Viajar é um plano maior e exige atenção ao minimalismo

Viajar é um plano maior e exige atenção ao minimalismo

Agora se você tem um plano maior, como o nosso, de uma viagem longa, certamente você vai ter mais motivação para viver esse estilo de vida minimalista. A pergunta mais efetiva que você deve pensar é: do que você seria capaz de abrir mão para conseguir realizar o seu sonho? Além de se desfazer das coisas de casa, você precisa aprender a viver com menos e é ai que mora o maior desafio. 

Se desfazer do que já tem e aprender que não precisa mais repor aqueles itens são fundamentais para uma viagem de longo prazo. Nós, por exemplo, estamos viajando há mais de quatro meses com uma mochila de 8kg cada um. São quatro meses usando as mesmas camisetas e as mesmas calças que só serão substituídas em caso de destruição total rs. Apenas o básico, apenas o que é necessário, apenas o peso que cada um de nós pode carregar. Isso deveria ser um lema para tudo nessa vida. Mas em se tratando de viagem, não se esqueça jamais: viajar é um plano maior e exige mais atenção à filosofia minimalista

Viajar é um plano maior e exige atenção ao minimalismo
Foto: Blog Destino Mundo

Aí muitos vão questionar: Ah, mas nas fotos vão estar sempre com as mesmas roupas. Eu entendo, um dia já pensei assim também. Mas hoje respondo que o que vale é a experiência! Uma vez alguém me disse que só precisamos de roupas diferentes todos os dias porque no trabalho vemos as mesmas pessoas.

Em uma viagem a aparência das roupas é o que menos importa, pois a cada dia conhecemos novas pessoas. E isso passou a fazer muito mais sentido, quando entendi que muitas das vezes que usei um sapato de salto desconfortável foi para me adaptar a um padrão que não era meu. Sem contar que ter menos coisas facilita muito a tomada de decisão de coisas simples como se vestir, por exemplo. 

“Tenho cinco camisetas praticamente iguais, então não há tempo perdido todas as manhãs pensando em que roupa vou usar hoje”.

Nessa hora lembro de muitos anos em que deixávamos a roupa separada na noite anterior, para não ter risco de atrasar na escolha e perder o ônibus. Aposte nas peças-chave pra você, o que mais gosta de usar e alterne seus tons preferidos. Não tem erro! Você vai estar confortável feliz e menos atrasado!  E de quebra ainda vai economizar muitos trocados!

Foto: Blog Destino Mundo

10 dicas para a vibe “viajar é um plano maior e exige atenção ao minimalismo

Abaixo vamos listar os em tópicos o que mais nos ajudou na adaptação desse estilo de vida. 

1. Pare e respire fundo, uma boa respiração nos deixa mais conscientes no momento presente e prestarmos atenção no que estamos fazendo;

2. Olhe tudo ao seu redor e escolha uma área da sua casa para analisar com calma;

3. Comece separando o que você sabe que não usa há mais de seis meses;

4. Depois categorize os itens que podem ser descartados, doados ou vendidos; 

5. Se for vender reúna os amigos e faça uma venda de garagem, sempre tem alguém que compartilha dos mesmos gostos e, assim, você pode juntar uma graninha;

6. Depois vá fazendo pouco a pouco nas outras áreas da sua casa, de modo a aprender a avaliar seus pertences. Isso vai dar mais visibilidade sobre onde você está gastando seu dinheiro; 

7. A cada nova aquisição pense três vezes se realmente é necessário;

8. Se decidir comprar, lembre-se de que para item novo que entra, um item antigo tem que ir embora;

9. Se não tiver casa para aplicar essas técnicas, tente repensar seu consumo, onde você está investindo seu dinheiro. Isso vai ajudar a ter foco para alcançar seus sonhos. 

10.  Uma última dica e talvez a mais importante de todas: não pense que é fácil. Pelo contrário, na maioria das vezes é um processo bem doloroso, pois temos sentimentos e por muito tempo eles foram depositados em coisas. Não é simples assim deixar tudo pra trás. Mas não desista na primeira tentativa. Todo esse processo é sobre autoconhecimento e aprendendo, a lidar com esses desapegos, você vai sentir que existem muitas outras perspectivas para encarar a vida, com muito mais leveza, coragem e gastando sua energia no que realmente tem mais valor: você! 

Viajar é um plano maior e exige atenção ao minimalismo

Tudo o que falamos acima foi o que funcionou pra nós. Para muitos isto nunca vai fazer sentido, mas nós fazemos questão de compartilhar, pois são coisas muito simples, que nos ajudaram a realizar nosso grande sonho de viajar! Viajar é um plano maior e exige mais atenção à filosofia minimalista. Se nós conseguimos, você também consegue. Bora tirar esses sonhos do papel, tem um mundo cheio de vida aqui fora, te esperando! 


Conteúdos Relacionados


Um comentário

  1. Pingback: Mais dicas para ter resiliência e se preparar para os imprevistos de viagem - Viajar é Vida!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*