Resiliência e imprevistos de viagem

Resiliência e imprevistos de viagem

Cada viagem é como um jogo de xadrez, onde temos controle apenas sob 50% da situação, o restante a vida se encarrega. Por isso, a importância de estarmos abertos ao novo, de entender que nada está totalmente sob o nosso controle. 

Ana, do Blog Destino Mundo, fala sobre Resiliência e imprevistos de viagem

Mas e quando mesmo assim, as coisas dão errado?

Pare, respire fundo. O problema já aconteceu, não adianta chorar pelo leite derramado, então a primeira atitude é sempre respirar fundo para recolocar as ideias no lugar. Ficar nervoso e estressado só tende a piorar ainda mais a situação. Sabemos que não é fácil, mas nenhuma viagem é tão perfeita que não conte com imprevistos. E já é bom sair de casa exercitando a calma para saber lidar com eles na estrada. 

Analise a situação sem tentar achar culpado. Vamos usar um exemplo bem claro disso: logo nas primeiras semanas de viagem, eu carregava meu celular no bolso da jaqueta. Ao tirá-la, o celular caiu no chão e quebrou vazando o cristal líquido na tela. Sentir culpa ou começar uma briga pra culpar alguém não resolve nada nessa hora. É necessário manter a calma e focar nas soluções. 

Resiliência e imprevistos de viagem

Resiliência e imprevistos de viagem? O destino manda sinais para testar a nossa capacidade

Defina as opções disponíveis no momento.  A mais imediata era comprar um celular usado ali perto mesmo, para termos tempo hábil de fazer os backups antes que fosse tarde demais, já que em menos de duas horas o cristal liquido já havia coberto 100% da tela do celular. 

Analise o que poderia ter sido evitado para que não se repita novamente. Nesse caso, comprei uma pochete para guardar o celular de forma mais acessível já que não tenho bolsos confiáveis, visando minimizar a chance de acontecer novamente. 

Não desanime. O que seria da nossa jornada sem os obstáculos causados por fatores que não estão sob nosso controle? Como aquele ônibus que não chega no horário, ou o voo que foi cancelado.

“Cada viagem é como um jogo de xadrez, onde temos controle apenas sob 50% da situação, o restante a vida se encarrega”

Ter essa consciência nos faz aceitar que tá tudo bem quando algo inesperado assim nos surpreende, e muitas vezes é preciso voltar duas casas antes de vencer uma partida. 

Por último, e não menos importante, mantenha sempre uma atitude positiva. Isso é um aprendizado que vale para a vida, pois manter o senso de humor nos momentos difíceis ajuda a passar por eles de forma mais leve e menos estressante. O hábito de sorrir é capaz de transformar nossa energia, apenas deixe fluir com mais naturalidade. Feche os olhos e relembre quantos perrengues você já superou e SORRIA.

Resiliência e imprevistos de viagem

Em meio a uma viagem eles explanam sobre resiliência e imprevistos do caminho

Foi um caminho longo até aqui, cheio de momentos difíceis, muitas sessões de terapia pra assimilar tudo isso, mas valeram cada minuto. Compartilhar essas experiências com vocês traz um sentido de #tamojunto e pode encurtar o caminho de aprendizado de vocês através dos nossos erros. Também serve para permitir aproveitar todas as coisas boas que esse mundão tem pra nós! 

Viajar é um plano maior e exige mais atenção à filosofia minimalista

Filosofia minimalista: dicas para seguir e poder viajar por longo tempo

Como se planejar para um período sabático?

Na real não existe receita mágica, são pequenas atitudes que vão nos ajudando a contornar as situações difíceis de forma mais simples, sem drama, e nos unindo no mesmo propósito de ter uma vida mais leve, valorizando todos os momentos. A partir daí passamos a ser gratos pelas coisas boas que acontecem e aprendemos cada vez mais com os imprevistos!

E então, como foi para você este texto: “Resiliência e imprevistos de viagem”. Deixe seu comentários para o Viajar é Vida! 🙂


Conteúdos Relacionados


Um comentário

  1. Pingback: Carimbe muito o seu passaporte. Dezenas de dicas para viajar barato

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*