comentários