Como será o primeiro parque náutico com praia artificial de SC

A cidade de Campos Novos, no Oeste catarinense, é o local escolhido para este projeto turístico inovador. Mas como será o primeiro parque náutico com praia artificial de SC? A obra do Grupo Eco & Eco prevê a construção do Parque Náutico Cachoeira do Aguapé às margens da Usina Hidrelétrica de Campos Novos. O projeto total estima um investimento de R$ 45 milhões com verba dos governos federal, estadual e municipal, além de incentivo público-privado. E deverá ser feita em etapas.

Parte integrante do programa “Campos Novos 2045”, ele visa fomentar o turismo e economia da região. O complexo terá 38 elementos, incluindo estacionamento com mais de 500 vagas, praia para balneabilidade segura, garagem náutica, rampa de acesso ao lago para embarcações de grande porte, trapiche para esportes aquáticos e pesca esportiva. Ainda estão previstos: deck de contemplação da Cachoeira do Rio Aguapé, quadras poliesportivas e de tênis, campo de futebol, 48 churrasqueiras acopladas aos espaços gourmet e até um funicular para deslocamento interno.

Além disso, estão projetados ainda quiosques, templo ecumênico, centro de eventos, parque infantil e a chamada Praça do Chimarrão, que contará com diversas lojas, restaurante, anfiteatro e até dog park.

Como será o primeiro parque náutico com praia artificial de SC
Foto: Grupo Eco & ECo

Leia também

Como será o primeiro parque náutico com praia artificial de SC. Outros detalhes

Ao Jornal Celeiro, o secretário de Planejamento de Campos Novos, Vilmar Antônio Ferrão, disse que o desenvolvimento dos elementos do parque é o resultado da interação da comunidade que opinou sobre as principais necessidades da região. Além disso, durante os últimos anos foram realizados pesquisas e estudos para viabilizar as possibilidades e vocação na região. “Também levamos em conta o que cada turista procura e verificamos o tipo de turistas que circulam nesse raio de 500 quilômetros. Com base em todas essas informações desenvolvemos o projeto. Vemos este lago não apenas como um potencial de energia, mas com o potencial turístico para esporte, contemplação e passeio. Há um grande potencial de investimento e de movimentação econômica”, afirmou ele em entrevista ao jornal.

O terreno que receberá a estrutura foi uma doação de Waldecir Antônio Pasquali. É uma Área de Preservação Permanente (APP) e deve ser utilizada dentro de rígidas normas e de maneira consciente e responsável. Atualmente o projeto está na fase de licenciamento e conversas com entidades como a Capitania dos Portos.

Atualmente já estão previstos R$ 11 milhões de recursos para investir no prazo de 10 anos. O secretário destaca ainda a possibilidade de investimentos privados num raio de 25 quilômetros do parque, em diferentes segmentos de apoio ao turismo e ao fluxo de visitantes.

Como será o primeiro parque náutico com praia artificial de SC. Outros detalhes
Foto: Grupo Eco & Eco

Você está lendo sobre: como será o primeiro parque náutico com praia artificial de SC

O que fazer em Campos Novos

Campos Novos está localizado na região turística do Vale do Contestado e encontra-se estrategicamente localizado no Planalto Sul, entre os principais entroncamentos das rodovias: BR-282, BR-470, SC-455 e SC-458. Um destino atraente de múltiplas paisagens, encantador, tranquilo, de ótima qualidade de vida, tem na sua origem um pouco dos portugueses e alemães que exercem forte influência na arquitetura; outro tanto de italianos que deixaram como herança a religiosidade. Campos Novos possui já alguns atrativos. O Viajar é Vida mostra alguns:

O que fazer em Campos Novos
Foto: divulgação

Termas Leonense – Campos Novos é privilegiada com fontes de águas termais sulfurosas que jorram a uma temperatura média de 33º C, no distrito de Barra do Leão, distante 50 quilômetros do centro da cidade. A região é rural e possui infraestrutura com camping, restaurante, piscinas cobertas com as águas termais, banheiros e vestiários. Muitos visitantes vêm atrás das propriedades medicinais da água, famosas por curar males diversos como reumatismos e artrites, problemas de estômago, pele, estafa e insônia. A água alcança uma altura de 25 metros em jato de água com 90 libras de compressão de uma fonte que tem 300 metros de profundidade. A água é composta de 98,9 mineral com flúor, considerada potável, podendo ser engarrafada para consumo humano.

Visita à Usina Hidrelétrica Campos Novos – A Usina Hidrelétrica localizada entre os municípios de Campos Novos e Celso Ramos está distante cerca de 400 quilômetros de Florianópolis. O reservatório tem área inundada de 25 quilômetros quadrados e a barragem é a terceira mais alta do mundo – do tipo enrocamento com face de concreto – com 202 metros de altura.

Conhecer a Ponte de Ferro – Com 250 metros de extensão, a ponte foi construída no ano de 2001, sobre o Rio Canoas para substituir a antiga ligação rodoviária entre os municípios de Campos Novos e Celso Ramos, que ficou submersa com as obras da Usina Hidrelétrica Campos Novos. Muitos apreciadores da pesca esportiva utilizam o local para atracar barcos e acampar próximos ao rio, pois com o belo cenário a pesca torna-se ainda mais prazerosa.

Gostou de saber este projeto que pretende ser mais um atrativo turístico catarinense? Você curte este tipo de local para viajar? Conte nos comentários do Viajar é Vida.

O que fazer em Campos Novos
Foto: divulgação

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*