Como é o novo museu do cristal de Blumenau

Nos anos de 1970 a 1990, o Vale do Itajaí em Santa Catarina mantinha um polo industrial muito forte em algumas áreas como a produção de cristal. A atividade teve altos e baixos e agora deve ganhar um espaço dedicado a esta produção. O Viajar é Vida mostra como é o novo museu do cristal de Blumenau que está previsto para abrir ainda no primeiro semestre de 2022. A atividade nunca foi extinta totalmente, embora tenha sofrido em alguns períodos. A força tem se dado graças ao crescimento do consumo de cervejas artesanais e vinhos, motivado até mesmo pela pandemia.

Esta nova atração está sendo erguida junto à fábrica da Mozart Crystal, na Rua Bahia. Terá dois pavimentos e até agora foram dois anos de planejamento para tirar a estrutura do papel. Segundo o colunista Pedro Machado, do Jornal de Santa Catarina, a ideia é que o primeiro piso tenha um grande painel com informações sobre a história do cristal no mundo. Começará pela descoberta do vidro pelos fenícios, há mais de 2 mil anos, até chegar à produção atual em Blumenau. A cidade tem registros históricos de atuar na área desde a década de 1950 com a criação da Cristais Hering.

Como é o novo museu do cristal de Blumenau
Fotos: divulgação

Haverá ainda um outro painel que mostrará ao público os instrumentos de trabalho necessários para a produção do cristal. Além disso, um expositor mostrará quais elementos compõem a matéria-prima. O espaço terá ainda uma cabine com fotos animadas digitalmente e com som, para que o visitante faça uma imersão na história do cristal. O museu da Mozart Crystal deverá apresentar as informações tanto em Português quanto em Inglês. O lado de fora do prédio lembrará a fachada da casa onde nasceu e viveu o compositor austríaco Mozart, que dá nome à fábrica de cristais de Blumenau.

Como é o novo museu do cristal de Blumenau
Como é o novo museu do cristal de Blumenau

Como é o novo museu do cristal de Blumenau

Além da possibilidade de visitar por conta, o visitante terá a chance de fazer visitas guiadas, para que entenda melhor sobre a criação e evolução desta técnica de produção dos cristais e conheça melhor a criação das taças de vinho e copos de cerveja. Neste passeio guiado, o final é com uma degustação de bebidas num bar temático.

Os organizadores disseram ainda à coluna do Jornal de Santa Catarina que o museu também deverá expor peças históricas sopradas em Blumenau. Isso é para mostrar a força da atividade local e valorizar o artesão da cidade, principalmente porque essa é uma profissão que vem se extinguindo no país.

Horário de atendimento

  • De segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
  • Sábados, domingos e feriados, das 9 às 13h
  • Visitas guiadas pela fábrica devem ser agendadas previamente
  • Contato: (47) 9 9135-6220
  • Instagram: @mozartcrystal

Blumenau tem outros espaços dedicados à memória da produção do cristal

Apesar desta nova atração, Blumenau já possui outros museus dedicados ao cristal. Um deles é anexo à fábrica da Glas ParkCristais di Murano. Além do acervo, é possível fazer uma visita para entender como são feitas as peças de cristal, de maneira artesanal, via sopro. Essa atividade leva em torno de 30 minutos. Já no Museu do Cristal, criado pela empresa e que reúne material histórico sobre as fábricas, o turista conhece o acervo que conta a história dos cristais e depois visita a loja de fábrica onde pode levar para casa o produto artesanal.

Outro local para visitar é a fábrica da Cristallerie Strauss, criada no Vale Europeu e agora parte integrante do Grupo Oxford. Ali o viajante vai entender como pode a areia aquecida virar aquele vidro fino e delicado. E ver o produtor coletando o material com um grande canudo, onde é feita a coleta do material que é colocado no molde. Girando e soprando, ele vai dando a forma de maneira totalmente artesanal e artística, mostrando que é um verdadeiro dom.

Blumenau tem outros espaços dedicados à memória da produção do cristal

Siga o Viajar é Vida nas redes sociais

Veja os endereços

  • Mozart Crystal (Fábrica e Museu)
  • R. Bahia, 4253 – Bairro Salto Weissbach, Blumenau
  • Contato: (47) 3209-1813
  • Cristais di Murano
  • Rua Rudolf Roedel, 233, Bairro Salto Weissbach, Blumenau
  • Contato: 47 99205-5423 – WhatsApp
  • Cristallerie Strauss
  • Rua Erich Meyer, 1033 – Bairro Itoupava Central, Blumenau
  • Contato: (47) 3232-3232

Você está lendo sobre “como é o novo museu do cristal de Blumenau”

Blumenau tem outros espaços dedicados à memória da produção do cristal

Leia outros artigos com temas parecidos no Viajar é Vida

Veja o que está saindo nas redes sociais sobre os cristais em Blumenau

Gostou deste conteúdo sobre como é o novo museu do cristal de Blumenau? Você tem interesse em saber mais sobre algum tema específico da cidade ou mesmo de Santa Catarina? Deixe sua sugestão nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*