7 dicas de viagem sobre o Laos

Apesar de ser um país muito pobre do Sudeste Asiático, o Laos tem sido bem visto por quem ama viajar. Suas belezas naturais estão atravessando fronteiras e estimulando viajantes a encararem a distância para ver de perto tantos cenários, além do modo de vida dos nativos. O Viajar é Vida destaca neste post 7 dicas de viagem sobre o Laos.

É importante saber alguns detalhes para planejar a viagem. Um deles é que o Laos foi o país que mais sofreu com a explosão de bombas em todo o planeta! E ainda não está livre. Acredita-se que pelo menos 30% das minas deixadas pelos Estados Unidos no período da Guerra do Vietnã (que é um país que faz fronteira com o Laos) ainda estejam ativadas. O que não compromete sua viagem se você optar pelos destinos turísticos do país. Eles foram monitorados para desarmar algum explosivo que ainda tivesse ativado.

Mas quais são os locais possíveis de visitar? É o que trataremos agora nestas 7 dicas de viagem sobre o Laos.

7 dicas de viagem sobre o Laos? Quando visitar para o país?

Vale destaque que o clima do país é o tropical, com a estação das chuvas entre abril e outubro. A estação seca é agradável com temperaturas mais amenas. Com 6,5 milhões de habitantes, o Laos tem fronteiras com a China, Vietnã, Camboja, Tailândia e Mianmar. A capital é Vientiane, embora a cidade mais conhecida pelos viajantes é Luang Prabang. É para lá que a malha viária partindo principalmente da Tailândia leva. E por isso você já sabe que esta é uma cidade que pode ser visitada sem riscos de explosão de minas.

Laos é uma nação sem saída para o mar e formado basicamente ao oeste pela planície florestal do mais importante rio do país, o Mekong, e os planaltos escarpados da região central, onde localiza-se o ponto mais elevado, o monte Phou Bia, com seus 2.817 metros.

7 dicas de viagem sobre o Laos
Foto: Pixabay

Visto e pechincha! Aprenda estes macetes

Brasileiros precisam tirar o visto de entrada no país quando se chega no aeroporto ou na fronteira seca. Na alfândega o viajante preenche um formulário, apresenta o passaporte, uma foto 3×4 e paga uma taxa de cerca de 30 dólares. Para desembarcar no Laos é preciso ter o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela.

Como nos outros países do Sudeste Asiático, é comum fazer pechinchas ao longo de sua estadia por lá. Os preços já são convidativos, tanto na alimentação quando na hospedagem e nos passeios. Dá para pechinchar e conseguir até 20% de desconto em itens como artesanato.

Pechinchar é um hábito, você pode fazer se viajar ao Laos
Foto: Poswiecie/Pixabay

Luang Prabang não é capital, mas é o local mais turístico do Laos

Destino principal dos voos que partem de Bangkok, Luang Prabang foi a capital do antigo reino do Laos. Luang Prabang é uma cidade relativamente pequena, com casarões antigos e um cenário de montanhas muito bonito. O ritmo de vida é bem interessante, com bares, restaurantes, cafés e muito artesanato na região central.

Entre os atrativos locais está acompanhar a cerimônia das almas, realizado diariamente às 6h por monges budistas. Eles saem dos templos em procissão para recolher oferendas e até dinheiro dos moradores. É um ritual religioso, por isso você deve observar de maneira discreta, sem alardes e evitar fotos. Preste atenção nas roupas também! Como nos templos, é preciso estar com braços e pernas cobertos, bem como evitar decotes. Ainda temos outras na lista das 7 dicas de viagem sobre o Laos.

Entre as dicas de viagem sobre o Laos é aproveitar Luang Prabang
Foto: Sharon Ang/Pixabay

7 dicas de viagem sobre o Laos: cachoeira e cerimônias religiosas

Na mesma região da Rua Sisavangvong, onde ocorre a cerimônia das almas, fica a entrada para o Monte Phou Si. É um dos pontos altos da cidade, onde pode-se chegar subindo os cerca de 350 degraus. Há uma taxa que é cobrada na entrada, no meio do mercado de artesanato. No alto há um templo religioso e a visita vale principalmente no pôr-do-sol, embora seja o momento mais cheio também do local.

Quem se programa para ir para Luang Prabang já sabe que não há mar, porém há cachoeiras incríveis. A Kuang Si Falls é uma das queridinhas. Possui diferentes quedas d’água e a água num azul turquesa muito bonito. O local tem piscinas naturais, onde é possível tomar banho. Kuang Si Falls fica em um parque distante cerca de 30 quilômetros da região central da cidade e há uma cobrança de cerca de R$ 12.

As cachoeiras fazem parte das 7 dicas de viagem sobre o Laos
Foto: Kolibri5/Pixabay

Vientiane é a capital, menos turística, mas tão bacana quanto Luang Prabang

A capital do Laos é Vientiane com arquitetura que mistura os estilos da Ásia com o colonial francês e o soviético. Uma boa mistura que também serve de atrativo e por isso está nesta lista das 7 dicas de viagem sobre o Laos.

Na capital destaque para o Rio Mekong que é o mais importante do país. Por sua extensão você verá monumentos de personagens importantes da história e da revolução, comida de rua, bares, uma verdadeira mescla de produtos e serviços que farão você ter uma boa noção de como o país vive.

Em Vientiane você verá também muitos templos budistas, religião predominante no país. A vantagem destas construções no Laos é que ainda não viraram pontos turísticos oficialmente e ainda não cobram entrada e nem estão lotados de visitantes de fora. Também fica na capital do Laos o símbolo do país: Pha That Luang. É um prédio com um telhado dourado em três níveis representando a transição do mundo material para o espiritual.

Vientiane é a capital e tem muito o que fazer nas dicas de viagem sobre o Laos
Foto: Pixabay

Parque dos Budas entre os atrativos locais e na nossa lista de 7 dicas de viagem sobre o Laos

Ainda em Vientiane, mas longe do centro, fica o Xieng Khuan ou o Buda Park, um parque com dezenas de esculturas de buda. O nome significa Cidade dos Espíritos e foi iniciado em 1958 por um padre-xamã que integrou o hinduísmo e o budismo. As estátuas são feitas de concreto armado e há algumas diferentes da forma tradicional de buda que conhecemos. Por toda essa bizarrice se tornou um local famoso entre os viajantes que visitam o país. E tinha que estar na nossa lista das 7 dicas de viagem sobre o Laos.

Visite o Buda Park e conheça um pouco sobre o Laos
Foto: Bamm182

Saiba o que comer e beber no Laos

O arroz é a base da comida do Laos. Junte a ele frango ou porco e coco. Pronto, você já tem os ingredientes que dão origem aos mais populares pratos do país. Entre as receitas, experimente Chilli Sauce Rice (é apimentado!) ou o Fried Rice (arroz frito). O famoso Pad Thai que é o macarrão de arroz frito com legumes e frango comum na Tailândia, também é consumido por aqui. E o Green Curry também, que é um molho de curry verde com legumes e frango.

Com a colonização francesa, o viajante logo entenderá a influência em pratos comuns no café da manhã ou lanche como os crepes, baguetes, quiches e croissants. O café local é forte, então, se tiver dúvida ou receio, opte pelo expresso ou americano que será muito mais suave. País tropical que é, o Laos também tem uma infinidade de frutas exóticas como o durian, mangosteen, snakefruit, tamarindo salgado (!!!!).

Por aqui são produzidas algumas bebidas que valem ser conferidas como o Lao Lao que é uma espécie de uísque, o vinho de arroz que lembra muito o saquê, e a Beer Lao que é a cerveja local mais consumida nos bares e restaurantes.

Coco, arroz e carne de frango ou porco integram o cardápio do Laos que chama a atenção dos viajantes
Foto: Sharon Ang/Pixabay

E aí, o que achou destas 7 dicas de viagem sobre o Laos? Encararia uma viagem para este país do Sudeste Asiático??? Conte pra gente do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*