10 melhores cidades para conhecer no mundo

“10 melhores cidades para conhecer no mundo”

Foram os próprios viajantes que deram notas para diferentes quesitos e elegeram as 10 melhores cidades para conhecer no mundo. Todos os anos, o blog Travel & Leisure realiza a pesquisa World Best Awards , em que pedem aos leitores que pensem nas experiências de viagens ao redor do mundo – para compartilhar suas opiniões sobre as principais cidades, ilhas, navios de cruzeiro, spas, companhias aéreas e muito mais. Os leitores classificaram as cidades de acordo com seus pontos turísticos e pontos de referência, cultura, culinária, simpatia, compras e valor geral.

Segundo o blog, Chiang Mai ganhou elogios – e a posição 3 – pelo seu santuário de elefantes e pelas compras, que oferecem uma abundância de “artes e ofícios incríveis a bons preços”.  Já Florença se mantém popular e ocupando a 9ª posição, graças a David de Michelangelo até a Ponte Vecchio.  Ficou curioso? Vamos as 10 melhores cidades para conhecer no mundo.

1. Hoi An, no Vietnã, lidera a lista de melhores cidades para conhecer

Hoi An fica na costa central do Vietnã e tem grande fama principalmente por manter preservada a Cidade Antiga, uma área totalmente cortada por canais. Desde o início, foi marcada pela diversidade cultural, por isso, até hoje, a arquitetura apresenta elementos que garantem aos turistas imagens e recordações inesquecíveis. A combinação das várias fases da cidade faz com que sejam encontradas construções como lojas residenciais e templos chineses até coloridos edifícios coloniais franceses, enfeitadas casas vietnamitas com vários andares e a bela ponte coberta japonesa de Chùa Cầu.

Fotos: Pixabay

2. San Miguel de Allende recebe turistas no México

A cidade localizada no estado de Guanajuato, é reconhecida principalmente pelo clima temperado, pelas águas termais e arquitetura do período colonial. San Miguel de Allende ocupa agora o segundo lugar, mas já encabeçou a lista das 10 melhores cidades para conhecer no mundo. A cidade histórica foi fundada em 1542 e tornou-se um destino turístico famoso, principalmente formado por americanos e canadenses. Desde 2008, a cidade mexicana foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

3. Chiang Mai recebe milhões de visitantes na Tailândia

Direto do norte tailandês para a terceira colocação na lista das 10 melhores cidades para conhecer no mundo, Chiang Mai é daqueles destinos que chamam a atenção pela cultura local. Os santuários dos elefantes, por exemplo, foram a principal citação dos viajantes que elegeram Chiang Mai, na Tailândia,  como terceira colocada. Fundada em 1296, foi capital do independente Reino de Lanna até 1558. Até hoje a região da Cidade Antiga contém vestígios de muralhas e fossos que relembram a história de Chiang Mai como um centro cultural e religioso. A cidade também abriga centenas de elaborados templos budistas e é a sexta maior cidade da Tailândia. A província de Chiang Mai tem uma população estimada em 1,6 milhões de pessoas, das quais 170.000 na cidade de Chiang Mai.  

4. Cidade do México está na lista de viagem

A capital mexicana é a maior cidade do país, com mais de 9 milhões de pessoas. Se somada à região metropolitana e seus 40 municípios, são cerca de 20 milhões de habitantes. A Cidade do México era a capital do Império Asteca, mas acabou totalmente destruída pelos espanhóis em 1524. Desde então, passou a ser reconstruída de acordo com os padrões de colonização de exploração implementados pelo Império Espanhol. Turisticamente há muito o que ser explorado. E, como cidade gigante, você sempre sairá com a sensação de quem não conseguiu ver tudo. Por isso muitos viajantes acabam retornando para conhecer mais da Cidade do México.

5. Oaxaca é outro representante do México

Localizada no Sul do México, Oaxaca de Juárez tem mais de meio milhão de habitantes e está mais de 1550m do nível do mar. A região tem muita tradição, natureza exclusiva e cores (como quase tudo no México). A cidade é muito turística e tem na atividade do turismo sua base econômica. Por lá fala-se também em Zapoteco, um dialeto local. Artesanato, gastronomia, mercados locais… invista seu tempo para conhecer de perto os costumes dos locais.

6. Ubud é roteiro certo na Indonésia

O artesanato e a dança locais são as principais referências de Ubud, cidade que fica nos planaltos de Bali. A floresta tropical e os arrozais dão o tom esverdeado da região. Além da natureza, no entanto, há muitos templos e santuários hindus. Em Ubud você poderá visitar lugares sagrados antigos como Goa Gajah (ou  a Caverna do Elefante), e Gunung Kawi, que tem santuários esculpidos em pedra. Verdadeiras obras-primas da Indonésia.                                       

7. Viajar para Tóquio é ver moderno e tradicional juntos

A modernidade dos leds coloridos não é a única coisa relevante de Tóquio, cidade japonesa que ocupa a 7ª posição na lista das  10 melhores cidades para conhecer no mundo. A movimentada capital do Japão combina o estilo moderno com o tradicional, aliando grandes construções com templos milenares. E há muito que se visitar na metrópole: o Palácio Imperial, por exemplo,  fica em meio a jardins públicos. Os muitos museus da cidade oferecem exposições que variam de arte clássica  a um espetáculo teatral kabuki reconstruído. O  Japão é um arquipélago de 6.852 ilhas. As principais províncias concentram-se na costa de Honsu, maior ilha do arquipélago, inclusive Tóquio. A capital tem mais de 9 milhões de habitantes. De acordo com a ONU, há uma previsão de Tóquio se manter na lista de cidade mais populosa até 2028, quando Nova Delhi, na Índia, deverá ultrapassar esta marca.

8. Viajantes elegeram também Kyoto, Japão

Também ocupa uma posição na lista das 10 melhores cidades para conhecer no mundo outra cidade japonesa: Kyoto. Fundada no século I, foi a capital do Japão Imperial, sendo substituída por Tóquio em 1868. São pouco mais de 1,5 milhão de habitantes, na segunda maior região do Japão. O viajante encontra em Kyoto mais de 2000 lugares religiosos, sendo 1600 templos Budistas e 400 templos Xintoístas. Há ainda palácios, jardins e arquitetura intacta já que Kyoto é uma das mais bem preservadas cidades do Japão.  Os Monumentos Históricos da Antiga Kyoto estão listados pela Unesco como Patrimônios Mundiais.

9. Viaje para Florença, Itália

Berço do Renascimento, Florença é capital da região Toscana e abriga muitas obras de arte e arquitetura renascentistas. Um dos seus pontos turísticos é o Duomo, a catedral com cúpula de telhas de terracota que foi projetada por Brunelleschi. Florença também ganhou notoriedade mundial por ser cidade natal de Dante Alighieri, autor da Divina Comédia, um marco da literatura universal. Na obra ele descreve muito a cidade de Florença, na Itália.  

10. Udaipur é cidade para se conhecer na Índia

Considerada uma das cidades mais românticas da Índia, Udaipur é a antiga capital do Reino de Mewar, no estado do Rajastão, região Oeste do país. Foi erguida ao redor de vários lagos artificiais e tornou-se conhecida por suas elegantes residências reais. Entre os monumentos que levam os visitantes até lá está o City Palace, que tem vista para o lago Pichola e  é um complexo de 11 palácios, pátios e jardins, famoso por seus mosaicos de pavão. Outro diferencial é a organização da cidade, diferentemente de tantas outras cidades grandes da Índia. Isso pode ser por que ainda hoje a família real está constantemente por lá. Udaipur foi fundada em 1568.

A lista completa das 10 melhores cidades para conhecer no mundo

  1. Hoi An, Vietnã
  2. San Miguel de Allende, México
  3. Chiang Mai, Tailândia
  4. Cidade do México, México
  5. Oaxaca, México
  6. Ubud, Indonésia
  7. Tóquio, Japão
  8. Kyoto, Japão
  9. Florença, Itália
  10. Udaipur, Índia

E aí, qual seria a sua lista das 10 melhores cidades para conhecer no mundo??

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*