Como guardar dinheiro em uma viagem

Além dos medos comuns de quem vai viajar pela primeira vez para fora da viagem, há ainda aquela preocupação sobre seus pertences. O Viajar é Vida destaca como guardar dinheiro em uma viagem para que você tenha os melhores momentos, sem a preocupação de ser roubado ou perder o valor levado para sua alegria.

Antes das dicas, é importante deixar claro porque é interessante levar dinheiro em espécie para as viagens. Primeiro para poder barganhar nas compras. É muito comum, principalmente em cidades muito turísticas, pedir descontos. Se o vendedor tiver que pagar as taxas de operação de cartões, dificilmente ele conseguirá oferecer o desconto solicitado.

Da mesma forma, ter dinheiro em espécie é vantajoso para o seu bolso por conta das taxas de operação de outros meios como os cartões de crédito ou débito. Dependendo do percentual, pode fazer uma grande diferença no final da viagem. Dito isso, vamos às dicas sobre como guardar dinheiro em uma viagem.

Como guardar dinheiro em uma viagem: a mochila é uma saída, mas a sugestão é dividir o dinheiro
Foto: Free-Photos

Divida o valor em diferentes compartimentos

Guarde um pouco na mala, outro na mochila, tenha um pouco de valor num cartão pré-pago (travel money) e também mantenha um cartão de crédito para qualquer imprevisto.

Na mala, encontre um local bem reservado, dentro de uma meia, no compartimento com outras meias e roupas íntimas, por exemplo. E sempre mantenha sua mala com cadeado, mesmo nos quartos de hotéis ou outros meios de hospedagem. Não é impeditivo da ação dos bandidos, mas pelo menos dificulta que eles roubem. No caso de hotéis, eles costumam ter cofres. Leia bem as instruções antes de fechar o equipamento.

Na mesma linha, se carregar parte do dinheiro na mochila, redobre sua atenção a ela. Seja no aeroporto, durante a viagem, nos passeios. E evite abrir o compartimento com todo o valor em lugares muito públicos. Procure um café ou uma lanchonete e haja com cautela, sem chamar a atenção dos outros.

Os cartões pré-pagos são ótimos também. Nele você pode colocar algum valor na moeda do país que estiver visitando e depois vai utilizando como um cartão de débito. E em caso de perda, consegue ligar para a operadora para cancelar aquele cartão. Tudo bem que talvez não consiga utilizar aquele dinheiro nesta viagem, mas pelo menos não será perdido, já que fica na sua conta para gastar depois.

Por fim, o cartão de crédito é ótimo para salvar sua vida! Só evite utilizar sem se preocupar, porque tem as taxas e a necessidade de pagar depois o que foi gasto. Geralmente é uma surpresa porque a gente perde a mão mesmo.

O cartão de crédito é parte da solução. Importante é dividir o valor destinado à viagem
Foto: Steve Buissinne/Pixabay

Como guardar dinheiro em uma viagem: doleira

Entre as dicas sobre como guardar dinheiro em uma viagem está a doleira, aquela pochete fininha que fica presa ao corpo e não chama a atenção. Serve principalmente para você carregar as notas maiores. Separe algum valor para a refeição do dia e os meios de transporte, assim você evita de ficar manipulando a quantia maior na frente dos outros.

A doleira fica juntinho do corpo e você estará seguro mesmo da ação de batedores de carteira, por exemplo. Na mesma linha das doleiras há bolsinhas para serem presos no sutiã ou na calcinha/cueca. Vale para carregar algo que seja realmente valioso e que não deve ficar guardado no meio de hospedagem.

Bolso interno de bolsas e jaquetas são uma forma de como guardar dinheiro em uma viagem

Principalmente você mochileiro, carregue os valores dentro da mochila, nos bolsos ou compartimentos que ficam localizados mais próximos de suas costas. As mochilas para viagem (diferentes das mochilas escolares) geralmente estão cheias de bolsos e compartimentos que dificultam a ação de criminosos e dão maior segurança.Em caso de deixar o dinheiro em bolsos de jaquetas, fique ligado. Como pode esquentar, você é capaz de deixar a peça meio de lado e nem se dar conta que tinha dinheiro guardado nela.

Se sair de mochila, coloque o dinheiro no compartimento interno e fique atento
Foto: Free-Photos 

Dentro do casaco trancado na mala

Outra maneira de como guardar dinheiro em uma viagem, e para não carregar toda sua quantia de dinheiro enquanto está na rua batendo perna, esconda dentro de um bolso interno de um casaco. E esse casaco coloque no fundo da mala e tranque-a com cadeado. É uma forma eficiente e bastante segura. Vale a mesma dica da meia citada acima. Mas lembre-se sempre que as malas são vulneráveis, muitos criminosos já sabem como abrir o zíper mesmo com o cadeado.

Como guardar dinheiro em uma viagem? dentro de um casaco ou meia que será mantido dentro da mala cadeada
Foto: James H/Pixabay 

Carteira é fácil de transportar

A carteira é sempre uma aliada. Mas antes de viajar faça aquela limpa. Retire cartões que não serão utilizados, bem como documentos desnecessários ou cartões de visita (salvo se você for viajar a trabalho). Assim, a carteira fica mais vazia e mais fácil de ser transportada.

A carteira só não pode ficar à mostra, principalmente em locais de grande circulação de pessoas. Há batedores de carteira em locais como o Museu do Louvre, só para você ter uma ideia! A própria administração mantém cartazes espalhados porque não consegue conter a ação dos bandidos. Eles são sorrateiros, você nem percebem quem são ou que estão agindo. Quando olha, já está com a mochila aberta ou sem a carteira no bolso. Aglomerações de pessoas são ótimas para eles agirem sem qualquer tipo de violência.

A carteira é fácil de transportar e pode ser um bom local para guardar dinheiro em uma viagem
Foto: Analogicus/Pixabay

Estas dicas são importantes, mas não eliminam 100% dos riscos. Fique atento, mas também relaxe. Afinal, a ideia de umas férias internacionais é justamente para relaxar, não é mesmo?


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*