Como vai ser o mirante da praia de Barra Velha

Já está na boca do povo e a prefeitura acredita que até dezembro esteja pronto. Mas como vai ser o mirante da praia de Barra Velha? Localizado na Praia das Pedras Brancas e Negras, o novo espaço vai trazer beleza e facilidades para quem veraneia na cidade, sejam os moradores ou turistas.

A Secretaria de Turismo informa que esse encontro natural é raríssimo. São dois costões de pedras, paralelos, formados por uma divisa de pedras brancas e negras. A relevância científica e ecológica deste afloramento rochoso vem da antiguidade.

Estima-se que esse sítio geológico tenha idade superior a 2 milhões de anos, constituindo-se um dos raríssimos (se não o único) local do Brasil em que uma formação desta natureza e idade pode ainda ser observado na superfície. No mundo, pode ser encontrado também no Canadá e na Nova Zelândia.

Como vai ser o mirante da praia de Barra Velha
Fotos: divulgação
Como vai ser o mirante da praia de Barra Velha

Como vai ser o mirante da praia de Barra Velha e qual a estrutura prevista

Este trecho separa a Praia do Sol da Praia da Barrinha e tem como característica principal a divisão de cores. Do alto do costão podem ser avistadas várias praias da cidade. O espaço é visitado e apreciado por moradores, turistas e visitantes de todo Brasil como também de outros países. O lançamento para a construção ocorreu em julho de 2022. O mirante deve ter um deque, canteiros e colocação de meio fio, para tornar a paisagem ainda mais bonita.

O mirante deve ser uma das atrações para o próximo verão em Barra Velha. A obra de custar cerca de um milhão e trezentos mil reais e o investimento deve ser feito em duas etapas com recursos do Governo Estadual, Governo Federal e recursos próprios da prefeitura.

Como vai ser o mirante da praia de Barra Velha
Como vai ser o mirante da praia de Barra Velha

Leia mais

O que fazer em Barra Velha

A boca da barra é um dos locais que atraem visitantes em Barra Velha. Distante cerca de 6 quilômetros do Centro, é o lugar para admirar o encontro das águas do Atlântico com as do Rio Itapocú. Aqui é um ponto bacana para ver o pôr-do-sol nas dunas.

Os turistas também aproveitam locais como o cruzeiro e Costão dos Náufragos. Uma cruz marca um fato histórico muito importante para a cidade. Trata-se de um naufrágio envolvendo alguns combatentes que regressavam da Guerra do Paraguai em 1865. O local onde se localiza o Cruzeiro, muito frequentado pelos amantes da pesca, além de ser um lugar histórico tem uma beleza ímpar.

Também na beira do mar ficam a estátua de Iemanjá e o monumento da sereia Janaína. Estão no Costão dos Náufragos e foram inauguradas em 1993. Os pescadores da cidade veem na dupla uma proteção divina. Elas são uma homenagem à mitologia africana e aos homens do mar. A Sereia Janaína é uma homenagem à filha de Iemanjá.

Também na beira da água, mas na Praia do Grant, bairro Itajuba, fica a Estátua do Pescador. A homenagem aos homens do mar foi recolocada pela terceira vez na água no dia 29 de junho de 2013, dia de celebração da profissão e também de São Pedro, o apóstolo pescador.

Já no morro no Centro da cidade fica a estátua que é uma réplica do Cristo Redentor. Com 40 metros de altura, de lá dá para avistar boa parte da cidade, além da lagoa e da maioria das 7 praias de Barra Velha.

A mais famosa é a Central, com seus 800 metros de extensão, sendo a mais movimentada e procurada pelos turistas. Isso ocorre por conta dos diversos serviços turísticos estarem dispostos na orla e ruas próximas.

Ladeada pelo molhe de pedras, a Praia Central estende-se desde esse molhe até o Costão dos Náufragos. Aqueles que gostam de um bom passeio à beira-mar, podem percorrer toda a extensão da central em poucos minutos. Partindo do molhe, em direção ao Costão dos Náufragos, pode-se encontrar um visual típico do litoral: o colorido dos barcos artesanais, no ponto conhecido como “Porto dos Pescadores”.

Distante 4 quilômetros do centro fica a Ponte Pênsil, outro atrativo turístico. Ela segue o estilo da consagrada “Hercílio Luz”, da capital catarinense. Oferece um visual belíssimo da lagoa e, ao longe, do centro do balneário. É destinada à travessia de pedestres e ciclistas e constitui-se em importante ligação entre o mar da península e o continente, além de impulsionar o mercado imobiliário da região.

Gostou de conhecer um pouco sobre a cidade e como vai ser o mirante da praia de Barra Velha? Você já visitou esta cidade do litoral catarinense? Como foi sua experiência? Conte nos comentários do Viajar é Vida e compartilhe a informação com nossos leitores.  


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*