Blumenau tem a maior cuca do Brasil

Doce de origem alemã e que move uma legião de turistas interessada na delícia, o Viajar é Vida conta agora que Blumenau tem a maior cuca do Brasil. É que novamente a cidade está se programando para entrar no livre dos recordes com a tradicional cuca gigante que é montada na Vila Itoupava, um dos bairros que ainda mantém o clima germânico na cidade catarinense. A previsão é montar uma iguaria destas de 172 metros para celebrar o aniversário do município, celebrado em 2 de setembro.

Este ano, depois de dois parados, a equipe do bairro fará novamente o doce. A organização para viabilizar a cuca gigante já começou. Para a data, lá em setembro, será organizado todo um evento gastronômico que faz parte das comemorações do aniversário de Blumenau.

“A equipe da prefeitura elaborou um projeto técnico para viabilizar uma parceria com empresários da região. A ideia é evitar o uso de dinheiro público no evento gastronômico e divulgar a nossa cultura para o Brasil e o mundo”, disse um dos organizadores ao site NDMais.

No ano de 2019, o site RankBrasil, que é a versão brasileira do Guinness World Records, reconheceu a cuca de 169 metros produzida na Vila Itoupava como a maior do Brasil, escreveu o jornalista Rodrigo Vieira.

Blumenau tem a maior cuca do Brasil
Foto: divulgação

Siga o Viajar é Vida nas redes sociais

Blumenau tem a maior cuca do Brasil: veja como é a receita

A última cuca gigante, de 169 metros, teve 12 sabores, 1.312 quilos e 46 centímetros de largura. A produção demorou 18 horas e contou com 18 pessoas envolvidas. Esta receita precisou de 604 ovos, 510 quilos farinha de trigo, 275 quilos de açúcar, 175 quilos de manteiga e 2.400 bananas. Foram necessárias 282 travessas, 29 fornadas para assar a massa, que no final rendeu 8.460 pedaços. Toda a cuca é distribuída gratuitamente à população.

Blumenau tem a maior cuca do Brasil: veja como é a receita
Foto: prefeitura de Blumenau

O histórico da cuca no Estado

A cuca é um doce de origem alemã e, por isso, faz parte da cultura de várias cidades de Santa Catarina. Blumenau tem a maior cuca do Brasil, mas cidades como Joinville, Gaspar, Pomerode e Brusque também atraem visitantes pelo sabor.

O chef alemão Heiko Grabolle, morador de Santa Catarina, explicou ao especial criado pelo jornal Estadão que em meados do século 19, chegaram os alemães que adaptaram suas receitas aos ingredientes locais. “Assim, criaram a cuca de banana, o pão de aipim e o marreco recheado, como alguns exemplos”, conta ele na reportagem. A chegada dos estrangeiros incorporou à gastronomia local novos sabores.

O histórico da cuca no Estado
Foto: prefeitura de Brusque

Cuca tem status cada vez mais nobre

Com tanta gente à procura dos sabores da cuca catarinense, a receita ganhou novo status. Diferentes chefs estão em busca de melhorar o sabor, sem deixar de lado a tradição da receita que atravessou os tempos. Além de em festivais, cucarias, padarias e até cafés coloniais costumam apresentar cucas dos sabores mais padrão, como banana, farofa e uva, mas há agora também os de nozes com doce de leite e nata; ou damasco, ameixa e nozes e até cuca de vinho com farofa. E tem ainda os ousados sabores salgados, como o de bacon com nata; linguiça Blumenau e uma série de outros. São experimentações que somam ao desejo do visitante em conhecer um pouco mais sobre o sabor catarinense.

Cuca tem status cada vez mais nobre
Foto: Wikipedia

Blumenau tem a maior cuca do Brasil. Mas onde tem eventos com cuca em Santa Catarina?

Pomerode – talvez o principal momento da cuca em Pomerode seja durante a Festa Pomerana, em janeiro. Embora seja possível comprar o doce em cada esquina, durante o evento o público experimenta, coloca a mão na massa, vê assando e leva para casa essas delícias.

Brusque – anualmente é realizado um festival, geralmente em julho, colocando as panificadoras e chefs locais na disputa pelo novo melhor sabor. Além dos jurados, o público também pode ajudar a descobrir qual a melhor receita naquele ano.

Gaspar – a cidade tem visto o sucesso dos outros municípios e também colocado as panificadoras para disputar o título de melhor cuca da cidade. Ganham os moradores e visitantes.

Tunápolis – com menos de 5 mil habitantes, o pequeno município do Oeste Catarinense, mantém a Rota da Cuca. São vários estabelecimentos que produzem a iguaria. Uma mais gostosa que a outra.

Joinville – um festival realizado em outubro há vários anos é o grande destaque para a cuca na maior cidade de Santa Catarina. Mas nas outras datas é possível experimentar o doce em praticamente toda boa padaria da cidade.

Blumenau – além da cuca gigantesca, a cidade também celebra seu aniversário com festivais anuais geralmente em agosto.

Leia outros conteúdos parecidos com este sobre Blumenau tem a maior cuca do Brasil

Gostou desta dica que o Viajar é Vida trouxe? E além de Blumenau ter a maior cuca do Brasil, você viu que em cada canto do Estado é possível se deliciar com esta iguaria que se tornou sinônimo do sabor catarinense. Já teve experiência com a cuca de SC? Conte como foi nos comentários.

O histórico da cuca no Estado
Foto: Wikipedia

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*