Quais são as cidades catarinenses classificadas na categoria A do Mapa Turístico 2022

Anualmente o Ministério do Turismo realiza uma pesquisa que categoriza o mapa do turismo nacional e este ano as cidades catarinenses classificadas na categoria A do Mapa Turístico 2022 foram 5: Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Itapema e Joinville. Este documento do governo serve de instrumento para reunir os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.

Os municípios são classificados de A a E, esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de variáveis como quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

O Mapa Turístico reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Na categoria “A” se mantiveram as cidades de Balneário Camboriú, Bombinhas e nesta edição passou a constar também Itapema, que subiu uma posição. Na “B” ficaram Penha, Itajaí e ainda entraram as cidades de Balneário Piçarras e Navegantes. A categoria “C” ficou para Porto Belo e na “D” se mantiveram Camboriú e Ilhota. “A Costa Verde & Mar é certamente uma das regiões turísticas do Brasil que conseguiu subir em muitas colocações e se manter em outras, ou seja, em nenhum momento caiu a avaliação”, afirmou a então a presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski.

Itapema e Bombinhas também na lista
Fotos: divulgação/prefeituras

As cidades catarinenses classificadas na categoria A do Mapa Turístico: Balneário Camboriú

O mais famoso dos balneários do Sul do país trabalha constantemente para priorizar o turismo, atividade que contribui e muito para a economia local, junto à construção civil e ao comércio e serviços.  Apesar de pequeno em território, possui mais de 20 atrativos turísticos públicos ou privados, além do cenário natural com suas praias e matas, e uma história que se mantém preservada em alguns bairros da cidade.

Os olhos dos visitantes do Brasil e do Exterior estão voltados para Balneário Camboriú e quem atua com o setor turístico sabe e está cuidando para garantir a melhor experiência. Entre as recentes novidades, está o alargamento da faixa de areia da Praia Central, a Roda Gigante e a abertura do Expocentro que é o novo centro de eventos da cidade.

As cidades catarinenses classificadas na categoria A do Mapa Turístico: Balneário Camboriú

Leia mais

Itapema e Bombinhas também na lista

Vizinha a Balneário Camboriú, Itapema também figura com classificação A no Mapa Turístico Brasileiro. Seguindo os passos de Balneário Camboriú, a cidade que mais cresce em nível populacional em Santa Catarina (muita gente de fora quer vir morar por aqui), também se preocupa em alternativas para aqueles que vem apenas por alguns dias. A cidade das belas praias, tem ainda atrativos rurais, ótima gastronomia e muita cultura e história.

Bombinhas é outra cidade próxima a Itapema e Balneário Camboriú que desponta na lista do Mapa Turístico Brasileiro. O menor município em extensão territorial de Santa Catarina é talvez o mais bonito em relação a sua geografia. Próximo à Reserva Marinha do Arvoredo, com um mar ótimo para mergulho, Bombinhas também tem muitos meios de hospedagem, arquitetura histórica, gastronomia com produtos típicos e sabe bem recepcionar todos que a visitam.

Itapema e Bombinhas também na lista

Joinville e Florianópolis entre as cidades catarinenses classificadas na categoria A do Mapa Turístico

Florianópolis está situada boa parte em uma ilha, com 54 quilômetros de comprimento. É famosa pelas suas praias, incluindo estâncias turísticas populares como a Praia dos Ingleses na extremidade norte da ilha. Mas também chama a atenção por locais como a Lagoa da Conceição, de água salgada, e que é popular para a prática de windsurf e para excursões de barco. É uma cidade cosmopolita no atendimento ao visitante, mas mantém características tradicionais que a deixam ainda com cara de cidade do interior.

Já Joinville é urbana e rural, situada perto da serra e do mar. A influência multicultural, com colonização europeia de alemães, suíços e noruegueses, faz parte da história da cidade. A cultura e tradições trazidas por esses povos estão presentes, até hoje, na arquitetura, costumes, festas e na gastronomia diversificada da cidade. Com personalidade acolhedora e completa infraestrutura, Joinville oferece atrações para públicos de todos os estilos e idades.

Joinville e Florianópolis entre as cidades catarinenses classificadas na categoria A do Mapa Turístico

Sobre o Mapa do Turismo Brasileiro

Desenvolvido para acompanhar o desempenho das atividades dos municípios, o Mapa do Turismo Brasileiro oferece embasamento para investimentos em ações de infraestrutura ou promoções turísticas. “Contamos com este novo mapa para termos uma radiografia atualizada do potencial turístico do Brasil, para investir de forma adequada na melhoria de infraestrutura, realização de campanhas publicitárias, entre outras ações”, explicou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, em documento oficial.

Nesta edição, mais de 2,5 mil cidades e de 333 regiões turísticas foram incluídas na plataforma. Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios precisam manter ativos o órgão de turismo municipal e as atividades do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), contar com orçamento próprio, possuir prestadores de serviços no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo, entre outros.

Joinville e Florianópolis entre as cidades catarinenses classificadas na categoria A do Mapa Turístico

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*