9 dicas para as primeiras viagens

Você que está iniciando agora na arte de viajar guarde bem este post! Ele será útil porque traz 9 dicas para as primeiras viagens. O Viajar é Vida levantou as principais dúvidas e montou as respostas necessárias para ter viagens prazerosas, sem riscos e preparado para qualquer eventualidade.

Escolha o destino e levante todas as informações de entrada (visto, taxas e afins)

Esses detalhes você já precisa saber durante o planejamento. Com a internet, os sites oficiais dos destinos e os tradutores on-line (se tiver dificuldade com um idioma estrangeiro), todo mundo consegue pegar todas as informações. Há países que exigem visto, outros que exigem visto e o pagamento de uma taxa, há lugares mesmo no Brasil que também exigem taxa de entrada… ou seja, são detalhes que fazem toda a diferença e você precisa estar ligado. Consulte sempre e se planeje para isso. Estamos apenas começando a nossa lista de 9 dicas para as primeiras viagens.

Fique ligado nos vistos e taxas. Esta é uma das 9 dicas para as primeiras viagens
Foto: Rudy and Peter Skitterians/Pixabay

Inteire-se sobre as medidas de bagagem e elementos que podem ser carregados ou não na bagagem de mão

Já faz um tempinho que as regras mudaram, mas até hoje a gente sempre “escorrega” e acaba levando algo que não pode. Além do próprio tamanho da bagagem. Em média, tem  55cm x 35cm x 25cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos) e peso máximo de 10kg. Ainda assim, consulte no site da sua companhia aérea porque pode haver diferenças nos voos internos e externos.

De uma maneira geral, é expressamente proibido carregar na bagagem de mão: armas e réplicas de armas (mesmo de brinquedos em cores chamativas), exceto para agentes públicos que comprovem estar realizando funções como escolta de autoridade ou atividade investigatória. Também não pode levar objetos pontiagudos ou cortantes como tesoura, canivete, navalha, ou outros instrumentos que possam ferir tais quais martelo, alicate, bastões etc. Outros itens que não podem ser levados são substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis incluindo o desodorante aerossol ou fluido de isqueiro.

Ah, em voos internacionais, tem ainda o limite de artigos de higiene. É que não é permitido levar líquidos, géis e pastas em recipientes com mais de 100 ml de volume.  E todos os líquidos e cremes abaixo desse volume devem ser armazenados com folga dentro de um saco plástico transparente vedado para ser apresentado na inspeção de embarque. Só é permitida uma embalagem dessas por passageiro.

Observe o que pode ser levado e o tamanho da bagagem de mão. Esta é uma dica importante para viajante de primeira viagem.
Foto: katyveldhorst/Pixabay

Realize o check-in on-line ainda antes de chegar ao aeroporto

Esta é uma dica poderosa entre as 9 dicas para as primeiras viagens. Fazer o check-in pela internet vai garantir você escolher logo o assento, além de não precisar encarar filas muitas longas e apenas despachar a bagagem. Você também se livra de um possível atraso inconveniente que possa vir a aparecer. E não se estressa neste momento cujo desejo é o de desestressar né?

9 dicas para as primeiras viagens: fique atendo aos chamados da cia aérea

Sempre respeite os chamados e orientações dos colaboradores das companhias aéreas. E respeitar os avisos vale tanto em terra quanto no voo. Eles estão preparados para sanar dúvidas e fazer o embarque e voo estarem dentro dos prazos previstos. A função deles é justamente fazer esta organização. Fique atento às chamadas, às possíveis mudanças de porta, ao pedido de formação de fila e tudo mais o que partir destes profissionais.

Respeite e obedeça os aviso feitos pelos funcionários das companhias aéreas.
Foto: MichaelGaida/Pixabay

Espere sua hora de entrar e sair do avião

Ser educado e respeitoso com os demais é importante. Saiba que há as pessoas com prioridade de entrada nos voos. Idosos, pessoas com crianças pequenas ou necessidades especiais têm preferência. E na saída é a mesma coisa. Primeiro que as portas só serão abertas quando o comandante autorizar. Depois, que se todos saírem em ordem, seguindo a fila de poltronas, não seria necessário ficar logo de pé. Aliás, ficar de pé logo que o avião pousa é um risco e só prejudica o andamento da saída de todo mundo. Isso pode parecer demais em estar aqui nas 9 dicas para as primeiras viagens, mas é necessário!

Todo mundo vai sair do avião. Se descer em fila ordenada, de acordo com os assentos, cria-se uma ordem de saída. Vale como uma das 9 dicas para as primeiras viagens

Se o sinal de cinto de segurança estiver ligado, mantenha-o afivelado

Pode parecer bobagem, mas nos céus, o avião pode ter a chance de entrar em trepidação. Se o piloto solicitou o uso do cinto, é porque há risco. E dependendo da turbulência, pode haver feridos. Não custa nada obedecer! É para sua segurança. Se o seu assento for próximo às saídas de emergência, você deve estar ciente e disposto a contribuir com a tripulação caso seja necessário. Por isso os comissários de bordo dão as orientações iniciais e sugerem que se você não tem capacidade de contribuir, que troque de lugar.

Cuidar da limpeza e ordem do seu assento é uma das 9 dicas para as primeiras viagens.
Foto: Ryan McGuire/Pixabay

Mantenha limpo seu assento: 9 dicas para as primeiras viagens

E além de manter o asseio, respeite o espaço disponível para viajar, evitando ocupar o lugar da outra pessoa. Você possivelmente passará várias horas voando e se todo mundo tiver esse pensamento, não haverá problemas. Caso tenha sido servido comida, observe se toda a sobra foi retirada pelo serviço de bordo. Evite deixar mantas e objetos ou mesmo sacos plásticos jogados no final da viagem. Aja como se estivesse em cada. E duvido que você faria isso no seu lar.

Leve algo para entreter seus filhos

Se viajar com filhos pequenos, tenha em mãos algum jogo ou brinquedo que o entretenha. Vale inclusive um celular com desenhos animados ou jogos. Só não se esqueça do fone de ouvido. Para crianças muito pequenas, os melhores são aqueles que passam por cima da cabeça, já que ficam seguros e a criança não fica tirando da orelha. Se seu filho tiver um brinquedo preferido, também vale levar na viagem. As 9 dicas para as primeiras viagens estão quase chegando ao fim!

9 dicas para as primeiras viagens: esteja atento à sua mala

Além de fotografar o que tem dentro, identifique-a pelo lado de fora para encontrar facilmente na esteira de bagagem. E se tiver vagando pelo aeroporto, não tire a mão de sua bagagem. Fique de olho o tempo todo. Precisa ir no banheiro e não tem ninguém da sua família junto? Leve a mala com você. Jamais deixe ela abandonada. Há quadrilhas especializadas, atentas às possíveis falhas dos passageiros, para embarcar produtos ilícitos. Sem saber você pode cair em uma cilada. Então, previna-se.

Uma das 9 dicas para as primeiras viagens e para todas as outras é ficar de olho na sua mala.
Foto: Stela Di/Pixabay

Estas 9 dicas para as primeiras viagens são muito importantes. Quem está acostumado a viajar talvez já faça isso de maneira automática e nem perceba mais como elas são importantes. Mas o Viajar é Vida entende que elas podem ser muito úteis para quem está começando a viajar agora. E se você é viajante das antigas, qual outra sugestão podemos incluir nesta lista? Deixe nos comentários.  


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*