7 passeios gratuitos na Europa

Viajar e economizar são duas palavras que combinam bem. Por isso, o Viajar é Vida traz os 7 passeios gratuitos na Europa, em parceria com a plataforma Civitatis. A Civitatis é uma agência de turismo on-line, um portal com atividades, excursões e visitas guiadas em mais de 600 destinos. A empresa possui fornecedores e parceiros locais em todos os continentes, guias de viagens gratuitos e visitas guiadas nas principais cidades do mundo. Ao longo deste conteúdo, acesse os links e vá direto para as atividades sugeridas.

7 passeios gratuitos na Europa
Foto: Evgeny Ignatik/Pixabay

Entre os 7 passeios gratuitos na Europa, está o free tour por Barcelona

Com guia em espanhol ou inglês, passeio gratuito tem duas horas de duração e começa percorrendo La Rambla, a rua mais famosa de Barcelona, até chegar ao Bairro Gótico, lugar onde surgiu a antiga Barcino romana, repleta de segredos, lendas e curiosidades.

Entrando no Bairro Gótico você mergulhará na época medieval. Aqui você encontrará lugares como a Plaça de Sant Jaume, sede da Prefeitura e do Palau de la Generalitat, a Catedral de Santa Eulàlia e suas misteriosas gárgulas, a Plaça del Rei, onde tentaram assassinar Fernando “O Católico” ou os restos de El Call, o antigo bairro judeu.

O passeio continua percorrendo o emblemático Bairro do Born, um dos mais agradáveis da cidade. Cafeterias, pequenas boutiques e coquetelarias definem essa zona. Aqui está a famosa Catedral del Mar, onde você entrará para conhecer sua história. O free tour por Barcelona finaliza perto da Fossa de las Moreras.

O passeio em espanhol é realizado todos os dias, às 10h da manhã. Já o tour em inglês ocorre quintas, sextas, sábados e domingos às 10h30min. Os grupos são formados por no máximo 6 pessoas, por isso, consulte a plataforma Civitatis para fazer seu agendamento. Importante destacar que os free tours não possuem um preço fixo, embora todo participante dê um valor de gorjeta ao guia, de acordo com o grau de satisfação.

Entre os 7 passeios gratuitos na Europa, está o free tour por Barcelona
Foto: katerina zhang/Pixabay

Free tour para conhecer o imprescindível de Veneza

O passeio de duas horas com guia falando em espanhol, você vai conhecer as partes imprescindíveis de Veneza incluindo monumentos, praças e ruas nas margens dos canais da cidade mais romântica da Itália.

Na hora definida, você se encontrará com o guia na entrada de la Galleria dell’Accademia, em pleno bairro de Dorsoduro. Desse ponto, começara o free tour por Veneza. Durante o trajeto, se aprofundará na história dessa bela cidade conhecida popularmente como a Rainha do Adriático. Você vai passear pelas ruas, admirará seus canais e observará as fachadas de seus edifícios mais emblemáticos, começando pelo teatro de la Fenice.

A seguir, iremos à praça São Marcos. Aqui, você verá os detalhes arquitetônicos da basílica de São Marcos, cuja origem remonta ao século 12. Logo avistará o campanário, que se aproxima dos 100 metros de altura, e entenderá os diferentes usos que o Palácio Ducal teve.

A visita guiada pela cidade segue passeando pelos exteriores do palácio Contarini del Bovolo, exemplo inigualável do gótico veneziano e um dos edifícios mais curiosos dessa bela cidade italiana. E, é claro, você também passará ao lado do Grand Canal de Veneza para admirar o panorama dos palácios e igrejas que se encontram nas suas margens, com destaque para o majestoso templo barroco da basílica de Santa María della Salute. Depois de duas horas de trajeto, o fim do free tour por Veneza será na praça de San Marcos.

Este passeio gratuito será realizado em grupos de no máximo 6 pessoas. Por isso, utilize a plataforma Civitatis para fazer o agendamento. Vale destacar que os free tours não possuem um preço fixo. Ao final, no entanto, todo mundo contribui, dando um valor ao guia de acordo com o grau de satisfação. Nesta atividade está sendo obrigatório apresentar um certificado de vacinação Covid, teste PCR negativo ou teste de antígenos realizado até 48 horas antes.

Free tour para conhecer o imprescindível de Veneza
Foto: Neil Morrell/Pixabay

O tour por Paris está na lista dos 7 passeios gratuitos na Europa

A capital francesa tem todo um glamour envolvido e poder conhecer seus cantos num free tour guiado por Paris é uma grande atividade de viagem. Com guia em espanhol, este passeio de 2h45min começa na praça do Hôtel de Ville, a Prefeitura da capital francesa. De lá, você e seu guia cruzarão o Rio Sena para irem à île de la Cité, onde verão a fachada da famosa catedral de Notre Dame. Nessa ilha sobre o Rio Sena também verão do exterior outros icônicos monumentos, como a Sainte-Chapelle, os edifícios da Conciergerie e do Palácio de Justiça e a Pont Neuf.

Seguindo pela margem do Sena, você passará ainda pela Pont des Arts e irá à esplanada do Museu do Louvre para admirar a arquitetura exterior desse antigo palácio. Saberá mais também sobre alguns personagens ilustres, como o famoso Rei Sol (Luís 14) ou Napoleão Bonaparte, entre outros.

O trajeto segue pelo belo Jardim de Tuileries, onde você verá o Arco do Triunfo do Carrossel. Além disso, você ouvirá algumas curiosidades sobre a Revolução Francesa e sobre outros fatos que marcaram a história do país. Finalmente, após uma rota de aproximadamente 2h45min, você concluirá o free tour por Paris em frente ao Museu do Louvre.

Esta atividade do Civitatis prevê grupos de no máximo 6 pessoas. Por isso consulte a plataforma antes de fazer sua reserva. Os passeios são gratuitos, embora todo participante dê um valor ao guia no final do percurso, de acordo com o grau de satisfação.

Os organizadores estão cobrando a apresentação do certificado de vacinação de Covid-19 ou PCR negativo realizado no máximo 48 horas antes. Também será suficiente mostrar o voucher ou reserva no celular, sem necessidade de apresentar impresso.

O tour por Paris está na lista dos 7 passeios gratuitos na Europa
Foto: Leif Linding/Pixabay

Conheça Praga com um guia local

Uma atividade de 3 horas de duração com guia local falando em inglês. Assim é o free tour por Praga, a capital da República Tcheca. Você encontrará o grupo em frente à loja de brinquedos Hamleys, na cabine localizada na rua Na Příkopě 14. De lá, começará o passeio pela capital do país e descobrirá interessantes histórias.

De lá, você circulará pela Praça Venceslau, no coração da cidade nova de Praga e que se destaca por um impressionante exemplo da arquitetura neoclássica: o Museu Nacional Tcheco. Você poderá vir em outro momento conhecer os quase 14 milhões de objetos que ele abriga já que o passeio seguirá para a cidade antiga, conferindo o contraste entre a beleza das arquiteturas gótica e barroca.

Você irá se impressionar com o Relógio Astronômico, uma obra de engenharia com mais de 600 anos que informa não somente a hora como também informações astronômicas.O Bairro Judeu será a próxima parada. Você poderá ver o lugar onde o escritor Franz Kafka nasceu e o cenário do clássico filme expressionista “O Golem”.  O tour terminará ao lado do rio, em frente ao Rudolfinum Concert Hall.

Os free tours da Civitatis não possuem um preço fixo, mas é de bom tom pagar um valor ao guia, de acordo com o grau de satisfação do passeio. Logo na chegada ele solicitará a carteira de vacinação contra Covid-19 ou exame PCR negativo realizado 48 horas antes. Também será evitada a entrega de materiais impressos, como mapas ou folhetos.

Conheça Praga com um guia local
Foto: Pexels/Pixabay

7 passeios gratuitos na Europa ? Free tour por Roma

Com guias em espanhol ou inglês e com duração de 2 horas, esta visita guiada gratuita por Roma começará na Piazza di Spagna. Você conhecerá a história desse mítico lugar, popularizado internacionalmente por cenas emblemáticas do cinema. O free tour seguirá com a visita a algumas das fontes artísticas mais conhecidas. Se Florença é a cidade do Renascimento, a capital italiana é a do Barroco. Você aprenderá as peculiaridades dessa corrente artística junto à Fontana di Trevi, obra-prima do escultor Nicola Salvi.

Nessa rota guiada gratuita pela Cidade Eterna, você também admirará o exterior de um dos monumentos mais bem conservados da Roma imperial: o Panteão de Agripa. Após contemplar outros destacados monumentos do centro histórico da capital italiana, terminaremos o free tour na Piazza Navona. Quais rios representam as fontes dessa praça? É verdade que lá se celebravam combates navais na época imperial? Você saberá as respostas destas perguntas presencialmente.

Como neste free tour não são permitidas reservas para mais de 6 pessoas, você precisa consultar a plataforma Civitatis ao fazer a reserva. Menores de idade devem estar acompanhados por um dos pais.

A atividade é gratuita, mas vale ressaltar que os guias são recompensados por sua atuação. Então, é de bom tom pagar um valor que achar justo, de acordo com o seu grau de satisfação do passeio.

7 passeios gratuitos na Europa ? Free tour por Roma
Foto: Marco Cocciatelli/Pixabay

Leia mais

Valletta, a capital de Malta, pode ser visitada a pé!

Por cerca de 1h45min, você estará na presença de um guia local falando inglês ou espanhol e circulando pelas ruas desta bela cidade litorânea. O encontro com o guia será às 15h30min no Parlamento de Malta. De lá, você caminhará pelas ruas do centro para chegar aos Jardins Upper Barrakka, onde terá uma vista panorâmica única do Grande Porto.

Você quer saber como os cavaleiros da Ordem de São João chegaram a Valletta? Você descobrirá em frente das fachadas do Albergue de Castela e do Albergue de Itália, duas construções do século 16. Depois você viajará ao passado na Victory Kitchen e circulará por Merchant Street para conhecer uma das principais zonas comerciais da cidade.

Em seguida será a vez de ver a Igreja de Santiago e a Concatedral de São João. Você sabia que foi construída pelos cavaleiros da Ordem de São João? Com seu guia, você cruzará a Republic Street para chegar ao Monumento do Grande Cerco e continuará caminhando pelo centro até a Praça St. George.

Esta movimentada parte da cidade abriga o Palácio do Grão-Mestre. Em frente à sua fachada você conhecerá a história daquele que foi um dos primeiros edifícios da cidade. Por volta das 17h15min, chegará ao fim o free tour por Valletta na Praça St. George.

Como esta é uma atividade profissional, apesar de ser considerado gratuito, é de bom tom o participante pagar um valor de acordo com o grau de satisfação. Os passeios são feitos em grupos de no máximo 6 pessoas, por isso, consulte a plataforma Civitatis antes de fazer sua reserva.

Valletta, a capital de Malta, pode ser visitada a pé!
Foto: antheah/Pixabay

A lista dos 7 passeios gratuitos na Europa termina com um free tour pela Lisboa alternativa

Este passeio de 2 horas com guia falando português, espanhol ou inglês levará você para conhecer o “lado B” de Lisboa. Na hora estabelecida você encontrará seu grupo na Praça do Rossio onde começará a visita guiada. Desde as artes mais tradicionais como o fado até a arte urbana com murais nas fachadas dos edifícios lisboetas conquistarão você a cada passo dado.

Você conhecerá a parte mais histórica de Lisboa, mas de uma forma diferente. Você sabe quem foi Martim Moniz? Conheceremos a lenda desse herói de guerra de Lisboa que lutou pela defesa do Castelo de São Jorge. Daqui você passará perto das muralhas fernandinas, que protegiam a cidade medieval.

Em seguida passará ao bairro da Mouraria, o berço do fado em Lisboa. As ruelas de casas baixas tradicionais enchem esse bairro, onde se misturam várias gerações de famílias portuguesas com imigrantes chineses e de Bangladesh. Além disso, durante esse free tour você conhecerá a história do fado, assim como sua importância para a vida dos habitantes da capital portuguesa.

A próxima parada será na parte mais alternativa da cidade. Os inumeráveis grafites que enchem as fachadas dos edifícios formam murais emblemáticos onde os artistas deixam sua marca. VHILS, Godmess, Akacorleone, Leonor Brilha, Mariana Dia Coutinho ou Acer, entre muitos outros serão alguns dos nomes de criadores de street art que você conhecerá ao longo da visita guiada.

Na última parte do tour você verá as ruas dos bairros de Vila Estrela d’Ouro e Vila Bertha até chegar ao Jardim da Cerca Graça e ao Jardim Botto de Machado, dois espaços pouco conhecidos, mas cheios de encanto. Depois de aproximadamente duas horas de free tour, finalizará o trajeto no Jardim Botto de Machado.

Nestes tours gratuitos da Civitatis são admitidos somente 6 pessoas no máximo. Se você fizer parte de um grupo maior, deverá reservar um tour privado por Lisboa com guia em português. Por isso, consulte a plataforma antes da reserva. Os free tours não possuem um preço fixo. Ao final, o participante decidirá o valor que pagará ao guia de acordo com o grau de satisfação.

A lista dos 7 passeios gratuitos na Europa termina com um free tour pela Lisboa alternativa
Foto: Richard Mcall/Pixabay

Gostou das dicas sobre estes 7 passeios gratuitos na Europa? Qual deles você faria de certeza caso estivesse viajando? Conte nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*