As melhores cidades para ser nômade digital no Brasil

Se houve algo de bom que a pandemia trouxe foi a aceleração dos processos digitais, obrigando boa parte da população economicamente ativa (e as empresas) a experimentarem e adotarem de vez o sistema híbrido ou on-line total. Com isso, aumenta a possibilidade de os trabalhadores atuarem de qualquer lugar do mundo. No país, é grande o número de pessoas que passaram a ter este novo estilo de vida e o Viajar é Vida destaca as melhores cidades para ser nômade digital no Brasil.

O trabalho remoto ganhou novos contornos depois dos vários meses em que se era necessário manter o distanciamento social. As fronteiras se abriram, os índices da doença reduziram e até o uso de máscaras foram sendo afrouxados. Com isso, basta um notebook ou smartphone, uma boa conexão de internet e, pronto, os nômades digitais estão com seus escritórios montados, seja na beira de uma praia do Caribe ou aos pés de um vulcão na Costa Rica.

Se a ideia é começar a experiência mais próximo, ainda dentro dos limites do território brasileiro, a lista que o Viajar é Vida destaca agora vai ser uma boa ajuda para você tornar seu sonho real. Conheça as melhores cidades para ser nômade digital no Brasil.

As melhores cidades para ser nômade digital no Brasil
Foto: Peggy und Marco Lachmann-Anke/Pixabay

Como se planejar para atuar neste diferente modelo de vida

Ao optar por viver a vida neste novo modelo, pesquise com antecedência e faça um planejamento, definindo o destino, os valores que poderão ser gastos por mês e defina inclusive o clima que gostaria de viver. No inverno, no Sul, você terá frio. Se não gosta, melhor visitar estes lugares apenas no Verão, ou ir atrás de outras cidades.

Outra dica importante, fuja dos lugares turísticos. Você estará como um morador da cidade. Por mais que os atrativos possam estar na sua lista de coisas para fazer nas horas de folga, optar por se hospedar nessas regiões onde ficam basicamente os visitantes é correr o risco de aumentar os gastos.

No Brasil você pode recorrer ao SUS caso aconteça algum problema de saúde, mas se puder manter um plano, vale consultar se ele está em dia e o atendimento pode ser feito em outros estados. O mesmo vale para os planos de telefonia. Ah, suas contas de casa continuarão chegando, então, uma boa dica, é deixar no débito automático ou retirar a segunda via do boleto nos sites das operadoras dos serviços.

As melhores cidades para ser nômade digital no Brasil. Como escolher uma?

Para viver uma temporada fora de sua casa, os nômades digitais levam em conta também critérios como custo de vida, valor do aluguel (plataformas como o AirBnB e Booking ajudam a encontrar endereços por períodos mais longos, sem a necessidade do contrato regular de aluguel), atrativos locais (porque o bom nômade digital é também um viajante que adora aproveitar as horas de folga) e até segurança. Tudo para que a experiência de um período nesta nova cidade seja memorável.

São Paulo e Rio de Janeiro integram a nossa lista de as melhores cidades para ser nômades digitais no Brasil por serem as duas principais metrópoles, as cidades que todo visitante está de olho, aquelas em que é possível ter acesso à vida social de dia ou de noite.

São Paulo, especificamente, é o centro econômico do país e mantém uma estrutura infindável de coworkings, espaços onde é possível trabalhar por algumas horas e agilizar aquele networking e internet de qualidade. Tem ainda o fato de ser a maior cidade do país, com atrativos turísticos para os mais diferentes gostos e bolsos, locais tradicionais como a Liberdade ou o Parque Ibirapuera e a chance de conhecer muita gente diferente. Pesa um pouco a questão segurança, mas, como em toda grande cidade, nada que estar atento e tomar medidas de prevenção não resolvam.

No Rio de Janeiro, as praias já são um elemento a mais para os interessados nesta vida digital com um pouco mais de lazer e aproveitamento. Só vai ser preciso ser centrado para evitar que o mergulho ou uma trilha na Floresta da Tijuca não ocupe seus momentos de foco no trabalho. Se conseguir administrar isso, será um período incrível vivendo como nômade digital.

Em se tratando de Rio, vale destacar ainda outras cidades do estado. Com um litoral bem rico em cenários paradisíacos, será possível ter momentos em cidades como Búzios, Rio das Ostroas e Paraty. Nestas cidades menores, dependendo de quanto você necessite de banda de internet (para upload ou download), pode ter que se manter na região mais central. Dependendo da praia, pode haver algum distanciamento de internet de boa qualidade, embora você ganhe em qualidade de vida.

As melhores cidades para ser nômade digital no Brasil. Como escolher uma?
Foto: gabriele gabi/Pixabay

Capitais do Sul na lista das melhores cidades para ser nômade digital no Brasil

No Sul, Florianópolis tem trabalhado para ser a “Ilha do Silício”, revivendo a experiência da Califórnia com o seu “Vale do Silício”. A cidade apresentou incentivo, fez crescer o número de empresas ligadas à tecnologia e ganhou espaços compartilhados, escritórios diferenciados, coworkings e muita oferta de hospedagem em casas montadas em locais paradisíacos.

Se levar em conta o tamanho da ilha e seu potencial litorâneo, o nômade digital tem a chance de vivenciar de praias urbanizadas a locais totalmente inóspitos (e ainda assim com internet de alta qualidade). Dá para curtir a natureza, a vibe de uma cidade moderna e ao mesmo tempo ainda de médio porte, e garantir resultado no seu trabalho. O foco entre os atrativos acabam sendo os relacionados à natureza, sem aquela dimensão das metrópoles, o que pode afetar um ou outro serviço fora do horário comercial, por exemplo. Mas a cidade ganha pontos no quesito segurança e custo de vida em relação às maiores.  

Também no Sul, outra possibilidade é Curitiba. Com mais cara de capital e perfeita para quem gosta do frio, a cidade paranaense tem a vantagem da hospedagem por períodos maiores bem em conta para um município deste porte. No critério segurança, dá para considerar que a cidade é muito bem abastecida, as pessoas conseguem circular sem receios e há bastante atrativos. Dá para visitar lugares como a Ópera de Arame perto do horário do expediente porque certamente haverá um café com internet rápida para logo em seguida você fazer uma reunião on-line.

Capitais do Sul na lista das melhores cidades para ser nômade digital no Brasil
Foto: Pixabay

Leia mais

Cidades pouco prováveis também podem ser o destino para os nômades digitais

Num ranking feito pelo site Melhores Destinos, Pirenópolis, em Goiás, e Itacaré, na Bahia, também seriam dois destinos interessantes para quem vive como nômade digital. A primeira para aqueles que querem contato com a natureza em uma região simples, com cachoeiras, centro histórico e distante apenas 150 quilômetros de Brasília ou Goiânia. Cidade pequena, atraente, com uma população bem acolhedora, Pirenópolis pode ser uma boa pedida na lista das melhores cidades para nômades digitais no Brasil. Aqui tem internet banda larga de qualidade, embora o sinal de 4G seja mais difícil nas zonas distantes do centro. Mas o custo de vida é muito interessante, assim como a segurança.

Já Itacaré, que é mais conhecida por quem ama praia, fica na Costa do Cacau e possui uma ampla faixa de Mata Atlântica, que traz ainda mais beleza cênica para a cidade. Entre as vantagens da cidade está o que ela oferece em termos de comércio e serviço, com boa rede gastronômica, hotéis e locais para serem alugados por períodos de tempo maiores. Por aqui o ideal é pensar mais como um período pré-férias, já que a internet é mediana (dependendo da sua necessidade de download ou upload. Coisas mais simples são totalmente viáveis). O custo de vida é baixo e a segurança bem alta! Aproveite.

Cidades pouco prováveis também podem ser o destino para os nômades digitais
Foto: Gustavo Boulhosa/Pixabay

Representantes do Nordeste são puro charme e com ótima estrutura

No nordeste do país, Aracajú, em Sergipe, e João Pessoa, na Paraíba, são as duas cidades perfeitas para os nômades digitais. Tal qual Floripa, Aracaju se mantém com ares de cidade pequena, com custo de vida baixo e segurança num nível considerado bom. Além disso, tem as belas praias, o calor o ano inteiro e aluguéis por temporada bem atraentes.

Em João Pessoa fica na foz do Rio Paraíba e sua cidade velha é conhecida pela arquitetura barroca e art nouveau. A igreja de São Francisco, do século 16, tem azulejos portugueses pintados no pátio e uma capela ornamentada com ouro. As praias de Tambaú e Cabo Branco estão repletas de bares e casas noturnas, além de lojas que vendem artesanato local.

Para vivenciar um período de nômade digital por aqui os interessados irão se deparar com preços baixos no custo de vida, apartamentos em conta e com ótima localização, segurança e internet de qualidade.

Representantes do Nordeste são puro charme e com ótima estrutura
Foto: ERLEY/Pixabay

Com tantas cidades interessantes, fica até mais fácil colocar em prática o sonho de viajar para trabalhar a distância. Qual dessas cidades você incluiria na sua lista? Conte nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*