5 praias pouco conhecidas de SC

Santa Catarina possui cerca de 500 quilômetros de costa, com diferentes cidades litorâneas e alguns paraísos praticamente intocados. O Viajar é Vida mostra agora 5 praias pouco conhecidas de SC. Quando falamos em desconhecidas, é porque estão mais voltadas aos moradores do que aos visitantes, diferente de tantas outras que ganharam reconhecimento até internacional e onde se amontoam milhares de visitantes toda temporada.

5 praias pouco conhecidas de SC
Foto: Secretaria de Turismo de Bombinhas

Camacho é a representante de Jaguaruna entre as 5 praias pouco conhecidas de SC

No Sul do Estado, Jaguaruna tem a Praia do Camacho. Dos 37 quilômetros de orla em toda a cidade, a do Camacho fica com 1,5 quilômetro. A grande diferença desta praia é que o trecho de areia pode chegar a 300 metros de largura, onde dunas de até 3 metros de altura se formam em alguns locais. Como é de mar aberto, o local recebe visitantes em busca da prática de esportes náuticos, incluindo a pesca.

Ali perto fica ainda a Barra do Camacho, canal que liga as águas do Rio Tubarão às lagoas e marca o limite dos municípios de Jaguaruna com Laguna. Nesta região há um sambaqui que é considerado o maior do mundo. Ele está já balneário de Garopaba do Sul, ao lado do Camacho. São conchas datadas de mais de 3,7 mil anos.

Quem quiser conhecer, a Praia do Camacho fica a 17 quilômetros do Centro de Jaguaruna. O acesso até ela se dá pela rodovia SC-100.

Camacho é a representante de Jaguaruna entre as 5 praias pouco conhecidas de SC
Foto: divulgação

Leia também

Praia do Simão na lista das 5 praias pouco conhecidas de SC

Governador Celso Ramos é uma cidade próximo a Florianópolis, onde está localizada a Praia do Simão, prainha de 136 metros cujo nome é uma homenagem a um pescador local. A cidade possui ao todo 55 praias, mas esta é praticamente deserta, possui águas calmas, é cercada pela natureza e fica de frente para a Baía de Tijucas.

Quem curte praia sem ondas, ideal para curtir com as crianças, aqui é local. Porém, vale destacar, que a Praia do Simão é um local inabitado, sem qualquer infraestrutura de comércios, restaurantes ou meios de hospedagem. Para curtir o dia aqui, é necessário levar comida e bebida, guarda-sol e recolher todo o lixo depois, para deixar o lugar como encontrado.

Para chegar é necessário pegar a Rodovia Municipal Francisco Wollinger, até o quilômetro 11,5. Aqui fica o Mirante de Calheiros onde é possível deixar o carro e depois encarar uma pequena trilha até a orla. Quem tem possibilidade, pode tentar chegar pelo mar, com algum tipo de embarcação.

Tainha é uma das praias secretas de Bombinhas

Para onde quer que se olhe em Bombinhas há muita beleza. Ainda assim, a Praia da Tainha se destaca. Ela é uma das 39 praias que existem neste simpático município, em menor em extensão territorial de toda Santa Catarina.

No extremo sul da cidade, fica a Tainha, praia que integra o Parque Natural Municipal Morro do Macaco. Tem apenas 200 metros de extensão, que são suficientes para você se apaixonar. É uma praia de tombo com mar aberto, por isso as condições do mar variam bastante. Há dias em que as águas estão muito calmas e em outros agitadas.

Mesmo quase sem urbanização, há locais para estacionamento, restaurante e até algumas hospedagens. Vale a visita.

Tainha é uma das praias secretas de Bombinhas
Foto: Secretaria de Turismo de Bombinhas

Cação também mostra o potencial de Bombinhas

Bom, como dissemos anteriormente, difícil não se apaixonar por cada canto de Bombinhas. Por isso a Praia do Cação também está nesta lista. Pertinho da Tainha, a Praia do Cação tem 65 metros de extensão e também integra a área do Parque Natural Municipal Morro do Macaco.

Com mar muito tranquilo, com cara de lagoa, o Cação é deserta e sem qualquer tipo de construção ou infraestrutura.

Se quiser visitar, precisa pensar em levar comida e água. Além da beleza da natureza, há um trampolim de madeira, que virou cenário instagramável para quem visita este recanto de Bombinhas. O único acesso à Praia do Cação é pelo mar. Passeios de barco saem do trapiche do Canto Grande e levam visitantes até o local.

Cação também mostra o potencial de Bombinhas
Foto: Secretaria de Turismo de Bombinhas

Canajurê está localizada entre Canasvieira e Jurerê, em Floripa

Das mais de 100 praias de Floripa, pouca gente já ouviu falar da Praia de Canajurê. Como o próprio nome já nos leva crer, fica entre Canasvieira e Jurerê, no Norte da Ilha. É o trecho compreendido entre as duas praias oficiais, ladeada por costões dos dois lados e onde se chega depois de uma caminhada de 15 minutos por uma trilha.

De pequena extensão, com apenas 100 metros, a orla possui muita vegetação, incluindo coqueiros que garantem trecho de sombras. O tom de areia é bem claro e o mar com poucas ondas. Tão pequena e de acesso não tão facilitado, há apenas um bar que funciona durante a alta temporada. No restante do tempo, se quiser conhecer e passar um tempo, leve comida e bebida.  

Canajurê está localizada entre Canasvieira e Jurerê, em Floripa
Foto: divulgação

Gostou de saber mais sobre estas 5 praias pouco conhecidas de SC? Algumas delas já estava no seu radar de férias? Quais você gostaria de conhecer? Conte nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*