A novidade foi apresentada recentemente e acabou sendo destaque na coluna do jornalista Pedro Machado do Jornal de Santa Catarina. O Viajar é Vida mostra agora como será a vila holandesa de Blumenau.
O lugar é sucesso de público em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Chamado de complexo turístico Cidade Zaandam, é totalmente inspirado na Holanda e deverá ser replicado em Santa Catarina. Os responsáveis pelo empreendimento no Rio Grande do Sul têm planos para implantar atração semelhante em Blumenau.
Segundo o colunista Pedro Machado, há o interesse de investidores estrangeiros em realizar as obras deste complexo na terra da Oktoberfest. Os próximos passos seria avançar nas tratativas com a prefeitura e definir a localização do futuro empreendimento.
Sabe-se que o desejo é que fosse em uma região próxima à Vila Germânica, para aproveitar o fluxo de turistas.
A definição seria ainda este ano, para que em 2023 as obras já comecem. Como o projeto na Serra Gaúcha servirá de base, a estimativa inicial é de um investimento de R$ 10 milhões.
Leia também
- Por onde passa o ônibus turístico de Blumenau
- Como é o novo Museu do Cristal de Blumenau
- 7 melhores cafés coloniais de Santa Catarina
- As casas alemãs mais tradicionais de Santa Catarina
Como será a vila holandesa de Blumenau? Seguirá os moldes do que já existe no RS
Em Nova Petrópolis, a Cidade Zaandam recebe em média 30 mil pessoas por mês desde que abriu as portas, em outubro de 2020. O espaço de mil e 600 metros quadrados de área construída inspirada nas típicas casas coloridas holandesas.
Nelas funcionam um empório com doces típicos do país, padaria e confeitaria, restaurante e bar. Também há um biergarten e uma área para crianças, além de apresentações culturais. Por lá uma nova operação gastronômica está sendo preparada para outubro.
O grupo que está pensando na expansão para Blumenau, também já vem atuando no crescimento para Feliz, cidade gaúcha que (RS), distante cerca de 35 quilômetros. A cidade receberá uma fábrica de stroopwafel com capacidade diária para produzir 500 mil unidades do biscoito típico e operação prevista para iniciar em 2023.
Ali também funcionará um complexo maior com shopping, hotel com 300 quartos, centro de eventos e parque temático. O investimento, também já detalhado pela coluna, deve ser concluído em cinco anos.
Como ela é em Nova Petrópolis
A Cidade Zaandam foi criada por uma família de descendentes holandeses que sonhava em homenagear as colônias holandesas no Brasil e reproduzir em Nova Petrópolis a vida de uma cidade típica da Holanda atual. Foi assim que nasceu o Zaandam, em homenagem a cidade do Rio Zaan, um pequeno rio na província no noroeste da Holanda, próximo a Amsterdam.
A Cidade Zaandam é um espaço cultural e gastronômico, que proporciona ao cliente uma experiência única e inovadora da cultura holandesa, além de ser um local que contempla a história dos povos que construíram a região. No atrativo, o visitante encontra todos os aspectos da vida em uma vila da Holanda, como a casa do moleiro ao pescador, um museu, um moinho de vento gigante, uma cervejaria, música e boa gastronomia típica.
Comentários