Quais as melhores pousadas no estilo japonês?

Antes de falar sobre quais as melhores pousadas no estilo japonês, vale dizer que este tipo de hospedaria tem um nome: ryokan. Neles, o viajante dorme em quartos com nomes de flores, em um futon (colchão), no tatame (tapete de esteira), vestidos com o yukata (quimono simples usado para dormir). As diárias incluem o desjejum e o jantar típicos, servidos no próprio quarto. Alguns ryokans têm fontes termais, também chamadas de onsen.

Geralmente os ryokan são estabelecimentos pequenos, operados por famílias e encontrar um é relativamente difícil, visto que não são promovidos amplamente em sites para reserva de acomodações e outros. Por isso, o Booking selecionou alguns distribuídos por Tóquio, Quioto, Rakone, Nikko, Yufu e Yamanouchi.

Ao contrário de um hotel, onde o quarto do hóspede é simplesmente um lugar para passar a noite, o ryokan é mais que apenas um lugar para dormir. No Japão, muitas pessoas viajam longas distâncias com o único intuito de relaxar em um balneário termal e saborear o banquete do tradicional jantar de vários pratos – tornando a hospedagem no ryokan uma experiência por si só. Estes ryokans normalmente têm quartos de estilo japonês, com piso de palha e camas futon, em vez de camas ocidentais e carpetes. Além disso, você tira os sapatos na entrada da acomodação ou antes de entrar na sala. Os ryokans modernos podem servir refeições estilo bufê em uma sala de jantar, enquanto um ryokan mais tradicional serve os jantares no quarto. Alguns quartos de ryokan oferecem banheiro privativo, enquanto outros possuem apenas um banheiro público compartilhado.

Quais as melhores pousadas no estilo japonês? Os ryokans estão espalhados pelo Japão
Foto: Sharon Ang/Pixabay

Siga o Viajar é Vida no Instagram

Quais as melhores pousadas no estilo japonês? Começamos por Tóquio

Ideal para viagem em dupla, o Cyashitsu Ryokan Asakusa está localizado numa região encantadora de Tóquio. A hospedaria oferece quartos com ar-condicionado, bar, Wi-Fi gratuito e lounge de uso comum. Com um terraço, esta propriedade está situada a uma curta distância do Santuário de Asakusa Fujiasama, do Portão Nitenmon e do Centro de Artesanato Tradicional Edo Taito. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional Haneda de Tóquio, a 18 quilômetros do ryokan japonês. Informações no Booking como “o café da manhã japonês estava delicioso”, “as camas futon eram muito confortáveis” e “o pequeno onsen no telhado foi delicioso e a recepção foi calorosa e sincera”, mostram que o público realmente gosta e percebe a atenção dos proprietários nos detalhes.

Cidades como Tóquio mantêm pousadas no estilo japonês
Foto: Booking/divulgação

Quer aproveitar que está no Japão para fazer passeios com segurança?

A Civitatis é uma agência de turismo on-line, um portal com atividades, excursões e visitas guiadas em mais de 600 destinos que atua incluindo o Japão.  A empresa possui fornecedores e parceiros locais em todos os continentes, guias de viagens gratuitos e visitas guiadas nas principais cidades do mundo. E a Civitatis é parceira do Viajar é Vida. Acesse o link e adquira por exemplo um tour privado por Tóquio com guia em português para uma viagem mais segura e tranquila.

Experimente estas outras atividades da Civitatis no Japão

No mesmo clima e também em Tóquio há esta outra possibilidade

Oferecendo quartos com ar-condicionado no bairro de Setagaya, em Tóquio, o Onsen Ryokan Yuen Bettei Tokyo Daita fica a menos de 1 quilômetros do Templo Shinganji. Entre as comodidades desta propriedade estão um restaurante, recepção 24 horas e serviço de concierge, além de WiFi gratuito em todo o espaço. Este ryokan japonês oferece banheira de água termal e depósito para bagagem.

Todas as unidades do ryokan japonês estão equipadas com área de estar, TV de tela plana via satélite e banheiro privativo com secador de cabelo e chuveiro. As unidades proporcionam aos hóspedes um frigobar. Ou seja, apesar de ser uma hospedaria no estilo tradicional, já toda a comodidade necessária para os viajantes. Esta é nível 4 estrelas e possui até sauna.  O ryokan fica próximo do Santuário Kitazawa Hachiman, do Parque Hanegi e a Igreja da Santa Cruz de Tóquio.

Quarto com futon, tatami e quimono para o viajante viver a melhor experiência local
Foto: Booking/divulgação

Quais as melhores pousadas no estilo japonês? Vamos ver o que há por Quioto

Dispondo de Wi-Fi gratuito, o Nazuna Kyoto Gosho está situado em Quioto. A propriedade fica a cerca de 1 quilômetro do Museu Internacional de Mangá de Quioto, a 1,6 quilômetros do Castelo de Nijo e a 2,3 quilômetros do Palácio Imperial de Kyoto. O ryokan japonês oferece um lounge compartilhado, para que você tenha a oportunidade de conhecer novos viajantes. Neste ryokan, todos os quartos incluem mesa de trabalho, TV de tela plana e banheiro privativo. O banheiro compartilhado está equipado com banheira de hidromassagem e amenidades de banho gratuitas. Todas as unidades possuem área de estar.

Quais as melhores pousadas no estilo japonês? Se tiverem área de banho como os ofurôs, são chamados de olsen
Foto: Booking/divulgação

Osaka também na lista sobre quais as melhores pousadas no estilo japonês?

Na cidade de Osaka, a Harper House fica distante 1 quilômetro do Santuário Matsunomiya. O lugar oferece check-in e check-out expressos e Wi-Fi gratuito. Bem localizado, está distante apenas 2 quilômetros do Santuário de Tsumori, 2 quilômetros da rua de compras Haginochaya e a 2 quilômetros da rua comercial Tsurumibashi. O ryokan japonês dispõe de quartos família e todas as unidades estão equipadas com ar-condicionado, TV de tela plana com canais via satélite, micro-ondas, chaleira, banheira de hidromassagem, secador de cabelo e mesa de trabalho.

Os quartos do ryokan japonês dispõem de banheiro privativo com bidê e amenidades de banho gratuitas, além de vista da cidade. Todos os quartos incluem guarda-roupa. “Espaço extremamente confortável, com muitos lugares úteis nas proximidades, estação, supermercado… Minha coisa favorita foi o chuveiro ter a opção de soprar ar quente do ventilador, que foi muito bom no inverno”, escreveu um hóspede na avaliação.

As melhores pousadas no estilo japonês também mantém estrelas como padrão de hospedagem
Foto: Booking/divulgação

Atenção às dicas para viajar para o Japão

Existem dois vistos para o turista brasileiro interessado em viajar para o Japão. O primeiro é o que tem entrada única no país. Desta forma, você precisa permanecer o tempo todo no Japão, sem poder visitar outro país da Ásia e depois voltar, por exemplo. Outra possibilidade, no entanto, é aquela em que você tem múltiplas entradas. Com ele você pode sair e retornar nesta mesma viagem.

Apesar de distante, o Japão funciona! O transporte público opera de maneira funcional, as pessoas são hospitaleiras e educadas, o país é muito organizado e ainda seguro. Gostou do que viu aqui no Viajar é Vida? Qual o seu grande sonho ao viajar o Japão? O que de mais incrível você acredita que verá por lá? Deixe sua resposta nos comentários.

Ao ficar no ryokan você terá uma verdadeira experiência japonesa
Foto: abdulla binmassam/Pixabay

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*