Praias, esportes e cenário náutico como destaque em Itajaí (SC)

Entre as várias atrações para quem visita o litoral catarinense estão as praias, esportes e cenário náutico como destaque em Itajaí. É por aqui que fica um dos maiores portos do Brasil e, também por isso, Itajaí tem o segundo maior PIB de Santa Catarina. Como parte integrante da região turística Costa Verde & Mar, Itajaí tem fortes argumentos para receber (e bem) quem viaja até aqui.

Praia Brava recebe gente descolada que ama o mar

Jovial, animada, eclética. A Praia Brava é cenário natural perfeito para dias de sol e calor à beira-mar. Tem fortes correntes marítimas e ondas grandes (daí o seu nome), condições perfeitas para os surfistas que se dividem com banhistas. Para os amantes de corridas, o passeio que se estende por toda a orla é outro incentivo ao esporte. E se durante o dia o público aproveita as ondas e a areia, à noite, os bares e restaurantes recebem os visitantes que querem o melhor da gastronomia, baseados nos frutos do mar. É na Praia Brava também que estão alguns dos melhores clubes noturnos do mundo.  

Viajar e ver de perto o entra e sai de navios é o que acontece nos Molhes da Atalaia

Um braço de terra que segue rio/mar adentro fazendo a divisa das águas e garantindo a contenção de terra para evitar o assoreamento do Itajaí-Açu, canal que dá acesso ao terminal portuário. Os molhes foram construídos sobre tetrápodes, pedras especiais encaixadas umas sobre as outras para depois então receber a camada de terra e asfalto. No final do percurso, um farol ilumina as noites e baliza os cargueiros gigantescos que desembarcam na cidade.

O percurso só pode ser feito a pé e virou um grande atrativo. Daqui  é possível observar os navios, apreciar a paisagens, fazer uma caminhada ou até mesmo andar de skate, bicicleta e até pescar.

Pedra Bico do Papagaio divide opiniões sobre seu surgimento

Diz a lenda que a própria natureza esculpiu o enorme pássaro de pedra, parecendo um papagaio, na encosta entre as praias de Atalaia e Geremias. Mas há historiadores que defendem a criação deste monumento graças a uma explosão de pedras para a construção dos Molhes da Atalaia, ali pertinho. São quatro metros de altura e uma estrutura de deques e bancos em seu entorno.  Está no meio do burburinho, das praias, esportes e cenário náutico como destaque em Itajaí.

Área preservada e voos de parapente no Parque da Atalaia

Território de Mata Atlântica próximo às praias, o Parque da Atalaia é uma área de preservação. Tocado pela administração municipal, tem dois mirantes em diferentes pontos para vistas incríveis de Itajaí e municípios vizinhos. Possui cerca de 19 hectares de área preservada onde estão cerca de 200 espécies de árvores diferentes, além de mais de 100 animais e aves. Durante o verão, o Parque da Atalaia chega a receber 5 mil pessoas por mês. Parte dos visitantes vai para ver de perto – e até se aventurar – no parapente. Dezenas de profissionais utilizam a rampa lá no alto para iniciar seus percursos de voo.

Local para ver o nascer ou o pôr do sol é o Morro da Cruz

De fácil acesso e com um mirante onde pode-se curtir um lindo visual de Itajaí e também da vizinha Navegantes, o mirante do Morro da Cruz fica localizado no Bairro Fazenda, pertinho do Centro. No alto há um restaurante para eventos, uma cruz para orações e estrutura como bancos para descansar enquanto aguarda o nascer ou o pôr do sol. Dois momentos, aliás, ideais para conhecer o ponto turístico.

Avenida Beira-Rio tem variedade gastronômica em Itajaí

Para quem curte a boa gastronomia, encontro na Avenida Beira-Rio uma grande diversidade de opções. Comida italiana, árabe, japonesa, portuguesa, brasileira… você escolhe em qual “parte do mundo” deseja comer e encontra algum restaurante na mais prestigiada avenida de Itajaí. Além dos sabores, o local também é um belo cenário natural, com a Baía Afonso Wippel como companhia. Por ela, muitos corredores, caminhantes, skatistas, gente circulando para se distrair ou em buscar do bem-estar. Ao final da via fica o Mercado Público e o Mercado do Peixe da cidade. O primeiro é uma construção de 1917, inaugurada  a venda de produtos da pesca. A arquitetura homenageia os povos europeus que colonizaram a cidade, tem um chafariz no meio do pátio interno -, característica marcante das construções ibéricas. Já o Mercado do Peixe é onde se encontra uma imensa variedade de pescados, frutos do mar e afins a preços muito convidativos.

Igreja Matriz é o símbolo de Itajaí

Tombada como patrimônio histórico de Itajaí e Santa Catarina, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é o maior símbolo arquitetônico de Itajaí. Foi inaugurada em 15 de novembro de 1955, depois de anos de obras de um projeto estilo neogótico e românico. Decorada com motivos bíblicos, obra dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli, a igreja está localizada na Praça Irineu Bornhausen, no Centro, próximo ao calçadão Hercílio Luz e outros prédios históricos, como o Palácio Marcos Konder e a Casa da Cultura Dide Brandão.

Praias, esportes e cenário náutico como destaque em Itajaí . De todos os cartões postais de Itajaí (SC), qual você conhece ou prefere?


Conteúdos Relacionados


2 comentários

  1. Pingback: Evento de cicloturismo percorre 95km no circuito da Costa Verde & Mar (SC)

  2. Pingback: Costa Verde & Mar é a região com mais Bandeira Azul no Brasil

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*