6 roteiros com flores pelo mundo

O início da primavera no Hemisfério Norte é também a possibilidade de poder ver o crescimento da vegetação até o surgimento do colorido das flores. O Viajar é Vida apresenta os 6 roteiros com flores pelo mundo. Campos floridos (e muito cheirosos) são destino certo para viajantes. E o Brasil também tem suas cidades famosas pela produção de plantas. Prepare o celular porque suas redes sociais vão ganhar aquele colorido.

Holanda é a capital mundial das tulipas e integra a lista dos 6 roteiros com flores pelo mundo

Neste período de início de primavera, Holanda se destaca mundialmente pelos campos de tulipas. A flor símbolo do país transforma a paisagem. De longe, mais parece uma colcha de retalhos. Como roteiro turístico, você pode pagar para entrar em campos especialmente criados para a produção de plantas. Além de atender todo o mercado europeu, as fazendas podem ser visitadas. Dizem os holandeses que o melhor lugar para apreciar as tulipas é em Bollenstreek.

Foto: Ben Scherjon

O país inteiro nesta época produz mais de 7 milhões de tulipas, também chamadas de flores-lâmpadas. Você encontrará belíssima coloração, do azul ao branco e do roxo ao laranja. Verdadeiros tapetes coloridos que além do visual, garantem um aroma especial à região.

A temporada começa em março e segue até o final de maio. Abril é o melhor mês, porque é quando as flores estão no auge da floração. Importante salientar que é preciso estar de olho nas previsões climáticas, porque a cada ano pode haver diferença de algumas semanas na floração. Isso deve ser levado em conta se o seu desejo for exclusivamente para se embrenhar nos campos floridos da Holanda.

Foto: Siggy Nowak

Holambra  tem inspiração em Holanda e colore o interior de São Paulo

No Brasil, Holambra não tem este nome à toa. Tem a ver com a Holanda e sua trajetória florida. A cidade do interior paulista tem, por exemplo, uma cópia fiel dos tradicionais e famosos moinhos holandeses. No caso da obra brasileira, são 38,5 metros de altura e funciona pela força dos ventos para moer grãos. O projeto é do arquiteto holandês Jan Heidra, que já construiu e reformou aproximadamente 400 moinhos pelo mundo. Além disso, na área rural, diferentes fazendas recebem os turistas para os campos floridos. Setembro é o auge da estação, período em que há festas, eventos e roteiros específicos.

Foto: divulgação

“6 roteiros com flores pelo mundo”

Na lista dos 6 roteiros com flores pelo mundo, Joinville representa Santa Catarina

Joinville é a cidade catarinense chamada de cidade das flores. Em setembro é possível visitar a Festa das Flores, um dos maiores e a mais antiga do país. Ela tem atividade contínua há mais de 80 anos e paralisou apenas em 1942 e 2943 por causa das restrições econômicas no período da Segunda Guerra Mundial. Mas além do roteiro nestes dias de festival, há passeios em diferentes orquidários e sítios onde é possível conhecer a plantação e até comprar flores.

Um dos exemplos é o Parque das Hemerocallis que tem 10 hectares e recebe visitantes para conhecer de perto os diferentes jardins com as diferentes espécies de flores. Incluindo as orquídeas, que dão nome ao lugar. O espaço tem trilha ecológica e um café. Fica na Rua Tenente Antônio João, 4.257, bairro Bom Retiro. Também por Joinville, outra possibilidade é visitar os jardins de hortênsias da Estrada Rio do Júlio. Mas o mais importante, o florescer é apenas entre novembro e dezembro. As hortênsias podem ser vistas nas margens da estrada e, principalmente, na capela da Igreja Luterana que fica a 8 quilômetros da entrada da estrada da Serra Dona Francisca.

Foto: divulgação

A floração das cerejeiras muda o cenário no Japão

Um conselho que quem visita o Japão sempre dá aos outros viajantes é: viagem na temporada das flores de cerejeira. Chamada de sakura, conhecer este momento é mágico e impacta nas belas recordações de estar no Japão. A temporada da floração das cerejeiras sinaliza a chegada de dias mais longos e mais quentes e leva as pessoas para o lado de fora para se afastar da crise de inverno.As flores de cerejeira do Japão são comemoradas há séculos em formas de arte como haiku, ukiyo-e (gravuras em xilogravura) e música tradicional. Os lugares que mais se destacam e recebem centenas de milhares de viajantes são Tóquio, Kyoto e Kanazawa. É importante entender que a floração é um fenômeno natural e dura alguns dias.

Foto: Pixabay

Greystones, na Irlanda, tem campos à beira-mar

Mesmo andando à beira-mar, você não pode deixar de notar o cobertor de amarelo brilhante que cobre o início da Cliff Walk, na cidade de Greystones, na Irlanda. São hectares de flores amarelas, muito brilhantes, que concedem uma vista incrível. O tapete amarelo vai até onde os olhos podem enxergar. A cidade de Greystones está localizada na costa leste, ao sul de Bray Head. Originalmente uma pequena vila de pescadores, Greystones cresceu significativamente nos últimos anos, mas não perdeu a atmosfera amigável e acolhedora da vila. Excelentes restaurantes, lojas especializadas exclusivas, praias, pubs e campos de golfe estão todos perto do centro da cidade.

Foto: Pixabay

Os campos de lavanda da Provença, na França, atraem viajantes do mundo

Para muitos viajantes, não há nada que sintetize mais o apelo da Provença do que as linhas roxas de lavanda que colorem a paisagem todos os anos durante o Verão. Os campos de lavanda da Provença representam uma mudança de estação, um amadurecimento da terra e um tempo em que a vida diminui à mercê dos fortes raios do sol. Apesar de um espetáculo, muitos campos são propriedades privadas não exploradas para o turismo. Principalmente porque alguns visitantes agem de maneira equivocada, invadindo os espaços. Caso haja autorização, seja respeitoso. Pise levemente, apenas ande entre as fileiras (não sobre elas) e nunca colha as flores.

Para saber o período de floração, fique atento às mudanças climáticas. A cada ano pode ser diferente em relação aos meses. Geralmente em junho é o início da floração. Julho tende a ser a melhor época para visitar os campos de lavanda, porém, nas primeiras semanas tende a enfrentar uma multidão que – de férias – invadem a região. A partir de meados de julho, os campos de lavanda começam a ser colhidos. Agosto são poucos os locais que mantém as flores. As regiões com melhores campos para conhecer são Valensole Plateau, Sault Plateau e Luberon Valley.

Foto: Pixabay

Quem já teve a oportunidade de visitar um destes 6 roteiros com flores pelo mundo? Conte para o Viajar é Vida esta experiência. O que mais impressionou? As cores? O cheiro?  O tamanho dos campos??? Compartilhe com a gente.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*