As 8 melhores cidades para se viver no mundo

Um levantamento da Economist Intelligence Unit (EIU), braço de análise e pesquisa da revista britânica The Economist, classificou 140 cidades do mundo em quesitos como estabilidade, infraestrutura, educação e acesso à saúde. A partir dele, saíram as 8 melhores cidades para se viver no mundo em 2021. O Viajar é Vida destaca elas agora para vocês.

Vale destacar, no entanto, um peso importante nesta lista este ano: o trato destas cidades com a pandemia. Com isso, cidades europeias caíram no ranking, enquanto as da Austrália, Japão e Nova Zelândia ganharam posições. Das 10 maiores quedas, 8 são de cidades europeias. Viena foi um dos exemplos. Saiu do 1º para o 12º lugar. E olha que ela foi a líder durante vários anos, empatada com Melbourne, na Austrália. Sabendo disso, veja o que pode ser fator decisivo para você planejar sua próxima viagem, tão logo seja possível encarar a estrada. Conheça o que fazer nas 8 melhores cidades para se viver no mundo.

As 8 melhores cidades para se viver no mundo
Foto: nadine_simoner/Pixabay

Auckland, na Nova Zelândia encabeça a lista

Auckland é uma importante cidade próxima a 2 grandes portos no norte da Ilha Norte da Nova Zelândia. É a maior cidade do país e no Centro, na chamada Queen Street, fica a Sky Tower, uma enorme torre que tem vista para o Porto Viaduct, repleto de iates e contornado por bares e cafés. Ótimo para programas ao ar livre, assim como o Auckland Domain, parque mais antigo da cidade que fica próximo a um vulcão extinto e abriga os Wintergardens. Perto do centro, a Mission Bay Beach tem um calçadão à beira-mar.

O Rangitoto é um dos vulcões mais famosos da cidade e um dos maiores pontos turísticos de todo o país. Fica em uma ilha no Golfo de Hauraki e pode ser visto de vários bairros diferentes de Auckland. Você pode visitar o local com um guia em um carro 4×4 para conhecer a flora, a fauna e os resquícios do vulcão de erupções passadas. Para quem curte atividades culturais, vale conhecer o Auckland Museum e sua incrível coleção de arte e cultura maori e de outras comunidades do Pacífico.

Auckland, na Nova Zelândia encabeça a lista
Foto: PublicDomainPictures/Pixabay

Leia também

Osaka é a primeira representante do Japão entre as 8 melhores cidades para se viver no mundo

Osaka é uma grande cidade portuária e um centro comercial na ilha japonesa de Honshu. Ela é conhecida pela arquitetura moderna, pela vida noturna e pela comida de rua. O castelo Osaka do xogunato do século 16, que passou por várias restaurações, é o ponto turístico histórico principal. Ele está cercado por um fosso e um parque com ameixeiras, pessegueiras e cerejeiras bem no clima japonês.

Se tiver com crianças (ou for um amante de parques de diversão), uma boa sugestão é visitar a Universal Studios Japan, com o The Wizarding World of Harry Potter e mais atrações temáticas de Hollywood no primeiro parque temático da Universal Parks & Resorts na Ásia. Já para os apreciadores da cultura milenar japonesa, a dica é visitar o Shinsekai, um dos templos mais antigos de Osaka. Tem também a Torre de Tsutenkaku e a vista privilegiada da cidade. Se puder, passeie em Shinsekai, conhecida pela diversidade gastronômica tanto em restaurantes como em quiosques de rua.

Osaka é a primeira representante do Japão entre as 8 melhores cidades para se viver no mundo
Foto: Gaby OBS/Pixabay

Adelaide é representante australiana no pódio

Como boa cidade australiana, Adelaide tem ainda pontos positivos sobre algumas porque tem o custo de vida mais barato. Muitos brasileiros que o Viajar é Vida conhece optaram por sair da metrópole para a cidade de menor porte (mesmo com seus 1,5 milhão de habitantes).

Adelaide fica na costa sul, às margens do Golfo Saint Vicent. Sua fundação data de 1836 para ser a capital da província da Coroa Britânica. Atualmente é a capital política e financeira do estado de South Australia. A beleza desta representante australiana está no quesito urbanismo com foco em jardins, praças e muitos parques. Adelaide também é riquíssima em atividades culturais e possui uma culinária que reforça o desejo dos viajantes em passar por lá.

Para quem ama o verão, o clima é ameno e seco. Já o inverno acaba sendo frio e úmido. Para a atividade vinícola, clima perfeito para a produção de vinhos e, por isso, aqui estão também os melhores vinhos australianos.

Adelaide é representante australiana no pódio
Foto: Wei Zhang/Pixabay

Nova Zelândia coloca Wellington entre as 8 melhores cidades para se viver no mundo

Situada no extremo sul da Ilha Norte, entre um bonito porto e colinas verdes, Wellington é a capital da Nova Zelândia. Você encontrará muitas coisas para se ver e fazer dentro do compacto centro de Wellington. Não deixe de explorar também as áreas com vida selvagem que cercam a cidade. Wellington é a cidade natal do diretor de cinema Peter Jackson e muitos filmes foram feitos aqui. A estreia mundial de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, em novembro de 2012, teve todos os holofotes voltados para Wellington. Outro dado importante:  Wellington tem mais bares e restaurantes por pessoa do que Nova York, ou seja, será uma ótima viagem gastronômica. Entre as dicas, caminhe ou pegue um ônibus na cidade ao cume de Mount Victoria para um panorama de 360 graus de Wellington.

Quem ama experiências, vai se encantar com o Te Papa, o inovador museu nacional e líder mundial em experiências interativas. A história, a arte e as pessoas da Nova Zelândia são apresentadas em exibições interessantes e divertidas. Situado na orla de Wellington, Te Papa é o museu mais visitado deste trecho da terra chamado de Australásia. A entrada é gratuita para a maioria das exibições.

Nova Zelândia coloca Wellington entre as 8 melhores cidades para se viver no mundo
Foto: Bernd Hildebrandt/Pixabay

Tóquio mostra que o Japão tem qualidade de vida

Tóquio é uma metrópole japonesa situada na ilha de Honshu, a maior do Japão e abriga a área urbana mais populosa do mundo. São pelo menos 37 milhões de pessoas se considerar a região metropolitana. E em meio ao mar de arranha-céus e ruas modernas movimentadas, Tóquio mantém viva sua história. A exemplo do Templo Sensoji de Asakusa que é um destino extremamente popular para os visitantes. Além do icônico Portão Kaminarimon, fica a rua de compras de souvenirs Nakamise Dori, que leva a um complexo de estruturas religiosas fascinantes. Tem ainda o Meiji Jingu (Santuário Shinto) que está situado em uma floresta tranquila distante apenas alguns minutos a pé da Estação JR Harajuku. O santuário foi construído para comemorar as virtudes do Imperador Meiji e da Imperatriz Shoken. Em 2020, o santuário celebrou seu 100º aniversário.

Tóquio mostra que o Japão tem qualidade de vida
Foto: tristanlai1220/Pixabay

Também na Austrália, Perth já está de olho no turismo

Bem-vindo a Perth, diz o site oficial da cidade já estimulando o turismo. A cidade é famosa por seus espaços abertos onde a comunidade pode se reunir para eventos, apreciar um pouco de arte e cultura ou simplesmente sentar um pouco, tomar um café e contemplar o dia. Perth tem uma variedade de espaços vibrantes para visitantes e moradores locais desfrutarem, de Forrest Place a Mindeerup em Mends Street Jetty, de Yagan Square a Matagarup Bridge e Elizabeth Quay. Há algo para todos e para todas as faixas etárias. Se você curte belas paisagens, ou mesmo museus, sabia que em Perth há uma infinidade de experiências deliciosas por todos os lados.

Também na Austrália, Perth já está de olho no turismo
Foto: akenarinc/Pixabay

As 8 melhores cidades para se viver no mundo: Zurique, na Suíça

A cidade de Zurique é o centro bancário e financeiro internacional, fica no extremo norte do lago de mesmo nome e é um encanto na Suíça. As vias pitorescas do centro da cidade antiga que se estende por ambos os lados do Rio Limmat mostram bem como foi sua história ligada à era pré-medieval. A Suíça tem mais capitais culturais do que o resto da Europa e Zurique é uma delas. Além de ser abençoada com teatros, museus, galerias, arte, design e arquitetura, vários quesitos que servem até de disputas com outros países próximos. Zurique é famosa por seu estilo de vida luxuoso, lojas sofisticadas e chocolates de primeira qualidade. Embora tenha um elevado custo de vida (entre os maiores da Europa), se mantém na lista das melhores cidades do mundo para se viver.

As 8 melhores cidades para se viver no mundo: Zurique, na Suíça
Foto: Julian Hacker/Pixabay

Genebra também leva a Suíça para a lista das 8 melhores cidades para se viver no mundo

Na ponta sul do Lago Leman está Genebra, esta outra cidade da Suíça que fecha a lista das 8 melhores cidades do mundo para se viver. Ela é rodeada pelas montanhas dos Alpes e do Jura e daqui se tem a vista para o impressionante Mont Blanc. Sede das Nações Unidas e da Cruz Vermelha na Europa, é um centro diplomático e financeiro global. A influência francesa está por toda parte, no idioma, na gastronomia e em bairros boêmios como Carouge.

Genebra abriga ainda 4 segredos que farão as delícias dos mais eruditos e curiosos. É que estão aqui 4 museus únicos do mundo: o Museu Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho que trata da ajuda humanitária; o Museu Internacional da Reforma, que mostra a reforma universal do Cristianismo iniciada por Jean Calvino e Martinho Lutero e que viu a sua origem na cidade de Genebra do século 16; o Museu da Fundação com sua fascinante biblioteca antiga que testemunha a constante evolução da nossa civilização; e o Museu Patek Philippe, que apresenta a longa história do relógio, uma verdadeira joia e obra de arte.

Genebra também leva a Suíça para a lista das 8 melhores cidades para se viver no mundo
Foto: adege/Pixabay

As 10 piores cidades para se viver em 2021

No outro extremo da lista, o relatório da Economist Intelligence Unit (EIU), braço de análise e pesquisa da revista britânica The Economist, classificou as piores cidades do mundo em quesitos como estabilidade, infraestrutura, educação e acesso à saúde. São elas:

  • Damasco, Síria
  • Lagos, Nigéria
  • Port Moresby, Papua-Nova Guiné
  • Daca, Bangladesh
  • Argel, Argélia
  • Trípoli, Líbia
  • Carachi, Paquistão
  • Harare, Zimbábue
  • Duala, Camarões
  • Caracas, Venezuela

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*