9 curiosidades sobre os viajantes brasileiros

Uma pesquisa feita pelo Kayak, plataforma de viagens pelo mundo, aponta alguns fatos que fazem uma radiografia sobre o hábito de viajar de quem mora no Brasil. E o Viajar é Vida destaca agora as 9 curiosidades sobre os viajantes brasileiros. São dados que mostram como os brasileiros planejam as suas viagens, o que buscam ao viajar e outros itens. Foram entrevistadas 986 pessoas no Brasil de diversos estados e com idade entre 18 e 65 anos.

Praia é líder absoluta entre os destinos de viagem

70% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter destinos de praia como prioridade para as suas férias. Globalmente, praia também lidera, mas com 52% dos votos. Também, quem é que não gosta de uma paisagem especial, calor, areia nos pés, um mergulho nas ondas e um nascer ou pôr-do-sol que fique para sempre na memória?

Este item na lista das 9 curiosidades sobre os viajantes brasileiros também se reforça com o fato de o Brasil ter mais de 8 mil quilômetros de costa e a necessidade (em razão da questão financeira) de a maioria dos brasileiros ainda optarem por viagens internas.

Do Sul ao Nordeste do país, a lista de praias, cenários e estados para atender essa demanda é grande. Praias para todos os lados, todos os gostos, todas as idades e todos os preços. Em qual você se encaixa?

Destino de praia está entre as preferências do viajante brasileiro
Foto: David Mark/Pixabay

9 curiosidades sobre os viajantes brasileiros: viajar é uma prioridade

Em relação às coisas em que preferem gastar dinheiro, a maior parte dos brasileiros (43%) respondeu viagens. Globalmente viagens também lideraram, mas com 32% dos votos. Outras opções incluíam alimentação (em casa e fora), reformas domésticas, compra de eletrônicos, roupas e eventos culturais. Durante a viagem, a prioridade de gasto da maior parte dos entrevistados (40%) é com compras.

Ou seja, cada vez mais o desejo de viver a vida intensamente, guardando lembranças e experimentando coisas novas é muito forte entre os viajantes brasileiros. Embora tenha o hábito do consumo (não à toa gastar uma graninha com compras durante a viagem está tão bem colocada nesta pesquisa), o brasileiro já percebeu que ao desvendar lugares, conhecer novas pessoas, tirar um tempo em um local diferente com a família e com os amigos traz sim a tal felicidade.

Sites de viagem são fortes e preço é fator determinante

Quando se fala em inspiração e planejamento de viagem, a lista das 9 curiosidades sobre os viajantes brasileiros aponta que 50% dos entrevistados do Brasil se inspiram em sites de viagem para planejar suas próximas férias. Amigos e família também são uma fonte de inspiração importante (49%). Ao serem questionados sobre o que é mais importante na hora de escolher uma passagem aérea para uma viagem a lazer, 50% responderam que o preço é o principal fator.

Cada vez mais o boca a boca é fator importante na decisão. Principalmente para os viajantes de primeira viagem. Por isso, na lista das 9 curiosidades sobre os viajantes brasileiros está muito forte a recomendação de quem já foi. Por isso plataformas como o TripAdvisor também ganham tanta visibilidade. Ali estão recomendações reais de viajantes reais. O que torna a relação de indicação muito mais forte.

Sites de viagem são o meio principal para definir as férias
Foto: Edeltravel/Pixabay

Hotéis ainda são preferência na lista das 9 curiosidades sobre os viajantes brasileiros

No Brasil, hotéis ainda são o tipo preferido de acomodação dos viajantes, liderando a pesquisa com 52% dos votos. Outros 21% preferem se hospedar na casa de amigos ou familiares, 20% preferem quartos ou casas alugadas e 3% optam por acampamentos. Para a escolha do hotel, ter café da manhã incluso é uma prioridade para 84% dos brasileiros.

Ou seja, mais do que a hospedagem em si, o brasileiro quer mesmo é ter seu dia de personagem de novela das oito. Quer se hospedar para ter um café da manhã digno de ser lembrado. Frutas, iogurtes, bolos, diferentes pães, cereais, café…. tudo para que o dia comece com outra vibração e o restante do planejamento da viagem siga o mesmo caminho da abundância.

Vale destacar que mesmo com o crescimento das novas alternativas de viagem, em plataformas como o AirBnB, a questão cultural mantém os hotéis no topo da lista sobre as 9 curiosidades sobre os viajantes brasileiros.

Café da manhã em hotel está na preferencia e entre as 9 curiosidades sobre os viajantes brasileiros
Foto: Free Photos/Pixabay

Brasileiros não costumam se relacionar em viagens

Amor de verão não sobe a serra, já diria o ditado nacional. Por isso, 68% dos brasileiros afirmam nunca ter começado um relacionamento com alguém que conheceram durante as férias e 74% nunca tiveram um relacionamento com um/a parceiro/a que vivesse no exterior. Ainda assim, somos mais adeptos de romances em viagens do que a média global: no mundo, 76% dos entrevistados afirmaram nunca ter vivido essa experiência.

Ou seja, de uma maneira geral, em todo o planeta, os viajantes temem se apaixonar e acabar iludido por não poder repetir a dose. Ou temem correr o risco de precisar mudar de vida (seja recebendo a pessoa ou indo morar em outra cidade).

9 curiosidades sobre os viajantes brasileiros: viajantes daqui gostam de compartilhar suas viagens online

O número é grande: 53% dos brasileiros gostam de publicar fotos de suas viagens em redes sociais, 37% escrevem sobre elas e 22% gostam de publicar vídeos. “O uso de redes sociais para o compartilhamento de todas as nossas experiências não é novidade e a tendência é que estes índices aumentem cada vez mais em todos os segmentos”, afirmam os organizadores da pesquisa.

Por isso tem tanto conteúdo bacana sobre viagem na internet. Blogs, sites, redes sociais… tem muita coisa criativa que estimula o hábito das viagens. E se faz crescer esse gosto dos brasileiros é algo realmente importante!

A maioria dos viajantes brasileiros querem postar sobre as viagens
Foto: Erik Lucatero/Pixabay

Depois das férias bate a tristeza

Quem nunca teve a TPF, a chamada Tensão Pós Férias! A pesquisa aponta que 56% dos brasileiros se sentem tristes após o final das férias – para compensar essa tristeza, a maioria busca adotar hábitos mais saudáveis: 40% afirmam melhorar suas dietas.

Ou seja, o fim da viagem traz algo positivo que é a adoção de novos hábitos. E gente feliz, segura de si e com muitas memórias de viagem é mais feliz e já se programa para a próxima trip.

9 curiosidades sobre os viajantes brasileiros: tensão pós férias
Foto: haengematteORG/Pixabay

Gastronomia é um fator importante para os viajantes brasileiros

Na lista das 9 curiosidades sobre os viajantes brasileiros, 55% dos brasileiros afirmaram que escolhem seus destinos, entre outras razões, pela qualidade da comida. Para 21%, a gastronomia é o fator principal. A maior parte – 58% – dos entrevistados prefere restaurantes que sirvam comida local ao viajar.

Pode-se concluir que o viajante brasileiro quer mergulhar na cultura do local para onde viaja e experimentar a comida que faz parte do dia a dia é algo que ele não abre mão. Isso é ótimo enquanto hábito de viagem, mas também enquanto manutenção da cultura e identidade de um povo.

Comida local é um dos motivos que levam os brasileiros a escolher o destino de viagem
Foto: SCYM/Pixabay

9 curiosidades sobre os viajantes brasileiros: turismo esportivo não é comum

Embora seja um povo esportiva e que goste de uma aventura, 79% dos brasileiros alegam nunca ter escolhido um destino com a finalidade de aprender ou aprimorar habilidades esportivas. O esporte mais comum praticado em viagens é o mergulho, resposta de 33% dos entrevistados.

O viajante pode até fazer atividades como trilhas, mergulho, corridas… mas este não é o propósito da viagem. Em período de férias, o brasileiro prefere estar mais à vontade para curtir, beber e comer.

Poucos viajantes brasileiros escolhem o destino por um desejo esportivo
Foto: Pexels/Pixabay

E com este dado, o Viajar é Vida encerra a lista das 9 curiosidades sobre os viajantes brasileiros. O que você achou? Se respondesse a esta pesquisa, daria as mesmas respostas? Deixe sua opinião nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*