As tendências para o turismo em 2020

O ano começa com uma importante lista de tendências para o turismo em 2020. Ela é um indicativo de como o comportamento dos viajantes deve ser considerado, além de apontar possibilidades até então pouco vista por quem ama viajar. Você que está acompanhando este post no Viajar é Vida, tem ainda a chance de entender o fluxo e se colocar em uma (ou várias) tribos. Você também segue as tendências para o turismo em 2020? Confira!

Fazer viagens de curta duração

O desejo de viajar está entre os principais sonhos dos brasileiros. E com dificuldade econômica, as viagens de curta duração encabeçam a lista de tendências para o turismo em 2020. No país, as viagens de 5 a 10 dias já são a grande maioria, segundo levantamento da Braztoa, a Associação Brasileira dos Agentes de Turismo. Outra percepção é que as pessoas querem ser “viajadas”, ter uma grande bagagem de viagens, conhecer muitos destinos. Com isso, várias viagens pequenas ficam ainda mais necessárias do que uma grande, em um único local. Com isso, a frequência de viagens aumenta.

Foto: Pixabay

Conhecer mais de um país na mesma viagem

Pesquisas estão mostrando que os viajantes estão aproveitando o período de férias para viajar para mais de um país. Isso já era rotina principalmente para quem visitava a Europa. Porém, o que está muito em alta é viajar para dois países não tão geograficamente próximos, mas que têm apelos diferentes. Por exemplo: você escolhe conhecer um país com paisagens mais montanhosas na primeira parte da viagem e segue para um com praia e calor para finalizar as férias. Ou opta por um país mais urbano e outro mais remoto.

Foto: Than Do

Viagem mais do que pet friendly

Os animais de estimação são os novos filhos. Tratados como tal, eles acabam entrando na conta quando o assunto é viajar. E nada de levar na caixinha de transporte! Eles agora vão junto como membro da família e que sejam hospedados como tal. Algumas comodidades têm sido mais constantes, como atividades caninas, restaurantes com comida especial…. tudo para atender a “família inteira” ao viajar.

Foto: Pixabay

Reduzir o impacto ambiental

Os viajantes estão cada vez mais conscientes de sua contribuição ao meio ambiente (até pelo desejo de poder aproveitar cada paisagem mais e mais – agora e no futuro). Por isso a redução de impacto nas viagens entra na lista das tendências para o turismo em 2020. Entre as mudanças, a troca do avião pelo trem por ser um meio de transporte menos prejudicial à natureza. As viagens mais lentas entre um percurso e outro também ajuda na contemplação dos roteiros.

Foto: Aeter

Optar por viagens em primeira classe nos trens

Viajar de trem, no entanto, não é abrir mão do conforto. Ao contrário. A busca por cabines em classe executiva ou primeira classe está na prioridade dos viajantes. Por isso há uma previsão de aumento nas viagens de trem de luxo, que oferecem experiência 5 estrelas nos vagões. Os destinos mais comuns para esta experiência de turismo de luxo são os países da Europa e América do Norte.

Foto: Pixabay

Viagens veganas (oi?)

Um hábito que vem crescendo é o de pessoas tornando-se adeptas do veganismo. Com isso, as empresas – incluindo as que estão relacionadas ao turismo – estão se adaptando para bem atender os viajantes neste quesito. Além do aumento de restaurantes veganos, há uma demanda por hotéis que não usem produtos de origem animal nos quartos. São alternativas ao uso do couro dos estofados, da lã dos edredons ou plumas dos travesseiros. Tem um custo, mas o viajante neste nível também sabe o investimento necessário a ser feito para ser atendido. E por isso também está na lista das tendências para o turismo em 2020.

Foto: Bernadette Wuzinger

Crescimento dos cruzeiros de navios

Não tanto pelos destinos em si, mas a experiência a bordo de um navio ganha força nesta lista de tendências para o turismo em 2020. Além de navios mais modernos, assinados por empresas conceituadas de design, as viagens acabam aceitando apenas adultos, os navios têm estúdio de tatuagem e os restaurantes a bordo são basicamente veganos. Elementos que incentivam os turistas tão específicos.

Foto: Ronile

Liberdade tecnológica e contato com a natureza

Na linha do “menos é mais”, é forte a ideia de abrir mão da tecnologia e até de algumas comodidades do mundo moderno para um mergulho mais em contato com a natureza e com a sua própria essência. Por isso, as viagens em estilo de vida mais simples integram a lista de tendências para o turismo em 2020. As acomodações são simples e apelos como o naturismo tendem a se mostrar mais efetivo, por fazerem parte de um estilo de vida muito procurado por estas pessoas.

Foto: Fabricio Macedo

Com a enorme lista de feriadões em 2020 no Brasil e essa lista de tendências para o turismo em 2020, você pode se preparar para se encaixar e seguir/fazer tendência no seu círculo de amizades!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*