Como é a festa da pesca artesanal da tainha em Bombinhas

Anualmente o ritual se repete e o pescado que viaja milhares de quilômetros aparece, para a alegria dos pescadores do litoral catarinense. Em julho, para celebrar a safra, os profissionais se reúnem para um grande evento. E o Viajar é Vida mostra como é a festa da pesca artesanal da tainha em Bombinhas. Chamada de Saragaço, a festa tradicional envolve a comunidade inteira com uma programação que conta com gincana, apresentações culturais e gastronomia típica.

Em 2022 será a sexta edição. O evento de confraternização marca o fim da pesca da tainha e será realizado de 15 a 17 de julho, na praia de Bombinhas, com entrada gratuita. A festa reúne gincana entre os ranchos de pesca, apresentações culturais, gastronomia típica e noite de “arraiá”.

O Saragaço é um evento que integra e envolve pescadores, comunidade tradicional e visitantes, buscando o fortalecimento da pesca artesanal da tainha enquanto patrimônio cultural de Bombinhas e do estado de Santa Catarina. A ideia é incentivar, conscientizar e despertar nas novas gerações o interesse de dar continuidade nessa tradição milenar.

Como é a festa da pesca artesanal da tainha em Bombinhas
Fotos: divulgação

Como é a festa da pesca artesanal da tainha em Bombinhas

Para esta edição, 14 ranchos de pesca dos municípios de Bombinhas, Porto Belo, Itapema e Balneário Camboriú estão confirmados. Apesar de realizada em Bombinhas, a festa reflete a atividade em todo o litoral da chamada Costa Verde & Mar. Algumas tarefas já foram divulgadas e começaram a ser realizadas pelos pescadores. Além das provas tradicionais, como a prova da tarrafa, arremesso de boia e arrecadação de lacres para serem revertidos em cadeiras de rodas, a novidade deste ano é a prova ‘Mar à Tona’, uma corrida de canoas de um pau só que promete agitar ainda mais o evento.

‘Este ano temos dois motivos que tornam a edição do projeto ainda mais especial: primeiro, porque estamos retornando o encontro presencial depois de dois anos de pandemia e, segundo, esta é a primeira edição da nossa maratona com canoas de um pau só. E é assim, sempre evidenciando elementos da nossa cultura e envolvendo a comunidade tradicional, que tornamos o Saragaço um projeto importante para salvaguardar uma parte da nossa história’, explica Adauto Saturnino Januário, coordenador geral.

Como é a festa da pesca artesanal da tainha em Bombinhas

Histórico mostra que a tradição é muito cultivada em SC

Em cinco anos de realização, o Saragaço já reuniu mais de 40 canoas artesanais, 450 camaradas participantes, 62 provas, mais de mil pessoas envolvidas nas tarefas das gincanas e a participação de cinco associações culturais. Também são promovidas ações em escolas públicas municipais, com atividades recreativas sobre a pesca artesanal.

O evento é realizado pela Associação Saragaço e tem patrocínio diamante da Prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura, por meio do edital Mestre Cantalício Rocha do Fundo Municipal de Cultura, e da Cooperativa Sicredi. Também conta com o investimento de mais 28 empresas, entre patrocinadores e apoiadores.

Histórico mostra que a tradição é muito cultivada em SC

Leia mais

Como é o esquema profissional da pesca

O consumo da tainha é muito apreciado em Santa Catarina. Mas pouca gente sabe como funciona o ritual de espera dos cardumes, a pesca, a distribuição do pescado…. Uma verdadeira rede de profissionais precisa estar muito bem engrenado para conquistar as toneladas que costumeiramente são possíveis de ver na beira da praia dos meses de baixa temperatura.

Geralmente a atividade é dividida em alguns personagens importantes, como o patrão, que conduz a embarcação. Ele fica posicionado na parte de trás da canoa e determina o ritmo das remadas.

Em terra fica o vigia, que geralmente se mantém em um local mais alto para ficar de olho na chegada das tainhas. Elas migram da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e sobem o litoral em busca de águas mais quentes. Já os remeiros são os pescadores que trabalham para movimentar a canoa.

O Chumbereiro é o responsável por jogar ao mar a parte da rede onde estão os chumbos. Geralmente ele também ajuda no remo. Assim como o corticeiro, que além de remar, também jogar no mar a parte da rede com as cortiças.

No Brasil, com autorização do Ministério da Agricultura (Mapa), a pesca da tainha ocorre da seguinte maneira: No dia 1º de maio é feita a liberação apenas da pesca de arrasto, conhecida como artesanal. Em 15 de maio, já é possível fazer a pesca anilhada, de motor, e a partir do dia 1º de junho, a pesca industrial.

Como é o esquema profissional da pesca

Como é a festa da pesca artesanal da tainha em Bombinhas: serviço

  • O quê: 6º Saragaço 2022
  • Quando: de 15 a 17 de julho (de sexta a domingo)
  • Onde: Praia de Bombinhas – Centro (canto direito, com acesso pela Rua Piquira)
  • Entrada: gratuita
  • Realização: Associação Saragaço
  • Mais informações: (47) 99243-2797
Como é o esquema profissional da pesca

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*